FANDOM


Este artigo é sobre o volume da série de quadrinhos. Para informações sobre seus homólogos, e personagens de mesmo nome, você pode procurar por Made to Suffer o episódio da série de TV.
Made to Suffer
Nascidos para Sofrer
Volume 8-Made to Suffer
Informação
Título Traduzido Feito para Sofrer
Título no Português Nascidos para Sofrer
Publicado por Image Comics
Lançamento 27 de Junho de 2008
Edições Edição 43
Edição 44
Edição 45
Edição 46
Edição 47
Edição 48
Escrito Por Robert Kirkman
Ilustração e Capa Charlie Adlard
Cores por Cliff Rathburn
Cronologia
Precedido por Volume 7: The Calm Before
Sucedido por Volume 9: Here We Remain

Made to Suffer (Nascidos para Sofrer) é o oitavo volume de seis edições da série em quadrinhos sobre zumbis The Walking Dead. Ele foi lançado em 17 de Junho de 2008 pela Image Comics e seu título se refere aos sobreviventes que sofrem no novo mundo, como se fossem feitos apenas para sofrer.

EnredoEditar

Depois de ter sido torturado por Michonne, o Governador é encontrado deitado no chão por Bruce e Gabe que se perguntam se ele está morto. Eles são atacados por Penny e tentam acabar com ela, mas o governador reage e com poucas forças os ordenou a não matá-la. Rapidamente os servidores do homem, encontram um bêbado da cidade, Bob Stookey, que no passado tinha sido um médico militar. Bob consegue curar o governador, mas ele está bastante deformado devido aos seus ferimentos. Gabe diz ao homem mutilado que iria pegar Michonne e o governador disse que não poderiam esperar pela volta de Martinez que vinha com a informação sobre a localização da prisão, ele revela que toda a idéia de perder Rick e seus amigos era parte de um plano seu.

Depois de Martinez ser encontrado morto, o governador decidiu mudar os planos e reúne todas as pessoas de sua cidade e lhes diz sobre a ameaça que representa para eles o grupo de Rick. O Governador mente e diz que o grupo da prisão foi o responsável ​​pela morte do Dr. Stevens e também mostra a cabeça zumbificada de Martinez para convencer a população a se juntar a ele para derrotar os inimigos. Enquanto espera por notícias de seus súditos, o governador passou a tirar todos os dentes de Penny para evitar mordidas e depois começou a beijá-la na boca. O homem é interrompido por um de seus capangas que diz sobre a explosão que tinham ouvido e o governador decide investigar. Chegando no local da explosão, na Estação da Guarda Nacional, o homem encontra Bruce semi morto, ele lhe informa que o grupo de Rick tinha retornado. O Governador fica mais irritado com este evento e ordena que encontrem imediatamente a prisão.

Os homens do governador finalmente encontram a prisão quando são atraídos pelo som de tiros feito na aula de tiro de Andrea. O Governador decide esperar algumas semanas antes de atacar para pega-los desprevenidos e o povo de Woodbury começa a se preparar para a batalha. Quando finalmente chega o dia do ataque, o governador deixa sua sobrinha com Bob e sai com seu povo pronto para marchar para a prisão. O governador chega à prisão montado em um grande tanque militar e diz a seu povo que ele queriam todos mortos.

O exército de Woodbury começa a atirar na prisão, matando vários caminhantes no processo. Rick dá a ordem para todos se abaixarem, ele vai para dentro do prédio para encontrar Lori, enquanto Andrea se move rapidamente entre as balas para a torre. O governador ordena para eles se renderem e se entregar pacificamente, mas eles não ouvem seus pedidos e o homem furioso manda continuar a disparar. Uma bala atinge o peito do Governador e o derruba, enquanto isso Andrea continua a atirar da torre de vigia, matando vários soldados. O governador fica terrivelmente assustado até que vê alguém na torre e ordena que todos os seus seguidores atirem ali. Andrea fica entre um tiroteio e logo cai no chão depois de ser ferida na cabeça por uma bala.

Notando que os seus homens estavam atirando mal, o governador ordena para pararem de gastar toda a munição que tinham. Rick leva um tempo para sair e pedir ao seu povo para entrar no edifício. Mas, antes que pudesse se mover, os inimigos começam a disparar de novo e todos são forçados a deitar-se novamente. Uma bala pega no braço de Axel e Rick diz a todos que eles devem ir para dentro. O grupo não consegue entrar e decide lutar, eles começam a atirar no exército de Woodbury fazendo com que eles recuem.

Michonne sugere seguir e atacar de uma vez por todas, mas Hershel refuta sua idéia por causa da desvantagem numérica. Alice sai do prédio para ver se alguém precisava de ajuda e acalmou Andrea na torre. Enquanto isso, Rick cai inconsciente no chão e começa a sangrar.

Alice ordenou que todos levem Rick e Andrea para o hospital do presídio porque eles precisam de tratamento urgente. Ela atende os feridos e consegue salvá-los, no entanto, a condição de Rick é mais delicada de todos. A enfermeira pergunta a todos quais tipos sanguíneos eles tinham, pois Rick precisava de uma tranfusão. Patricia diz que ela tinha o tipo de sangue universal e Alice faz a transfusão. Enquanto se recuperava, Andrea fala com Dale e ele a convence a sair da prisão antes que seja tarde demais. Nos corredores, Michonne também fala com Tyreese e comunica o seu plano para pegar o inimigo de surpresa, ela convence o homem a acompanhá-la. Depois de vestirem os equipamento anti-motim os dois deixam a prisão e vão em busca do exército de Woodbury. Lori discute com Dale por causa de sua decisão de abandonar tudo em um momento tão difícil, mas o velho oferece para acompanhá-los. Lori se recusa a sair e o homem implora pelo menos que o deixe levar Carl e Sophia. Lori se recusa novamente e o homem diz a ela para pelo menos deixá-lo salvar a vida da menina pois ele tinha certeza de que Carol não gostaria que sua filha estivesse em perigo. Dale, Andrea, os gêmeos e Sophia estão se preparando para deixar a prisão, eles são interrompidos por Glenn que pergunta se ele e Maggie poderiam acompanhá-los. Maggie diz adeus ao seu pai e o deseja boa sorte, ela depois deixa a prisão no motorhome com o resto do grupo. Hershel confessa a Billy que sentiu que seria a última vez que veria sua filha.

Rick finalmente acorda e retorna rapidamente para organizar o que deveriam fazer para se defender do governador, mas quando ele descobre que Dale e os outros foram embora, suas esperanças são claramente diminuída. Michonne e Tyreese conseguem encontrar o lugar onde os soldados mantiam abrigo, mas são descobertos e seu plano é terrivelmente frustrado. Tyreese é capturado pelo inimigo e levado à presença do governador, que pediu Michonne, Gabe revela que matou ela quando a descobriu com Tyreese. O Governador pergunta a Gabe se ele realmente matou Michonne e ele diz que viu a sua queda quando ela correu para a floresta e dá a katana da mulher como um sinal de credibilidade.

Na prisão, Rick começa a preparar um plano B no caso deles terem que fugir do lugar e dá instruções para Carl do que fazer nessa situação. O policial dá a criança a sua arma de volta e lembra que ele deve usar somente se necessário. Enquanto visitava as instalações, Alice encontra Axel e Patricia tendo relações sexuais e se desculpa por sua indiscrição. Momentos depois Axel fala com a mulher sobre o que tinha visto e ambos têm uma conversa sobre se fizeram a coisa certa ou deveriam ter ido com Dale. Do outro lado da prisão, Billy confessa a seu pai que estava apavorado com a situação e pergunta se Deus seria capaz de ouvir suas orações. O fazendeiro responde que sim e conforta o rapaz. Em sua cela, Rick pega a pequena Judith e confessa o quanto a amava, até que de repente um som fora da prisão é profundamente impressionante. Todos correm para ver o que estava acontecendo. Era o governador em um dos seus caminhões, tentando novamente convencer os moradores a se render. O tirano revela ter Tyreese como prisioneiro e tenta usá-lo como um último recurso para atingir seu objetivo.

Confrontado com a recusa persistente do grupo, o governador usa a katana de Michonne para decapitar o homem diante dos olhos horrorizados de todos. O governador prossegue batendo no pescoço de Tyreese com a espada, até que finalmente a cabeça rompe e cai no chão. O tirano joga o corpo do homem para baixo para os caminhantes cuidar dele. Todo mundo está muito afetado com este trágico evento. O governador voltou ao seu acampamento e diz aos seus seguidores que o grupo escolheu ficar e que eles vão mata-los e os prepara todos para um último ataque à prisão. Michonne então aparece atrás dele e aponta uma arma diretamente para a sua cabeça. Gabe pede para Michonne se render porque eles tinham cercado ela. A mulher recusa-se e atira no homem, tirando uma de suas balas para enfrentar o governador. Michonne é forçada a fugir depois de tomar sua katana e foge na floresta. O governador repreende Gabe por mentir sobre a morte da mulher.

Lori fica histérica ao saber da morte de Tyreese e em lágrimas alegou que seu marido não tinha feito nada para tentar salvá-lo. Rick tenta se defender, mas ambos são interrompidos pelos gritos de Judith. O policial então dá a Carl uma mochila com suprimentos para o caso eventual deles terem que fugir. O governador e seu povo, finalmente, estão se preparando para atacar a prisão e Rick comanda todos para se defender. O tiroteio começa e Axel é o primeiro a cair morto devido a um ferimento de bala na cabeça. Patricia chora sobre o corpo morto e Rick comanda todos usarem veículos como escudos. A partir da torre, Billy lança algumas granadas nos caminhões inimigos. Gabe diz ao governador que todo o seu povo estava completamente aterrorizado e pergunta se eles devem se reagrupar, mas O Governador se recusa. Gabe acaba morrendo de um tiro na cabeça e o governador vê Andrea disparando contra eles a partir do telhado do motorhome a distância. O homem ordena a um dos seus súditos dirigir um dos carros e causar bater no motorhome, Andrea cai do topo devido ao impacto do acidente.

Os soldados começam a ficar com medo do governador que está completamente furioso e fora de si, ele ordena ao motorista mover o tanque e entre na prisão. O tanque passa por cima das cercas e os soldados de Woodbury começam a entrar na prisão. Hershel diz a Rick que eles devem fugir e ele entra no edifício para procurar a família. Rick procura Lori através da instalação desolado até que finalmente a vê ajoelhada e sendo ameaçada com uma arma por Alice.

Rick encontra Alice tentando enganar os soldados, apontando a arma para Lori e implora para ele não matá-la. Rapidamente a garota explica a ele que elas estavam apenas agindo como o povo de Woodbury se as pessoas encontrá-las e Lori se levanta e diz ao marido como ela estava com medo. Carl sai de debaixo da cama e a família se abraça fortemente. Rick e sua família então se preparam para escapar da prisão. Todo mundo começa a correr em direção a uma das saídas do edifício.

Lá fora, o governador dá a ordem para matar qualquer um que estiver vivo. Enquanto o tiroteio ocorre Patricia é executada. Hershel pega a mão de seu filho e diz que ele deve escapar, mas enquanto correm na direção de um dos caminhões, Billy Greene é morto a tiros por um soldado de Woodbury. Hershel olha horrorizado e não pode acreditar. Enquanto isso, Rick e os outros conseguem sair do edifício e o policial vê Hershel se ajoelhar sobre o corpo de seu filho e tenta convencê-lo a fugir com eles. Hershel os ordena para sair sem ele. O Governador não consegue ver o que estava acontecendo e começa a atirar contra eles. Alice decide dar tempo para a família Grimes fugir e começa a disparar contra o inimigo. Uma bala atinge a mulher no joelho e ela cai. Carl começa a afastar-se de seus pais e Rick grita para ele esperar e tenta alcançá-lo. Alice continua atirando no chão, mas o governador vem até ela e a mata com um tiro na cabeça e instrui Lilly Caul para acabar com aqueles que estavam escapando. Ela consegue atirar em Lori no abdômen. A mulher cai e esmaga seu corpo na pequena Judith e todo o evento devastador é testemunhado por Rick. Rick pede a Carl para não olhar para trás e continuar a correr, ambos passam através da horda de caminhantes que estavam entrando ao lugar.

Lilly vai verificar o corpo de Lori e fica horrorizada com o que ela descobre, enquanto o governador põe fim na vida de Hershel. Lilly em lágrimas o acusa de ser um monstro e se sente mal por matar um bebê. Ela colocou seu rifle na boca dele disposta a matá-lo, mas depois os caminhantes os alcança. Lilly dispara no governador e explode seus miolos e com um pontapé lança o corpo dele pros zumbis. Ela e suas pessoas correm para dentro do edifício, enquanto diz que eles começaram a ficar sem munições. Ao longe, Carl pergunta por sua mãe e irmã. Com lágrimas, Rick diz para elas não foram salvas e eles começam a chorar inconsolavelmente. Enquanto eles se abraçam, a prisão pode ser vista completamente dominada por zumbis.

EdiçõesEditar

Número Edição Escrito por Ilustração e
Arte de
Lançamento
01 43 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Outubro de 2007
02 44 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Novembro de 2007
03 45 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Dezembro de 2007
04 46 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Fevereiro de 2008
05 47 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Março de 2008
06 48 Robert Kirkman Charlie Adlard
Cliff Rathburn
Abril de 2008

Personagens do VolumeEditar


CuriosidadesEditar

  • Este volume tem mais mortes do qualquer outro Volume em The Walking Dead, com um mínimo de 23 mortes.
  • Este volume também atualmente detém as principais mortes de personagens com um total de 8: Tyreese, Axel, Patricia, Billy Greene, Hershel Greene, Alice Warren, Lori Grimes e Brian Blake.
  • Tyreese é o quarto personagem principal a morrer.
  • Axel é o quinto personagem principal a morrer.
  • Patricia é o sexto personagem principal a morrer.
  • Billy Greene é o sétimo personagem principal a morrer.
  • Alice Warren é o oitavo personagem principal para morrer.
  • Lori Grimes é o nono personagem principal a morrer.
  • Hershel Greene é o décimo personagem principal a morrer.
  • Brian Blake é o décimo primeiro personagem principal a morrer.
  • A capa de todas as edições dentro deste volume são vermelha e preta, o que significa oficialmente que Rick e seu grupo sofreram uma grande perda por meio dos membros do grupo e da prisão.
  • Isso também significa que o nome do Volume "Made To Suffer" e a cor de fundo de cada edição significam que Rick e seu grupo estavam todos "sofrendo".
  • Na página final do volume, na seção intitulada "Mais grandes títulos de Robert Kirkman e Image Comics", o título do Volume 10 é intitulado "The Road Ahead TP"
  • Isso também é impresso desta forma no Volume 4 "O Desejo do Coração" e Volume 6, "Esta Vida Dolorosa"
  • Os eventos desse volume, também ocorre no livro The Walking Dead: The Fall of The Governor, livro este que faz parte de uma franquia sobre o temido Philip (Brian) Blake.
  • A maioria dos eventos ocorrido nesse volume, também ocorre no episódio Too Far Gone da série de TV.
Edições da Série em Quadrinhos
Volume 1: Days Gone Bye Edição 1Edição 2Edição 3Edição 4Edição 5Edição 6
Volume 2: Miles Behind Us Edição 7Edição 8Edição 9Edição 10Edição 11Edição 12
Volume 3: Safety Behind Bars Edição 13Edição 14Edição 15Edição 16Edição 17Edição 18
Volume 4: The Heart's Desire Edição 19Edição 20Edição 21Edição 22Edição 23Edição 24
Volume 5: The Best Defense Edição 25Edição 26Edição 27Edição 28Edição 29Edição 30
Volume 6: This Sorrowful Life Edição 31Edição 32Edição 33Edição 34Edição 35Edição 36
Volume 7: The Calm Before Edição 37Edição 38Edição 39Edição 40Edição 41Edição 42
Volume 8: Made to Suffer Edição 43Edição 44Edição 45Edição 46Edição 47Edição 48
Volume 9: Here We Remain Edição 49Edição 50Edição 51Edição 52Edição 53Edição 54
Volume 10: What We Become Edição 55Edição 56Edição 57Edição 58Edição 59Edição 60
Volume 11: Fear The Hunters Edição 61Edição 62Edição 63Edição 64Edição 65Edição 66
Volume 12: Life Among Them Edição 67Edição 68Edição 69Edição 70Edição 71Edição 72
Volume 13: Too Far Gone Edição 73Edição 74Edição 75Edição 76Edição 77Edição 78
Volume 14: No Way Out Edição 79Edição 80Edição 81Edição 82Edição 83Edição 84
Volume 15: We Find Ourselves Edição 85Edição 86Edição 87Edição 88Edição 89Edição 90
Volume 16: A Larger World Edição 91Edição 92Edição 93Edição 94Edição 95Edição 96
Volume 17: Something To Fear Edição 97Edição 98Edição 99Edição 100Edição 101Edição 102
Volume 18: What Comes After Edição 103Edição 104Edição 105Edição 106Edição 107Edição 108
Volume 19: March To War Edição 109Edição 110Edição 111Edição 112Edição 113Edição 114
Volume 20: All Out War – Part One Edição 115Edição 116Edição 117Edição 118Edição 119Edição 120
Volume 21: All Out War – Part Two Edição 121Edição 122Edição 123Edição 124Edição 125Edição 126
Volume 22: A New Beginning Edição 127Edição 128Edição 129Edição 130Edição 131Edição 132
Volume 23: Whispers Into Screams Edição 133Edição 134Edição 135Edição 136Edição 137Edição 138
Volume 24: Life And Death Edição 139Edição 140Edição 141Edição 142Edição 143Edição 144
Volume 25: No Turning Back Edição 145Edição 146Edição 147Edição 148Edição 149Edição 150
Volume 26: Call To Arms Edição 151Edição 152Edição 153Edição 154Edição 155Edição 156
Volume 27: The Whisperer War Edição 157Edição 158Edição 159Edição 160Edição 161Edição 162
Volume 28:A Certain Doom Edição 163Edição 164Edição 165Edição 166Edição 167Edição 168
Volume 29: TBA Edição 169Edição 170Edição 171Edição 172Edição 173Edição 174

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.