Este artigo é sobre a série de Video Game. Para informações sobre seus homólogos, e personagens de mesmo nome, você pode procurar por The Walking Dead (HQ), The Walking Dead (TV), The Walking Dead Webisodes ou The Walking Dead (Livros).
The Walking Dead
TTG TWD Season Two logo.png
Desenvolvedor (es) Telltale Games
Editor(es) Telltale Games
Baseado em Image Comics, The Walking Dead
Modos Single-player
Número de Temporadas 3
Número de Episódios 10
Lançamento 24 de Abril de 2012

The Walking Dead, também conhecido como The Walking Dead: A Telltale Games Series, é um jogo de vídeo game episódico que ocorre dentro do universo série de quadrinho The Walking Dead de Robert Kirkman. O jogo foi desenvolvido e publicado pela Telltale Games, associados Skybound Entertainment.

Telltale lançou o início da primeira temporada, no início da primavera de 2012. O primeiro episódio do jogo de aventura estreou em 24 de abril de 2012, para PC, Mac e PlayStation Network, em 27 de abril, para o Xbox Live Arcade e, em 26 de julho, para o iOS. Devido ao lançamento tardio do jogo para iOS, o episódio 2 tornou-se disponível para download em 29 de agosto. Toda a primeira temporada (junto com a DLC 400 Days), foi lançada em 20 de agosto de 2013 para o PlayStation Vita.

De acordo com Robert Kirkman, The Walking Dead The Game é focado mais no desenvolvimento de personagens e história, e menos sobre os tropos de ação que tendem a apresentar em outros jogos baseados em zumbis, como Left 4 Dead. É também o primeiro jogo da Telltale que usa o PlayStation Move.

A segunda temporada foi confirmada para ser planejado pela Telltale Games em julho de 2012. Mais tarde, eles remarcaram a data de lançamento para o outono (hemisfério norte)/primavera (hemisfério sul) de 2013. O primeiro episódio da 2ª temporada foi lançado em 17 de dezembro para PC/Mac via Steam e na PlayStation Network. Foi lançado para Xbox Live Arcade, PlayStation Network Europe e iOS em 18 de dezembro e foi lançado para PlayStation Vita em 22 de abril na América do Norte e em 23 de abril na Europa.

A edição "Game of the Year" em disco da primeira temporada foi lançado para PlayStation 4 e Xbox One em 14 de outubro de 2014. A versão disco da segunda temporada foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, bem como PlayStation 4 e Xbox One em 21 de outubro de 2014 na América do Norte e em 31 de outubro de 2014 na Europa.

A terceira temporada foi confirmada em 26 de julho de 2014, durante o painel de Skybound em San Diego Comic-Con 2014. A data de lançamento exata não foi divulgada, e apenas se sabe que será lançada em 2016.

JogabilidadeEditar

The Walking Dead é uma aventura gráfica, jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa, com uma variedade de ângulos de câmera cinematográfica, em que o jogador, é o protagonista Lee Everett, trabalha com um grupo desorganizado de sobreviventes para se manter vivo no meio de um apocalipse zumbi. Algumas partes do jogo exigem respostas cronometradas a partir do jogador, muitas vezes levando a decisões importantes que terão impacto a historinha do jogo, na forma de role-playing games (RPGs).

Algumas conversas exigem que o jogador faça uma escolha dentro de um tempo limitado, caso contrário, Lee vai permanecer em silêncio, o que pode afetar a forma como outros personagens respondem a ele. Ao contrário de outros RPGs, onde as escolhas caem em cada lado de um "bem ou mal" , as escolhas dentro de The Walking Dead tem resultados ambíguos, tendo um efeito sobre a atitude dos personagens NPCs (não-jogáveis) para com Lee.

O jogador pode optar por ativar um recurso "notificação de escolha", no qual a interface do jogo indica que o personagem mudou sua opinião sobre Lee como resultado dessas escolhas. O jogador pode examinar e interagir com personagens e itens e deve fazer uso de itens de estoque e com o meio ambiente. Durante todo o jogo, o jogador é apresentado com a capacidade de interagir com os seus arredores, e as opções para determinar a natureza dessa interação. Por exemplo, o jogador pode ser capaz de olhar para um personagem ou falar com esse personagem, ou caso o jogador esteja carregando um item, oferecê-lo para outro personagem ou perguntar-lhes sobre isso.

Em cenas de ação, o jogador deve executar certas ações em tempo rápido (QTEs), de modo a manter a si mesmo ou outros personagens vivos. Se o jogador morre, o jogo será reiniciado a partir de um checkpoint, um pouco antes do QTE. Outras situações cronometradas envolvem grandes decisões, como a escolha de qual de dois personagens aleatórios permanecerá vivo.

Cada episódio contém cinco pontos onde o jogador tem que tomar uma decisão importante. É possível apenas escolher de uma das duas opções disponíveis (não há maneiras de se abster ou evitá-las). Através de servidores da Telltale, o jogo acompanha quantos jogadores selecionaram qual opção e permite que o jogador compare as suas escolhas com o resto da base de jogadores.

O jogo será concluído independentemente de quais escolhas são feitas nestas situações ou dos principais acontecimentos da história. Entretanto, a postura de certos personagens NPCs pode mudar em relação ao jogador. O jogo não permite que o jogador tenha mais que três jogos salvos, nem permite que o jogador escolha quando quiser salvar o jogo. A primeira temporada inclui um "rewind" característico, onde o jogador pode retornar a certa cena e alterar uma decisão anterior, facilitando assim a exploração de opções alternativas.

ElencoEditar

EpisódiosEditar

Série principal Editar

Geral EP Imagem Título Lançamento
Primeira temporada (2012)
1 1 A New Day - S01E01.png A New Day 24 de Abril de 2012 (PC, PS3)
27 de Abril de 2012 (X360)
26 Julho de 2012 (iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Dezembro de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Abril de 2014 (PS4, XONE)
2 2 Starved for Help - S01E02.png Starved for Help 27 de Junho de 2012 (X360)
29 de Julho de 2012 (PC, PS3)
29 de Agosto de 2012 (iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Agosto de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
3 3 Long Road Ahead - S01E03.png Long Road Ahead 28 de Agosto de 2012 (PS3)
29 de Agosto de 2012 (PC, X360)
18 de Outubro de 2012 (iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Dezembro de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
4 4 Around Every Corner - S01E04.png Around Every Corner 9 de Outubro de 2012 (PS3)
10 de Outubro de 2012 (PC, X360)
8 de Novembro de 2012 (iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Dezembro de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
5 5 No Time Left - S01E05.png No Time Left 20 de Novembro de 2012 (PS3)
21 de Novembro de 2012 (PC, X360, iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Dezembro de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
Segunda Temporada (2013 - 2014)
6 1 All That Remains - S02E01.png All That Remains 17 de dezembro de 2013 (PC, PS3)
18 de Dezembro de 2013 (X360, PS3, iOS)
20 de Outubro de 2014 (Vita)
21 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
7 2 A House Divided - S02E02.png A House Divided 4 de Março de 2014 (PC, PS3)
5 de Março de 2014 (X360)
6 de Março de 2014 (iOS)
12 de Março de 2014 2014 (PS3)
20 de Março de 2014 (Vita)
21 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
8 3 In Harm's Way - S02E03.png In Harm's Way 13 de Maio de 2014 (PC, PS3)
14 de Maio de 2014 (X360, PS3)
15 de Maio de 2014 (iOS)
3 de Junho de 2014 (Vita)
21 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
9 4 Amid The Ruins - S02E04.png Amid The Ruins 22 de Julho de 2014 (PC, PS3, Vita)
23 de Julho de 2014 (X360, PS3)
24 de Julhobde 2014 (iOS)
21 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
10 5 No Going Back - S02E05.png No Going Back 26 de Agosto de 2014 (PC, PS3, Vita)
27 de Agosto de 2014 (X360, PS3)
28 de Agosto de 2014 (iOS)
21 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
Terceira temporada (2016 - 2017)
11 1
TWD S03EP1 Título.png
Ties That Bind - Part 1 (EN)
Laços que unem - parte 1 (PT)
20 de Dezembro de 2016
(PC, PS3, PS4, XONE, iOS, Android)
12 2
TWD S03EP2 Título.png
Ties That Bind - Part 2 (EN)
Laços que unem - parte 2 (PT)
20 de Dezembro de 2016
(PC, PS3, PS4, XONE, iOS, Android)
13 3
TWD S03EP3 Título.png
Above the Law (EN)
Acima da lei (PT)
28 de março de 2017
(PC, PS3, PS4, XONE, iOS, Android)
14 4
TWD S03EP4 Título.png
Thicker Than Water (EN)
Mais grosso que água (PT)
25 de abril de 2017
(PC, PS3, PS4, XONE, iOS, Android)
15 5
TWD S03EP5 Título.png
From The Gallows (EN)
Da forca (PT)
30 de maio de 2017
(PC, PS3, PS4, XONE, iOS, Android)

DLCs e spin-offs Editar

EP Imagem Título Lançamento
400 Days - DLC.png 400 Days 2 de Julho de 2013 (PS3)
3 de Julho de 2013 (PC)
5 de Julho de 2013 (X360)
11 de Julho de 2013 (iOS)
20 de Agosto de 2013 (Vita)
19 de Dezembro de 2013 (Fire HDX)
8 de Abril de 2014 (Android)
14 de Outubro de 2014 (PS4, XONE)
The Walking Dead: Michonne
1
TWD Michonne EP1 Título.png
In Too Deep (EN)
Bem no Fundo (PT)
23 de fevereiro de 2016
(PC, consoles)
25 de fevereiro de 2016
(Aparelhos móveis)
2
TWD Michonne EP2 Título.png
Give No Shelter (EN)
Sem Abrigo (PT)
29 de março de 2016
(todas as plataformas)
3
TWD Michonne EP3 Título.png
What We Deserve (EN)
O Que Merecemos (PT)
26 de abril de 2016
(PC, consoles)
28 de abril de 2016
(Aparelhos móveis)

Imagens do JogoEditar

RecepçãoEditar

The Walking Dead foi aclamado pela crítica, com avaliadores elogiando o tom emocional e severo da história e a conexão enfática estabelecida entre Lee e Clementine. O jogo ganhou mais de 90 "Game of the Year" prêmios, incluindo prêmios da EUA Today, GamesRadar, E! Online, e o Spike Video Game Awards. Mais de um milhão de jogadores originais comprou pelo menos um episódio da série, com mais de 8,5 milhões de episódios individuais vendidos até o final de 2012, e seu sucesso tem sido visto como constituindo uma revitalização do gênero de jogo de aventura enfraquecido.

CuriosidadesEditar

  • O personagem de Clementine foi desenvolvida antes de Lee porque os designers queriam criar um "personagem que atuaria como uma bússola moral para que o personagem principal notasse como progrediu ao longo do jogo."
  • Segundo a Telltale, o jogo iria envolver Clementine e seu irmão, mas, devido à relação de pré-existência antes do apocalipse seu irmão foi cortado do jogo, substituído por Lee Everett.
  • Clementine foi quase eliminada do jogo. Isso aconteceu porque a equipe Telltale estava preocupada que os jogadores não se preocupassem com ela.
  • Em janeiro de 2013, The Walking Dead: Season One ganhou mais de 60 prêmios, e em junho de 2013, que ganhou mais de 90.
  • Após o anúncio da DLC 400 Days, a Telltale informou que mais de 17 milhões de episódios foram comprados em todas as plataformas em todo o mundo.
  • The Walking Dead Video Game tem mais protagonistas principais e antagonistas do que qualquer outra forma de mídia Walking Dead, com um total de 8 protagonistas (Lee Everett, Clementine, Vince, Wyatt, Russell, Bonnie, Shel e Tavia) até o momento, e 8 grandes antagonistas.
  • Houve um concurso de pré-encomenda em 2012. Quatro jogadores selecionados aleatoriamente que pré-encomendaram o jogo foram selecionados para serem transformados como zumbis no jogo. O vencedor ganhou o grande prêmio, e tornou-se num personagem do jogo, morreu e voltou como um zumbi. Os quatro zumbis aparecem em No Time Left quando Lee vai para a Marsh House e o vencedor do grande prêmio era Brie Rosenholm (que inspirou a personagem Brie).
  • Embora durante o tutorial no início do jogo diga que "o silêncio é uma opção válida", há alguns pontos no jogo que o jogador é obrigado a falar.

ReferênciasEditar

  1. Joyce aparece na primeira temporada, embora não tenha nenhuma fala. Portanto, sua aparição não consta nesta tabela.
  2. 2,0 2,1 Stranger é dublado por duas pessoas. Roger Jackson faz sua voz pelo walkie-talkie, enquanto Anthony Lam o dubla ao vivo.
  3. Becca aparece também na História de Vince (também em 400 Days, mas não possui nenhuma fala. Portanto, esta aparição não é citada na tabela.
  4. 4,0 4,1 Clive foi dublado por Jason Victor no quarto episódio da primeira temporada do jogo. O personagem reaparece em 400 Days, agora dublado por Donovan Corneetz.
  5. Diana apenas faz uma aparição no episódio por meio de uma mensagem de voz. Esta é a única vez que ela aparece (ao menos parcialmente). Em todos os outros episódios, ela é apenas mencionada.
TTG TWD Season Two logo.png
Episódios de The Walking Dead: A Telltale Games Series
Primeira temporada A New DayStarved for HelpLong Road Ahead
Around Every CornerNo Time Left400 Days (DLC)
Segunda temporada All That RemainsA House DividedIn Harm's Way
Amid The RuinsNo Going Back
The Walking Dead: Michonne In Too Deep / Bem no FundoGive No Shelter / Sem Abrigo
What We Deserve / O Que Merecemos
Terceira temporada Primeiro episódioSegundo episódio
Terceiro episódioQuarto episódioQuinto episódio
Franquia de Mídia de The Walking Dead
Obras Literárias Série em QuadrinhosFranquia de Livros
Obras Televisivas Série de TV OriginalThe Walking Dead WebisodesTalking DeadFear The Walking Dead
Jogos Série de Video GameSurvival InstinctSocial GameDead ReckoningAtlanta RunThe Walking Dead Deluxe TV GamesThe Walking Dead: Michonne
Aplicativos AssaultDead YourselfLeft BehindThe Walking Dead PinballZombiECardsDead Run

Também no FANDOM