FANDOM


Say The Word

Say The Word.jpg
Episódio 24, N° 05 da 3ª Temporada.
Escrito por: Angela Kang
Direção de: Greg Nicotero
Exibição Original: 11 de Novembro de 2012 (AMC)
13 de Novembro de 2012 (Fox)
Audiência: 10,36 milhões [1]
Elenco
Estrelando
Andrew Lincoln como Rick Grimes
Sarah Wayne Callies como Lori Grimes*
Laurie Holden como Andrea
Norman Reedus como Daryl Dixon
Steven Yeun como Glenn Rhee
Lauren Cohan como Maggie Greene
Chandler Riggs como Carl Grimes
Danai Gurira como Michonne
Michael Rooker como Merle Dixon
David Morrissey como O Governador
* não aparece no episódio.
Cronologia
← Episódio Anterior
"Killer Within"
Episódio Seguinte →
"Hounded"

Say The Word (em português: Diga A Palavra) é o vigésimo quarto episódio de The Walking Dead, sendo o quinto da 3ª Temporada. Foi exibido em 13 de Novembro de 2012 pela AMC. Mundialmente, incluindo o Brasil, o episódio foi ao ar em 15 de Novembro do mesmo ano, pela FOX.

SinopseEditar

Após outra perda, Rick luta. Michonne permanece desconfiada do Governador, enquanto ele dá uma festa com um toque único para o povo de Woodbury. [2]

Grandes EventosEditar

  • Rick vai para a prisão e desabafa sua raiva com os caminhantes que deixam em seu rastro.
  • Daryl e Maggie vai à procura de leite para o bebê e entram em um jardim de infância abandonada.
  • Michonne invade a casa do governador para recuperar sua katana e descobrir os seus segredos.
  • Michonne adverte Andrea sobre Woodbury, mas ela não acredita em suas palavras.
  • Michonne vai embora de Woodbury sem Andrea.
  • Primeira aparição de Penny Blake.

EnredoEditar

O episódio começa em Woodbury, com os habitantes em festa. Milton pega dois refrescos e vai conversar com Andrea, comentando que haverá uma festa na cidade. Milton diz que “meras palavras não podem explicar as festividades que virão”.

Dentro de seu apartamento, o Governador penteia os cabelos de uma garota. Sem querer, ele retira uma mecha do cabelo. É revelado que a garota é Penny, sua filha, agora transformada em um zumbi. Irritada, Penny tenta morder o Governador, que a agarra e coloca nela uma camisa de força e um capuz, tratando-a aparentemente como se fosse uma criança normal. “Papai ainda te ama. Você sabe disso, não é?”, ele diz, insano. Do lado de fora do apartamento, pode ser visto Michonne olhando para o local.

Na Prisão, Rick está completamente afetado pela morte de Lori. Daryl tenta falar com ele, mas o homem não parece responder. Daryl pergunta se há algo que a bebê pode comer. Hershel diz que Judith precisa se alimentar. Daryl diz que vai ajudar a buscar suprimentos. Maggie e Glenn vão com ele. Daryl pede pra Beth cuidar do abalado Carl e da bebê.

Rick, afetado, pega um machado e entra na Prisão. Perto dali, apenas Maggie vai com Daryl buscar suprimentos, enquanto Glenn fica na Prisão. Daryl e Maggie partem na moto de Merle, enquanto Oscar fecha o portão do local. No interior da Prisão, Rick, insano, golpeia vários zumbis com o machado.

Em Woodbury, o Governador dá um divertido discurso, dizendo que Woodbury cresceu e que agora é o lar das 73 pessoas que estão ali. “Vamos comemorar até onde chegamos. Vamos nos lembrar daqueles que perdemos. Podem levantar os copos. A nós!”. Ele é aplaudido.

Enquanto isso, Michonne entra silenciosamente no apartamento do Governador. Ela recupera com sucesso sua katana e a equipa. Michonne observa um retrato do Governador e sua família, e um caderno de anotações com os nomes dos moradores, estando sublinhado o nome de Penny. Ela descobre várias páginas sem conteúdo, mas é interrompida quando um barulho a incomoda.

Atrás de uma porta, Michonne escuta um barulho. Antes que ela possa continuar, o Governador, Milton e Merle entram no apartamento. Michonne rapidamente se esconde. Milton não quer uma festa, e pede para que ela seja adiada. “Nem pensar”, responde Merle. O grupo chega a um acordo e os três saem.

Michonne escapa do apartamento e anda por uma arena de Woodbury. Ela ouve barulhos de zumbis e descobre uma jaula com vários mortos-vivos. Michonne abre a porta da jaula e atrai os zumbis. Em seguida ela os mata com golpes precisos da katana.

O Governador surge e tenta conversar com Michonne em uma sala reservada. “Não estamos escondendo nada aqui”, diz ele. O Governador diz que todos têm segredos. “Como a Penny?”, pergunta Michonne. “Sabe da Penny? Então sabe que eu a amo”, responde o Governador. “Aposto que diz isso de todas as garotas”, responde Michonne.

O Governador diz que é uma pessoa boa, e pergunta se Michonne não quer ficar. “Gostamos de ter você aqui”, ele diz. O Governador pega a katana e anda pela sala com ela. O Governador diz que Michonne quebrou as regras, e que para não sofrer punições terá que se unir à equipe de busca. Michonne se levanta, pega a katana e rapidamente a aponta para o pescoço do Governador, que se cala.

Com a arma em mãos, Michonne vai embora, enquanto o Governador apalpa o pescoço. Merle surge e pergunta o que aconteceu. O Governador diz que Michonne é difícil e disfarçadamente manda Merle matá-la.

Na Prisão, Glenn está cavando covas. Axel e Oscar se aproximam, e dizem que conseguiram expulsar a maioria dos zumbis remanescentes do ataque de Andrew. Axel diz que os amigos de Glenn que morreram eram pessoas boas. Glenn responde que eram sua família. Glenn se afasta para conversar com Hershel enquanto Axel e Oscar prosseguem.

Glenn pergunta por Rick e Hershel revela que ele ainda está dentro da Prisão. Glenn fala das mortes no grupo, e Hershel chama Andrew de cretino. Hershel diz que acha que Axel e Oscar são gente boa. Glenn revela as ações boas de T-Dog. “Ele não era só gente boa. Ele era melhor”. “Eu trocaria muitos por um dos nossos, a qualquer hora”, diz Glenn.

Em Woodbury, Andrea entra na sala do Governador. Ele revela os malfeitos de Michonne. “Alguns querem que ela saia”, responde o Governador. “Ela me pôs contra a parede”. Michonne está em seu quarto. “Temos que conversar”, diz Andrea, se aproximando. “Temos que ir embora”, responde Michonne. Michonne e Andrea discutem sobre Woodbury ser uma boa cidade. Andrea acusa Michonne de sabotagem. “Este lugar não é o que eles dizem que é”, responde Michonne.

Na Prisão, Glenn investiga corredores e encontra os corpos dos zumbis mortos pela fuga de Rick. Ele encontra Rick ainda com o machado na mão. “Vamos para fora”, diz Glenn. Rick parece estar louco. Glenn se aproxima e tenta convencer Rick a voltar, mas o homem o joga contra a parede e quase o derruba. Rick não parece reconhecer mais ninguém. Ele vai embora, aparentemente louco. Glenn observa, horrorizado.

Em Woodbury, Merle e alguns homens se aproximam de um poço, e com uma espécie de guindaste pegam alguns zumbis, utilizados para a pesquisa de Milton. Milton agarra uma zumbi com uma espécie de coleira. Merle rapidamente a mata com a prótese. Merle coloca outro zumbi no chão enquanto Milton arranca seus dentes.

Enquanto isso, Daryl e Maggie estão a procura de suprimentos para Judith. Eles encontram uma espécie de creche. Maggie entra quebrando os vidros. O lugar está vazio, mas há fraldas. Ela e Daryl investigam o resto do lugar, sempre atentos. Os dois acabam se reencontrando depois de algum tempo de busca. Daryl abre uma pequena porta e entra na cozinha do local. Maggie abre um armário, e lá há um roedor, que Daryl mata. “Olha o jantar”, ele diz. “Não vou por ele na minha mochila”, diz Maggie.

Em Woodbury, Andrea e Michonne caminham em direção aos portões. Merle tenta impedi-las. Merle diz que elas só poderão ir embora com uma escolta, por causa do toque de recolher. O homem conversa com um dos homens. Andrea diz que o Governador permitiu que elas saíssem. Merle pede para ela se afastar.

Merle abre os portões de Woodbury. Michonne acha que tudo é uma armação. Andrea começa a discutir com Michonne sobre permanecer ou não em Woodbury. “Você vem ou não vem?”, pergunta Michonne. Andrea não responde. “Você só ia me atrapalhar mesmo”, diz Michonne. A mulher atravessa os portões e Merle os fecha. Andrea observa a amiga se afastando e fica desolada e deprimida.

Mais tarde, Andrea está sentada em um banco de Woodbury. O Governador se aproxima e diz que sente muito pelo que está acontecendo. “Precisa de uma bebida e companhia”, diz o Governador. Ele leva Andrea para a festança. Na Prisão, Glenn vê a aproximação de Daryl e Maggie. Ele atira de uma das torres de vigia enquanto Axel e Oscar espantam alguns zumbis. Daryl pega Judith no colo e dá uma mamadeira para o bebê, algo que espanta os outros sobreviventes. “Ela já tem nome?”, pergunta Daryl. “Talvez Sophia. E tem a Carol também. E tem a Andrea, Amy, Patrícia... Ou Lori. Eu não sei”, responde Carl. Daryl brinca com o bebê.

Enquanto isso, no interior da Prisão, Rick, enlouquecido, desce até a sala onde sua esposa morreu. Ele encontra um rastro de sangue. Rick segue o rastro com tristeza e percebe que o sangue é de Lori. Ao lado do rastro há um zumbi gordo, que aparentemente devorou todo o corpo de Lori. Ele tenta se aproximar de Rick, mas é incapaz de fazer isso por seu peso. Rick enfia o cano de sua arma na boca do morto-vivo e dispara, matando-o. Irritado, Rick pega uma faca e a enfia na barriga do zumbi. Ele repete o processo várias vezes.

O Governador e Andrea, em Woodbury, entram em um lugar com música alta. O líder de Woodbury cumprimenta os moradores e se senta em um dos lugares de uma espécie de arquibancada. Milton não parece muito feliz com o que está acontecendo.

Os zumbis são mostrados em uma arena na frente da torcida, ao som de uma música de rock. Martinez surge. Logo depois é a vez de Merle. Os zumbis se aproximam, enquanto os moradores gritam entusiasmados. Merle e Martinez lutam, com Martinez sendo derrubado com um chute. Os dois brigam e Martinez é derrubado novamente, com Merle hostilizando-o. Martinez estrangula Merle, mas o homem é capaz de escapar.

Os dois caem, com Tim sendo o juiz da luta e interrompendo-a. O Governador manda Tim continuar a luta. Vários zumbis são lançados em direção aos dois. Andrea fica horrorizada e diz que aquilo é doentio. Andrea questiona várias vezes o que está acontecendo. O Governador diz que tudo é armado e que os zumbis estão sem dentes. “Isto é um erro”, diz Andrea. “Estamos ensinando a não ter medo”, responde seriamente o Governador. Merle pisa encima de Martinez e vence a luta, enquanto Andrea fica pensativa.

Na Prisão, Daryl se aproxima da sepultura de Carol e coloca uma Rosa Cherokee no lugar. Em seguida ele se afasta. Rick parece continuar com sua loucura, ao escutar a voz de um bebê chorando. De repente, um telefone toca. Rick, com dificuldade, alcança o aparelho. “Alô?”, ele diz.

Outros do ElencoEditar

Também EstrelandoEditar

* não aparece no episódio.

ConvidadosEditar

Co-EstrelandoEditar

Não CredidatosEditar

Imagens PromocionaisEditar

CuriosidadesEditar

  • O título simboliza a frustração e dor de Rick, que é incapaz de dizer o que sente pela morte de sua esposa e simplesmente externa sua raiva sem palavras.
    • Refere-se também à situação de Michonne, que de alguma forma força Andrea decidir se quer sair ou ficar em Woodbury e as forças a ela para falar.
  • Embora seu personagem morreu no episódio anterior, o nome de Sarah Wayne Callies continua a aparecer nos créditos de abertura deste episódio.
  • Apesar de não está no episódio, Melissa McBride é creditada como um dos personagens recorrentes.
  • Em uma das cenas deletadas deste episódio, Maggie e [[Daryl Dixon (TV)|Daryl[] encontrou um caminho bloqueado por uma árvore e durante a conversa sobre as mortes durante o ataque, a mulher chora e confessa o que ela teve que fazer a Lori para salvar o bebê. Ela também oferece condolências a Daryl pelo que aconteceu com Carol, e a expressão no rosto do homem é de que eles sabem que a morte de seus amigos o afetaram muito. [3]
  • Este episódio revela que a maioria dos idosos que faziam parte do campo de Atlanta eram conhecidos por T-Dog e foram ajudados pelo homem quando desencadeou a epidemia. É também revelado que a van da igreja que o homem estava dirigindo na primeira temporada também pertencia a ele.

ReferênciasEditar

  1. Fonte tirada de TV By The Numbers.com.
  2. Sinopse Oficial da AMCtv.com.
  3. Fonte tirada de DailyDead.com.
Episódios da série The Walking Dead
1ª Temporada "Days Gone Bye" • "Guts" • "Tell It to the Frogs" • "Vatos" • "Wildfire" • "TS-19"
2ª Temporada "What Lies Ahead" • "Bloodletting" • "Save the Last One" • "Cherokee Rose" • "Chupacabra" • "Secrets" • "Pretty Much Dead Already" • "Nebraska" • "Triggerfinger" • "18 Miles Out" • "Judge, Jury, Executioner" • "Better Angels" • "Beside the Dying Fire"
3ª Temporada "Seed" • "Sick" • "Walk With Me" • "Killer Within" • "Say The Word" • "Hounded" • "When The Dead Come Knocking" • "Made to Suffer" • "The Suicide King" • "Home" • "I Ain't A Judas" • "Clear" • "Arrow On The Doorpost" • "Prey" • "This Sorrowful Life" • "Welcome To The Tombs"
4ª Temporada "30 Days Without An Accident" • "Infected" • "Isolation" • "Indifference" • "Internment" • "Live Bait" • "Dead Weight" • "Too Far Gone" • "After" • "Inmates" • "Claimed" • "Still" • "Alone" • "The Grove" • "Us" • "A"
5ª Temporada "No Sanctuary" • "Strangers" • "Four Walls and a Roof" • "Slabtown" • "Self Help" • "Consumed" • "Crossed" • "Coda" • "What Happened And What's Going On" • "Them" • "The Distance" • "Remember" • "Forget" • "Spend" • "Try" • "Conquer"
6ª Temporada "First Time Again" • "JSS" • "Thank You" • "Here's Not Here" • "Now" • "Always Accountable" • "Heads Up" • "Start to Finish" • "No Way Out" • "The Next World" • "Knots Untie" • "Not Tomorrow Yet" • "The Same Boat" • "Twice as Far" • "East" • "Last Day On Earth"
7ª Temporada "The Day Will Come When You Won't Be" • "The Well" • "The Cell" • "Service" • "Go Getters" • "Swear" • "Sing Me a Song" • "Hearts Still Beating" • "Rock in the Road" • "New Best Friends" • "Hostiles and Calamities" • "Say Yes" • "Bury Me Here" • "The Other Side" • "Something They Need" • "The First Day of the Rest of Your Life"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória