FANDOM


Javier García
Javier García
Informação Geral
Nome Javier García
Sexo Masculino
Dublador Jeff Schine
Primeira aparição Ties That Bind - Part 1
Biografia
Idade Na faixa dos 25 anos
Ocupação
pré-apocalipse
Jogador de beisebol profissional
Família Salvador García (pai) †
Sra. García (mãe) †
Hector García (tio) †
David García (irmão)
Kate García (cunhada)
Gabriel García (sobrinho)
Mariana García (sobrinha) †
Relacionamentos Kate García (opcional)
Estado Vivo

Isso é o que é bom de ter o coração partido. Quando você o vê caído e despedaçado ao chão, você escolhe as peças que você precisa versus aquelas que você gostava. Isso se você estiver pronta para prosseguir...
Javier para Clementine sobre perder algo que ama. (opcional)

Javier García é um personagem da terceira temporada de The Walking Dead: A Telltale Games Series. Ele é o protagonista e personagem controlável da terceira temporada.

Ele é filho de "Yaya" e Salvador García, sobrinho de Hector, irmão de David, tio de Gabriel e Mariana García e cunhado (e possível namorado) de Kate García.

Personalidade Editar

Embora boa parte das características da personalidade de Javier sejam deixadas e mostradas pelas decisões do jogador, Javier é mostrado como um homem que preocupa-se, em prioridade, com o bem-estar de sua família antes que tudo.

Na maioria dos conflitos, Javier mostra tomar suas decisões de forma conciliadora e como voz da razão de forma a proteger sua família e evitar problemas com outros grupos.

Entretanto, quando em posição irreversivelmente agressiva, Javier mostra-se como um líder direto que se põe em risco primeiro antes de todos os outros (como ao investigar quem lhes espionava ou ao salvar sua família ou contra-atacar o grupo após a morte de Mariana). Por outro lado, ele parece ter criado uma atitude mais altruísta ao passar dos anos dentro do apocalipse, já que quando o episódio se inicia, ele se mostra mais egoísta pensando apenas sobre sua carreira e futuro.

Javier é bastante carismático e pode mostrar-se um tanto espirituoso e galante. Seu gênio carismático e amigável lhe faz ganhar a confiança dos outros (principalmente Tripp e Clementine) rapidamente.

Pré-apocalipse Editar

Antes do apocalipse começar, Javier García era um jogador profissional de beisebol. Todavia, ele foi expulso de seu time após ser pego apostando nos próprios jogos. Este incidente acabou nas notícias e é relembrado por algumas pessoas até quatro anos depois do apocalipse.

É evidenciado no prólogo do primeiro episódio que ele se afastou da família, provavelmente focando na sua carreira, o que prejudicou seu relacionamento com seu irmão e, em menor escala, do resto da família.

Pós-apocalipse Editar

Ties That Bind - Part 1 Editar

A história começa bem no início do apocalipse.

S03E01 - Javier correndo

Javier correndo em direção a casa dos pais.

O episódio se inicia com Javier García, sem fôlego, correndo em direção a casa de seus pais. Ao mesmo tempo, ouve-se a conversa que ele teve com seu irmão, David García. David afirma que seu irmão não tem aparecido muito para a família, e lhe manda vir para a casa dos pais para ouvir as últimas palavras de Rafael García, seu pai, que está sucumbindo a uma doença não identificada.

Lá, ele encontra seu irmão, David, sentado nas escadas e bebendo cerveja. Javier, esbaforido, tenta se explicar, dizendo que ficou preso por quilômetros em um congestionamento e não pode chegar mais cedo. David afirma que seu pai já faleceu e tristemente afirma que ele procurava por entre seus filhos e netos por Javier, que não estava lá. David o espanca e Javier cai ao chão, e antes de ser vítima de outro soco, Gabriel, filho de David, aparece apartando a briga.

Os dois voltam a conversar e David exige que o irmão fique mais perto da família, que está traumatizada após a morte do patriarca. Logo Kate, sua cunhada, aparece e lhe consola pela morte de seu pai. Javier entra e vai falar com sua mãe, que o estapeia por não ter aparecido mais cedo, mas logo desaba em lágrimas.

S03E01 - Mariana com água

"Não, Yaya, vovô está acordado", diz Mariana.

Algum tempo depois, todos estão conversando sobre os preparativos para o funeral, enquanto Mariana, filha de David, segura um copo de água. Quando questionada pelo porquê ela o carrega, Mariana afirma que o copo de seu avô estava vazio. Todos entristecem um pouco, e a avó lhe diz que o recém-falecido está "dormindo". Ela contra-argumenta, dizendo que ele está acordado.

A família segue Mariana até o quarto, quando observam que o falecido agora está de pé, olhando para a janela. Hector, irmão do falecido, se pergunta como isto é possível, e ao tentar tocá-lo é atacado por Rafael, que revelou-se zumbificado. Este logo ataca e Hector pede auxílio. Os irmãos Javier e David arrastam o pai para longe e David bate a cabeça de Rafael contra a cabeceira enquanto Javier segura seus braços.

S03E01 - Javier mata o zumbificado pai

Javier para o seu pai zumbificado.

A esposa do falecido se aproxima, perguntando o que ocorre. David, em espanhol, retruca que o pai ficou maluco e atacou o tio. Todos pensam que ele está sofrendo um caso de amnésia e a matriarca acaricia a face do falecido. Gritos são ouvido quando a senhora García se senta e uma ferida aberta causada por uma mordida é mostrada no seu rosto. Javier o solta para acudir a mãe, enquanto David perde controle e Rafael agora tenta atacá-lo. Cabe a ele matar novamente o pai com o adereço de madeira da cama.

Todos se mobilizam para levar a matriarca para o hospital. Ela e David vão em um carro enquanto Javier junta o tio e seus sobrinhos para levá-los junto. Com todos a bordo e com Mariana carregada a contragosto para o hospital, Kate acelera para o hospital. No caminho, Hector nota que também foi mordido no pulso mas esconde a ferida.

S03E01 - Horda de zumbis

Uma horda de zumbis se aproxima.

O tempo passa e agora a história se passa no tempo atual, quatro anos depois deste ocorrido. Javier está com Kate e observam uma grande horda de zumbis se aproximando. Eles decidem voltar para o carro e continuam na estrada enquanto Gabriel e Mariana estão dormindo. Kate e Javier conversam enquanto ela fuma um baseado com a sua janela aberta, conversando sobre a horda e como irão sobreviver a ela.

Kate comenta também como seu então marido, David, tentou mudá-la de seu estilo rebelde quando eles se casaram, seu sucesso, para dar um bom exemplo para Mariana e Gabriel, filhos de David de um outro casamento. Ela comenta que está preocupada com o temperamento de Gabe, que está sendo arredio à ela quando está nervoso. Kate confessa estar estressada e comenta sobre sua vida sexual parada.

S03E01 - Placa do ferro-velho

Javier decide parar e investigar um ferro-velho em busca de mantimentos.

Mariana acorda e sente um cheiro estranho e comenta que Gabe lhe contou que Javier e Kate volta e meia estão fumando. Gabe acorda e reclama com Kate, que logo revira os olhos e larga o beque. Javier, por sua vez, afirma que eles pararão em um ferro-velho para coletarem mantimentos.

Ao descerem do carro, eles se preparam para começar a busca. Mariana comenta que gostaria encontrar um doce mas logo são surpreendidos por um zumbi, que logo é eliminado. Gabe e Kate voltam a discutir e se separam, para o desgosto de Mariana e Javier, que conversam mais um pouco e ele avisa à caçula que, se encontrar problemas, se esconda dentro de um carro e não saia mesmo quando tudo se acalmar.

A busca começa e Javier usa uma bomba para puxar gasolina de vários carros, matando alguns zumbis no meio tempo. Ele se depara, então, com uma escada apoiada em um contêiner. Javier aponta a Kate que eles podem achar mantimentos do outro lado, e ela pede que Gabe o siga e não fique muito para trás.

Do outro lado uma ambulância com bastante gasolina é encontrada. Enquanto o tanque é esvaziado, Javier vasculha os arredores e se depara com um pequeno trailer no meio de todos os entulhos. A porta da frente está trancada e o trailer parece abandonado, mas Javier consegue encontrar uma entrada por meio de um alçapão abaixo do trailer. Conseguindo entrar, Javier abre a porta.

S03E01 - Trailer interior

Interior do trailer.

O lugar possui comida, abrigo e alguns outros mantimentos (inclusive pilhas para o fone de ouvido de Mariana). Gabriel, animado, sugere que eles passem a noite ali. Kate e Mariana aparecem pouco tempo depois, e Kate desencoraja a ideia, crendo que este lugar pertence a alguém. Gabriel e Mariana estão inclinados a passar a noite ali, visto que estão cansados de dormir dentro do carro. Cabe a Javier decidir se eles devem passar a noite ali ou continuar na estrada para fugir da horda.
  • Se Javier escolhe passar a noite ali, Gabriel e Mariana estarão mais satisfeitos, mas Kate não considera ser a melhor ideia. Mais tarde, comenta como ela acaba sendo sempre a "madrasta má" e ele, o "tio legal".
  • Se Javier escolhe continuar na estrada, Mariana estará desapontada e Gabriel, mais ainda. Kate, mais tarde, comenta como está feliz por não ter que ser "a vilã" novamente.
S03E01 - Max aponta arma

Javier sendo interceptado por um pequeno grupo.

Quando Javier volta para pegar a gasolina, é surpreendido por quatro outros homens. Eles afirmam que Javier está lhes roubando e pergunta se ele está com mais alguém. Ele é levado de volta ao trailer sob a mira de uma arma. Um deles anuncia que manteve-o refém e o força a abrir a porta. Javier abre e vê que os três se esconderam debaixo do alçapão, o que os outros parecem não ter percebido. Ele consegue arrastar um pedaço de papelão para cobrir o mesmo sem chamar atenção.

Max, o líder do pequeno grupo, nota que alguns alimentos lá dentro foram consumidos e continua a busca pelo grupo de Javier, que é deixado para trás com Lonnie, um dos membros. Javier continua tentando persuadi-lo, mas ele continua irredutível. Ao ouvir um barulho vindo do alçapão, Lonnie se aproxima para investigar (independentemente do que Javier diz) mas logo Javier o nocauteia com sua própria arma. Max volta rapidamente e nocauteia seu refém.

S03E01 - Rufus bate o carro

Rufus bate o carro.

Javier acorda no banco do passageiro de um carro com os braços amarrados e sendo transportado por um homem desconhecido. Ele tenta questioná-lo mas Rufus ameaça-o caso não se cale. Repentinamente, uma árvore cai na frente do carro. Surpreso e um tanto desorientado, Rufus joga o carro para fora da pista e bate numa vala. O motorista está inconsciente e Javier aproveita a oportunidade para roubar a arma que está no visor do carro e fugir. Rufus logo acorda e começa a fugir, sendo perseguido pelo seu ex-refém.

Javier logo levanta a arma e mantém Rufus como refém, de mãos para o alto. Javier deve, então, escolher:

  • Se Rufus é morto, Javier atira-lhe no coração e ele cai morto.
  • Se Rufus é liberado, Javier abaixa a arma e Rufus começa a fugir.

Logo após a escolha, ele é parado quando uma escopeta é apontada para suas costas. A moça que porta a arma lhe obriga a largar a arma no chão. Javier o faz e, depois do jogador escolher-lhe uma opção de diálogo, a câmera abre e revela-se que Clementine é a dona da escopeta.

S03E01 - Clementine escopeta

Clementine mantém Javier na mira.

Ela logo revela que derrubou a árvore para parar o caminhão para poder tomá-lo, mas logo mostra-se decepcionada ao notar que o veículo está bastante danificado. Clementine obriga-lhe a manter as mãos para o alto e ela lhe rouba uma barra de comida do seu bolso. Quando ela alcança a barra de doce que Kate lhe deu, ele pode tentar convencê-la a devolver o doce que iria dar para Mariana.

Clementine já deseja se afastar, mas Javier lhe pede ajuda para voltar para sua família. Ela concorda com o plano desde que ele lhe dê sua vã. Javier pode aceitar ou negar a proposta. De qualquer maneira, ela lhe escoltará até o ferro-velho onde está a sua família ainda apontando-lhe a escopeta. Eles se apresentam e andam por mais um momento. No caminho, eles encontram um zumbi, que Clementine logo mata usando a técnica que Jane lhe ensinou em Amid The Ruins, episódio da segunda temporada, e Javier lhe elogia pela prática.

S03E01 - Clementine Javier escondendo

Clementine e Javier se escondem da horda.

Eles se escondem atrás de uma pedra após observarem a horda da qual Javier e seu grupo estavam se afastando antes. Clementine estranha a forma que Javier lhe chama - "muertos", espanhol para "mortos". Eles conversam um pouco mais e Javier afirma que seus sobrinhos e cunhada estão no ferro-velho. Eles param novamente, visto que a horda está cada vez mais próxima.

Clementine afirma que eles devem parar numa cidade ali perto, Prescott, para se protegerem dos zumbis. A contragosto, ela liberta Javier e dá-lhe a arma de volta. Os dois correm em direção da cidade e são alertados por um homem numa torre de vigilância que devem matar todos os zumbis perto do portão antes de entrarem. Clementine consegue eliminar alguns zumbis com uma faca, mas logo se vê obrigada a puxar sua pistola. Entretanto, as balas não atiram e ela é atacada por um zumbi, mas é salva por Javier. O homem da torre aparece abrindo o portão e os manda entrar.

S03E01 - Francine no cavalo

Francine volta à comunidade no último minuto antes dos portões fecharem.

Repentinamente, um cavalo surge do nada assustando os dois e entrando pelo portão. Tripp, o homem da torre, reclama com Francine, a cavaleira, por ter demorado muito para entrar. Tripp logo reconhece Clementine e fala com Javier, avisando-os para manterem-se longe de problemas. Clementine e ele seguem em frente, para dentro da comunidade.

Ela comenta sobre Prescott e consola Javier sobre suas preocupações com sua família, levando-o junto para o bar local onde quer "falar com um cara sobre umas balas". Ao entrar, ela logo se afasta para falar com um homem. Javier pode se aproximar de um casal que está jogando cartas, Conrad e Francine, e conversam um pouco. O homem parece lhe conhecer (embora Javi não possa dizer o mesmo) por ter sido banido de uma competição de pôquer após alguns problemas.

Repentinamente, a conversa dos três é interrompida quando Clementine levanta a voz para o homem com o qual ela estava conversando, chamado Eli. Ela logo explica que trocou uma caixa de baterias que funcionava por uma caixa das balas que tentou utilizar anteriormente. O homem, por sua vez, não quer lhe ouvir e a subestima. Ela logo puxa sua arma contra a cabeça dele, tentando forçar o homem admitir seu blefe.

S03E01 - Javier Clementine Eli

Clementine perde a paciência após ser vítima de um calote.

Ela atira e a bala não sai e o homem se assusta levemente. Ele se levanta e tenta esfaquear Clementine, mas Javier o bloqueia e acaba ferido na sobrancelha direita. Javier o neutraliza, jogando-o de volta para sua cadeira. O homem agora quer pacificar sua situação e Clementine volta a apontar-lhe a arma. Ele tenta refazer o negócio, oferecendo-lhe baterias, mas ela as nega, ainda querendo as balas.

A arma acaba disparando e matando-o instantaneamente. Clementine pede que Javier a apoie, mentindo sobre a situação. Conrad se aproxima e exige que Clementine largue a arma, o que ela faz, e tenta se explicar. Tripp se aproxima e começa a gritar com os dois. Ela afirma que o fez por legítima defesa, já que o homem tentou atacá-la, o que Javier pode apoiá-la ou não.

  • Se Javier não a apoiar, Clementine desaprovará a conduta. Tripp a escoltará para fora e agradecerá Javier por ter sido honesto com ele, mandando-o falar com Eleanor, a doutora da comunidade. Ela tratará do corte e eles conversarão sobre Clementine e o que ocorreu no bar. Eleanor crê que ela é fria, mas também a descreve como uma "soldado ferida". Tripp aparece logo depois, arrastando Clementine pelo braço.
  • Se Javier a apoiar, Clementine apreciará a conduta. Tripp escoltará os dois e os prenderá em uma prisão improvisada e se afasta. Ela agradece Javier por ter lhe ajudado e se deita num canto da cela. Eleanor aparece para tratar a ferida e conversa com ele sobre a ferida e o que realmente aconteceu no bar. Ela terminará o tratamento e Tripp reaparecerá.

Tripp afirma que, por segurança, levará os dois até o ferro-velho na manhã seguinte. Eleanor, por sua vez, afirma que pode ajudá-los a escapar ainda naquela noite. Ela deixa-lhe tempo para pensar e Clementine afirma que confia mais em Tripp do que nela, mas a decisão final é de Javier. Ele deve fazer uma escolha e decidem descansar um pouco.

  • Se eles fugirem naquela mesma noite, Clementine, Javier e Eleanor estão a cavalo indo em direção ao ferro-velho. O que ocorre após depende apenas de qual personagem está presente.
  • Se eles esperarem até o amanhecer, eles acordam no dia seguinte e vão com Tripp até o ferro-velho. O que ocorre após depende apenas de qual personagem está presente.

Ele estará cheio de zumbis mortos na entrada, para o pavor de Javier. A vã deles foi destruída (com o motor quebrado e o exterior cheio de tiros).

S03E01 - Fuga do ferro-velho
Eles logo ouvem um barulho e é Mariana se aproximando, afirmando que conseguiu sobreviver pela dica que ele lhe deu. O grupo então se aproxima mais e nota que Kate e Gabriel estão presos dentro da cabine de um velho caminhão, tentando desfazer-se de alguns zumbis que estão tentando agarrá-los. Com a ajuda de todos, eles conseguem salvar todos. Após uma breve conversa, os seis estão indo em direção a saída.

Clementine lamenta pela vã, mas é interrompida por Mariana, que reencontra o seu fone de ouvido. Javier, por sua vez, lhe devolve o toca-discos, para alegria dela.

Repentinamente, Mariana é baleada na cabeça e falece. Um intenso tiroteio pelo grupo que atacou a família de Javier começa, que lhes insulta por voltarem e "terem roubado deles". Todos se assustam e procuram abrigo. Kate afirma que não vai deixar o corpo de Mariana ali e corre até o mesmo, mas é baleada no estômago. Gabriel corre em direção a ela para ajudá-la. Javier deve decidir se irá correr até os dois ou retribuir os tiros.

  • Se Javier atirar de volta, ele matará um dos homens e grita para que Gabriel leve o cadáver da irmã para trás de um abrigo.
  • Se Javier ajuda a família, ele correrá até Kate e Gabriel, juntará o corpo de Mariana e todos correm para trás em busca de abrigo.
S03E01 - Escolha Javier

Clementine afirma que o grupo que lhes atacou continuará atacando-os caso não revidem.

Eleanor/Tripp e Clementine se juntará ao grupo atrás do abrigo. Eleanor/Tripp irão afirmar que eles devem fugir naquele momento para salvar a vida de Kate, embora Clementine afirme que ele deve ficar para contra-atacar os homens que lhe atacaram.
  • Se Javier foge com sua família, Clementine afirma que ficará para combatê-los, deixando Mariana para trás também. Javier, Eleanor e Gabe fogem de cavalo. O episódio acaba.
  • Se Javier fica para atacar, Gabe e Tripp/Eleanor estarão completamente contra esta ideia, mas Javier mantém-se irredutível. Estes fugirão enquanto Javier e Clementine atiram. Ele logo percebe que os homens lançaram uma bomba de gás lacrimogênio em sua direção. Javier a pega e joga longe, mas acaba explodindo na metade do voo de volta. O episódio acaba.

Ties That Bind - Part 2 Editar

O episódio começa num flashback, provavelmente antes de Rafael se transformar em um zumbi.

S03E02 - Lavando louças

Kate e Javier conversam em um flashback.

Kate está lavando a louça e Javier se aproxima, se oferecendo para lavá-las. Ela se nega, afirmando que David se enraivece caso os pratos sejam lavados de outra maneira. Eles conversam sobre o conflito entre David e Javier e ela brinca que fugiria com Javier. Ela acaba se distraindo e deixa quebrar um copo importante para ele. Ao tentar recolher os cacos, ela corta a mão.

Javier a ajuda, controlando o sangramento segurando sua mão com um pano. David, de outro canto da casa, ouve o barulho e se aproxima. Javier afasta a mão, mas Kate a põe de volta no lugar. Ele deve escolher se a tira novamente ou não. O marido de Kate se aproxima e nota a decisão feita. Os dois começam a discutir, com David reclamando sobre o copo que lhe era especial e Kate reclamando por não ter uma lava-louças para facilitar o trabalho.

S03E02 - DR

David discute com Kate.

Javier tenta entrar na discussão, apenas para ser mais insultado pelo irmão. Ele pode retrucar (o que agravará mais o relacionamento dele com o irmão e também com Kate) ou apenas se silenciar. O flashback acaba.

O episódio começa de duas formas diferentes, dependendo da forma com a última decisão do episódio anterior.

  • Se Javier saiu com sua família, Javier chegará com Kate ferida. De qualquer forma, se Javier saiu com Eleanor e Tripp, eles irão começar a cirurgia para salvar a vida de Kate. Gabe, por sua vez, insiste em querer ajudar e Javier deve escolher se ele deve ou não. Eles irão abrir a ferida e Eleanor vai buscar a bala dentro de Kate e consegue retirá-la. Em seguida, Eleanor vai tentar controlar os ferimentos internos de Kate e pede para Javi se afastar.
  • Se Javier ficou com Clementine, ele acordará do choque. Clementine lhe ajudou a afastar os bandidos e inclusive cavou uma cova para Mariana. Ele, por sua vez, se levanta e põe a sobrinha na mesma. Ele pode escolher enterrá-la com seu toca-fitas ou não. De qualquer forma, os dois chegam na comunidade novamente.
S03E02 - Eleanor e Javier

Eleanor fala do estado de saúde de Kate para Javier.

Eleanor avisa-lhe que as feridas foram graves, mas Kate continua com sangramentos internos e sua vida está em risco. Gabe, por sua vez, estará chateado por ter falhado ao ajudar (se participou da cirurgia) ou por querer ajudar mais (caso não tenha participado ou tenha ficado com Clementine). Se ele não enterrou o toca-fitas de Mariana, ele pode dar-lhe a Gabe. No final, ele reclama por se sentir impotente frente a tudo o que está lhe ocorrendo.

Se Clementine ficou para trás, ela aparece agora, dirigindo um carro. Na mata, surgem vários caminhões do grupo que lhes atacou no ferro-velho. Os três se escondem dentro da comunidade. Javier pede a Gabriel que cuide de Kate. Ele e Clementine vão para cima do portão, junto a Tripp e Conrad. Ali, Tripp e Clementine afirmam que o grupo que lhes atacou se chama New Frontier, que costumam marcar os membros iniciados com sua própria insígnia.

S03E02 - Ataque a Prescott

Ataque a Prescott.

Max, um dos membros, afirma ter voltado pois um de seus homens, Badger, afirma que vários homens deles foram mortos (por Clementine ou Javier, se ele ficou). Badger está mais impaciente e quer começar a atirar, enquanto Max parece querer "seguir as regras" e pede para que se acalme um pouco. Ele se vira e pede a Javier que se entregue e "aceite sua punição".

Badger manda trazerem Francine do fundo, que foi sequestrada algum tempo atrás. Mesmo se Javier não adotar uma postura agressiva com eles, a mulher que a mantém refém corta-lhe o indicador esquerdo. Conrad implora que Javier se entregue, enquanto Clementine e Tripp estão mais céticos, afirmando que eles podem atacar de qualquer jeito.

  • Se Javier não se entrega, Francine perderá o dedo e Badger ameaçará cortar mais. Javier pode atirar de novo (ou se entregar), e se o fizer, mata o capanga que mantém Francine refém. Ela foge, mas é morta por Badger. Conrad grita por ela e mata um capanga. O tiroteio começa. Javier matará três capangas, um deles tentando explodir uma bomba dentro do portão. Javier o mata, mas a bomba explode e abre o portão exterior.
  • S03E02 - Entregar-se

    Javier detido caso se entregue. (opcional)

    Se Javier se entrega, ele descerá e se entregará. Um dos homens irá lhe prender e a mulher que mantinha Francine refém aponta-lhe uma arma na cabeça. Max quer levá-lo para a base para puni-lo, enquanto Badger quer matá-lo no mesmo momento. Clementine atira no peito da mulher que mantinha uma arma na cabeça de Javier. O homem que lhe prendia o solta, chocado, e ele aproveita a distração e pega a tesoura de poda que a mulher tinha no bolso (e ameaçou cortar os dedos de Francine) enfiando-a no pescoço do homem, que cai sobre outro capanga. Conrad grita para Francine correr, mas é baleada na cabeça e morre. Assustado, Conrad atira e mata dois capangas. Javier foge para dentro.

Badger manda um de seus capangas abrirem o portão à força, batendo-o com o caminhão. A colisão é tão forte que acaba abrindo o portão e capotando o mesmo, libertando os zumbis que mantinham na parte de trás. Uma bomba de gás lacrimogêneo é lançada, dificultando a visão.

S03E02 - Fuga de Prescott

Fuga de Prescott.

Javier finalmente desperta e se salva de um zumbi. Ele se encontra com Tripp, que continua atacando enquanto ele tenta salvar Kate e os outros. Após matar alguns zumbis, ele chega até a enfermaria. Lá, ele mata um membro da New Frontier e eles tomam seu carro. Eleanor, Gabe e Kate embarcam. Após matar outro zumbi, Javier embarca. Tripp, em outro carro, avisa para irem para o leste e se encontrarem quando a situação melhorar. Eles fogem e a tela escurece. O logo da temporada surge.

Após esta curta introdução, Clementine é vista embarcando no carro de Tripp junto a Conrad e eles fogem da comunidade. A câmera fica e passa por vários cantos da mesma. O jogador testemunha vários dos moradores da comunidade sendo mortos por zumbis. A câmera voa para longe.

S03E02 - Conrad ameaça Javi

Conrad ameaça Javier, apenas parado por Gabriel, que lhe aponta uma arma.

Agora podem ser vistos os carros de Javier e Tripp. O grupo para num cruzamento e se reúne. Eleanor se mostra chocada pelo abandono da comunidade. O foco logo muda para Conrad, atônito por perder a esposa, está quieto em um canto. Ele explode e começa a culpar Javier, afirmando tê-los levado para lá. Tripp e Eleanor tentam acalmar a situação, mas Conrad só para quando Gabriel lhe aponta uma arma.

Todos o motivarão a abaixar a arma, com exceção de Conrad, que afirma não se importar estar mais vivo. Gabe acaba não atirando, mas afirmando para que ele não machuque seu tio de novo. Conrad desaba perto do carro e começa a chorar, dizendo que eles deveriam voltar para enterrá-la, mesmo não sendo a opção mais inteligente no momento. Tripp e Eleanor o acalmam. Clementine sugere que eles vão até Richmond e o grupo acaba decidindo que aquela é a melhor opção no momento e caem na estrada.

S03E02 - Kate ferida no carro

Kate, ferida, conversa com Javier no carro.

Javier está no banco de trás do carro, apoiando Kate. Clementine e Gabe estão ao fundo, quase dormindo. Eleanor dirige. Kate afirma que sente muita sede e sua testa está quente. Eleanor constata que isto não é bom sinal. Kate afirma que não quer morrer, mas teme pelo pior e se questiona se este não seria o melhor momento para que ela se despedisse de Gabriel. Ela também afirma que ele está mudando e precisa de orientação para se tornar uma boa pessoa. Eleanor lhes aconselha para que descansem.

Quando Javier acorda, o carro para e Tripp aparece, vindo do outro carro. O caminho está bloqueado por um grupo de carros e eles foram obrigados a parar e todos saem do carro, com exceção de Eleanor e Kate. Cabe, então, a Javier que remova um dos principais carros que estão obstruindo o caminho (que está sem rodas) para longe. Ele encontra um guincho e ele consegue remover o carro do caminho, de forma parecida com que Lee Everett conseguiu, em Long Road Ahead, para conseguir subir sob um caminhão que obstruía a via.

Como o carro não possuía rodas, a lataria risca o chão e o barulho atrai zumbis. Javier manda Eleanor seguir em frente enquanto ele, Tripp, Conrad, Gabriel e Clementine procuram refúgio da horda no teto de um posto de gasolina ali perto. Lá encima, todos estão estressados e tentando pensar em um plano, causando um pouco de tensão. Javier, repentinamente, percebe que alguém está lhes vigiando em um prédio ao lado.

S03E02 - Truque

O truque de Monroe.

Todos se abrigam onde possível e Javier nota que a figura desapareceu. Ele decide, então, ir até o lugar onde encontrou o sujeito e cobrar respostas. Ao chegar no topo do outro prédio, ele se aproxima cada vez mais e encontra um manequim improvisado (vestido de um sobretudo e uma touca), apoiado por madeiras e alguns pneus. Repentinamente, o sujeito se apresenta, apontando uma arma contra a cabeça de Javier.

Revela-se, então, que é Paul Monroe (ou "Jesus") que lhe mantém na mira da arma. Ele pergunta sobre o grupo pois afirma que viu eles se separando de Eleanor e Kate. Ele confessa também ter ouvido que eles iriam a Richmond, mas lhe pergunta "de que lado eles estão". Antes que Javier possa dizer alguma coisa, alguém assovia, distraindo os dois. Javier aproveita e tenta desarmá-lo.

S03E02 - Rendido

Paul Monroe rendido pelo grupo de Javier.

Clementine aparece logo atrás, apontando-lhe uma arma. Vendo-se em menor quantidade, ele derruba sua pistola. Tripp, Conrad, Clementine e Gabriel aparecem. Tripp lhe pergunta se Monroe pertence à New Frontier, o que é negado e confirmado pela falta da marca. Monroe afirma que também está indo a Richmond pois perdeu contato com algumas pessoas quando a New Frontier tomou conta. Isto choca o resto do grupo, que percebe que Kate e Eleanor estão indo direto até eles.

Jesus aponta um túnel que passa direto para o local e que pode levá-los lá. Clementine é vista, no canto, respirando fundo para se acalmar. Eles se perguntam agora se devem confiar na palavra de Monroe e abaixar as armas ou amarrá-lo. Apenas após isto, ele se apresentará para os outros: Paul Monroe, ou "Jesus" para seus amigos.

S03E02 - Javier e Clementine New Frontier

Clementine confessa que fez parte da New Frontier.

Andando com os outros pelos túneis com Monroe, Clementine cutuca Javier e lhe conta que, por um tempo, foi membro da New Frontier e mostra sua marca. Clementine afirma que se juntou a eles (caso tenha aceitado o convite de Ava) por estar sozinha e não ter suprimentos ou que negou (se o fez com Ava), mas foram bastante persuasivos. Ela afirma que não pode deixá-los a ver, mas não explica o porquê.

Eles entram em outra parte do túnel, infestado por zumbis. Eles conseguem controlar os primeiros, mas depois se veem em menor número e escapam por um trem ali próximo. Monroe afirma que não era para este trem estar presente. Todos entram e Gabriel e Clementine seguram a porta. Javier deve achar algo para conter a entrada deles e o faz, permitindo que eles fujam.

S03E02 - Conrad mantém refém

Conrad mantém Gabriel refém para provocar Javier.

Eles viram as costas e se deparam com Conrad, que aponta sua arma para Clementine, e afirma ter ouvido a conversa dela com Javier. Ele propõe que o grupo use Clementine como uma "moeda de troca" para conseguirem entrar na comunidade e salvarem Kate e Eleanor. Clementine, obviamente, se nega e desafia Conrad a atirar nela. Ele, em troca, pega Gabriel como refém. Ele tenta convencer Javier deste jeito, deixando-o com duas opções:
  • Aceitar o plano de Conrad, o que muito dessatisfaz Clementine. Conrad solta Gabriel, que insulta o tio por ter feito esta decisão. Eles alcançam Tripp e Monroe. Conrad, por sua vez, declara a identidade de Clementine e propõe seu plano, o que os outros dois concordam que pode funcionar.
  • Atirar em Conrad, matando-o instantaneamente. Clementine agradece por manter seu segredo e foge, separando-se do grupo. Javier e Gabriel alcançam o resto do grupo e afirmam que Conrad não conseguiu sobreviver.

Ao chegarem perto da entrada da comunidade, eles encontram o carro de Eleanor. Ela não está, mas Kate foi deixada no banco de trás. Segundo Kate, ela foi buscar ajuda e não voltou. Javier a traz nos braços até a porta de entrada da comunidade, poucos quarteirões dali.

S03E02 - David líder da NF

David García, o líder da New Frontier.

Eles, então, voltam a se deparar com Max. Se Clementine estiver presente, ele a atormentará, dizendo que não a vê faz tempo. Ela responde mostrando-lhe o dedo do meio. Javier implora-lhes que os deixem entrar pois querem salvar a vida de Kate. Max manda outro capanga buscar seu chefe para conferir a situação. Max manda-lhes largarem as armas e se entregarem, o que Javier pode mandar fazer ou não.

De qualquer forma, o portão se abrirá e o chefe surgirá com vários capangas. É quando revela-se que o chefe da New Frontier é David García, o irmão de Javier e pai de Gabriel.

Above The Law Editar

S03E03 - Flashback início
O episódio inicia-se num flashback para três meses após o início do apocalipse. Javier e Kate estão procurando por mais um galão de gás de cozinha enquanto andam pelas ruas de sua antiga vizinhança. Kate lamenta a dificuldade de encontrar mantimentos na cidade nos últimos meses. Eles logo avistam um caminhão com um botijão, mas desapontam-se ao descobrir que este está vazio.

Kate desaponta-se e senta-se, lamentando a falha busca por mantimentos e Javier ajoelha-se perto dela, tentando consolá-la. Ao mesmo tempo, uma porta abre-se atrás deles e um zumbi pré-adolescente tenta atacar Javier. Este, por sua vez, é pego desprevenido, mas consegue derrubá-lo no chão e segurá-lo. Ele pede pelo martelo de Kate, que está visivelmente abalada e murmura, baixinho, algumas palavras. Javier, então, consegue matar o zumbi sozinho.

S03E03 - Zumbi adolescente
Kate logo se aproxima, desculpando-se profundamente, dizendo que não agiu mais rápido pois reconheceu o zumbi: era um dos amigos de Gabriel, Drew. Ele a consola e eles voltam para a casa. Lá, encontram Gabriel e Mariana ainda dormindo. Kate e Javier retiram-se no canto, e ela expressa suas dúvidas em continuar na casa, esperando por David voltar graças à falta de mantimentos. Ele pode se opor, mas acaba entendendo.

A conversação acaba acordando Gabriel e Mariana. Este, por sua vez, age traído perante a ideia de sair da casa e insiste que, se preciso, ficará ali sozinho, aguardando a volta do pai. Kate se desestabiliza, senta-se ao seu lado e abaixa a cabeça. Quando Gabriel pede o motivo, Javier pode escolher contar ou não sobre o destino de Drew (caso Javier não conte, Kate contará). Isso acaba afetando Gabriel, que se mostra mais flexível quanto ao assunto. Mariana mostra-se mais complacente e pergunta quando irão partir. Kate afirma que partirão ao amanhecer e Gabriel decide deixar um recado para o pai.

S03E03 - Deixando a casa
A hora da partida chega e todos começam a se preparar. Mariana escolhe levar seu toca-fitas ao invés de seu ursinho de pelúcia. Gabriel pendurará na parede sua nota, com o conteúdo dependendo do que Javier lhe disse para escrever (que eles o amam, que eles o encontrarão ou que eles estarão em um lugar seguro). Kate apaga as velas e Javier é o último a sair da casa. Todos sobem no carro e partem.

Uma tela escura mostra o nome do episódio, Above The Law ou "Acima da Lei".

Retorna-se, então, ao presente. David demonstra surpresa ao reencontrar sua família no portão. Gabriel corre para abraçá-lo, enquanto a guarda do portão lhe aponta suas armas. David lhes diz para abaixá-las e corre em direção a Kate, perguntando o que aconteceu. Javier lhe diz que ela foi baleada e necessita de atendimento médico urgente. Max, no portão, demonstra preocupação em deixá-la entrar pois não sabem se ela foi mordida, mas David insiste, asperamente, que ela seja levada para o médico da comunidade. David a carrega e Gabe vai com ele.

Javier, Tripp, Jesus e Conrad e Clementine (estes dois presentes caso Javier tenha aceitado o plano de Conrad no fim do episódio anterior) são barrados e levados para a sala de quarentena "para serem checados se possuem mordidas e responderem algumas perguntas" por Fern, uma guarda. Eles são levados para a sala de quarentena e presos. Lá, reencontram Eleanor, para a felicidade de Tripp, que corre para abraçá-la.

S03E03 - Barrados
Eleanor revela que abandonou o carro pois o motor morreu e foi até o portão de Richmond pedir ajuda, mas ficou presa ali até então. Ela preocupa-se por Kate e se choca ao ouvir que ninguém da comunidade foi procurar por ela, mesmo por seu pedido constante. Tripp então conta-lhe que Richmond, onde estão, foi tomada pela New Frontier, que David, irmão de Javier, é um deles e que Kate é sua esposa, para o choque de Eleanor.

Tripp logo dirige-se a Javier, afirmando que não irá se subordinar ao povo da New Frontier, manifestando sua raiva por terem destruído Prescott. Jesus também afirma que crê que seus amigos - que, uma vez, moravam aqui - estão mortos. Tripp também relembra que foram pessoas da New Frontier que mataram Mariana e atiraram em Kate, implicando que David pode estar envolvido no caso. Javier pode mostrar-se completamente oposto à esta ideia ou admitir a possibilidade disto. Jesus também lhe pede sobre a personalidade de David, o que Javier pode dar diferentes respostas (de falar que ele é boa pessoa a mostrar desconfiança).

Se Clementine e Conrad estiverem presentes, Tripp perguntará a Clementine sobre David. Ela, por sua vez, afirma que ele não é boa pessoa, embora não desenvolva (ainda) o porquê. Conrad, por sua vez, mostra-se raivoso e focado em descobrir quem matou Francine. Repentinamente, David abre a porta e chama Javier para acompanhá-lo, pois Kate está pedindo por ele. Tripp tenta enfrentá-lo, mas é desmotivado por Eleanor. Se Clementine estiver presente, ela fitará David com um olhar raivoso.

S03E03 - Caminhada David e Javier
Uma vez fora do quarto, Javier e David conversam em direção ao hospital. David mostra sua desconfiança quanto ao resto do grupo de Javier. Mostra-se também um pouco do interior de Richmond, onde várias pessoas podem ser vistas conversando em um pequeno parque urbano. David para no meio do caminho, afirmando que Gabe lhe contou sobre a morte de Mariana. Javier confirma e seu irmão mostra-se visivelmente abatido, constatando que é estranho "estar de luto pela mesma pessoa duas vezes", e perguntando sobre a personalidade dela e como ela morreu.

Neste momento, Javier irá revelar que foi um de seus homens que a matou. David mostra aversão à ideia, mas Javier insiste, apontando Max e Badger como os culpados (ambos homens de David). David, então, lhe pede para que não conte isto para os outros líderes.

A política dentro da New Frontier consiste de quatro líderes (David, Clint, Dr. Paul Lingard e Joan), que cuidam de diferentes setores dentro da comunidade. David cuida da segurança, Clint, da alimentação, Lingard é o médico e Joan preocupa-se com o bem-estar da população e entra em contato com outras comunidades. Para manter-se na administração, é necessário fazer um bom trabalho em seu "departamento", caso contrário, será destituído.

S03E03 - Conheça Ava
Eles, então, seguem em frente e encontram-se com Ava. David afirma que ela é sua mulher de confiança e se afastam. Ele continua sua história, dizendo que se encontrou com ela pouco depois do início do apocalipse e elogia suas capacidades de sobrevivência. Logo parte a falar sobre o início do apocalipse, afirmando que Gabe contou que ele, Javier, Kate e Mariana tomaram abrigo na casa da família.

David, por sua vez, conta que foi forçado para fora da cidade pelo trânsito com a mãe deles e que não demorou até que ela se transformasse também. Ele logo encontrou-se com alguns amigos do seu batalhão e tentaram criar uma zona segura por um tempo. David confessa que pensou que sua família estivesse morta, mas elogia o amadurecimento de Javier e o cuidado com a família. Entram no hospital.

S03E03 - Kate e Javier
Os dois se dirigem para a sala onde Kate está sendo tratada. Gabriel e seu pai começam a brincar de luta juntos, enquanto Javier fala com Kate, que se mostra feliz de ter lhe reencontrado. Ela logo finge estar passando por dor para conversar a sós com Javier, e Gabriel e David correm para buscar o médico. Kate admite a Javier que se sente apavorada em ficar ali e está disposta a fugir o mais rápido possível com ele e Gabriel. Javier pode prometer ajudá-la ou não.

Logo, pai e filho retornam com Paul Lingard, o médico. Kate mente, dizendo que a dor tinha passado. O médico logo parte para elogiar o trabalho de primeiros socorros feitos por Eleanor e pede que ela seja trazida para o hospital. David se despede de Kate, dizendo que ele e o irmão devem "se encontrar com outras pessoas", e leva-o para falar com os outros líderes da comunidade.

S03E03 - Outros líderes
O lugar de reuniões da administração da comunidade é uma velha capela. Lá, eles encontram Clint e Joan, que discutem qual seria a melhor refeição: um creme de espinafre de Clint ou um bolo feito por Joan. Esta pergunta a opinião de Javier, que pode escolher um dos dois ou ambos. O clima positivo logo se desfaz quando Joan inicia a discussão sobre Javier e seu grupo.

Clint relembra o momento que encontraram David comendo avidamente de um pomar, mas o clima cômico ganha tons agridoces ao lembrarem que esta velha localidade onde os três haviam se reunido foi destruído. David afirma que foi o fracasso desta comunidade anterior que os levaram a criar a New Frontier e a utilização das marcas como sinal de fidelidade ao grupo. Joan também aponta que o grupo perdeu vários membros graças ao último inverno que enfrentaram e que, desde então, procura proteger ao máximo seu grupo dos perigos.

S03E03 - Max na capela
Repentinamente, entram na capela Max, seguido de outros dois guardas. Ele foi chamado por Clint, depois que ouviu dos desencontros entre ele e Javier. Joan questiona sobre o relacionamento entre os dois, resposta que Javier pode dar mentindo (dizendo que não há problemas) ou falando a verdade (que não o suporta ou eufemizando a situação). Ela continua a perguntar a origem da rivalidade e questiona Max.

Max mostra-se relutante, de início, a admitir a origem da rixa, mas é coagido a falar. Max afirma que pegou-o roubando gasolina de um dos seus trailers, acusando-o de ser um ladrão. Joan questiona Javier, que tenta se defender. Max continua seu testemunho, dizendo que Clementine fez Rufus cair para fora da estrada e bater o caminhão. Quando questionado sobre Clementine, Max só diz que "ela foi banida por um motivo". Clint começa a ralhar com David sobre o testemunho de Max.

A discussão chega ao seu ápice quando Javier é forçado a escolher entre esconder a verdade ou contá-la.

  • Se Javier esconde a verdade, abre-se espaço para que Clint condene ainda mais o grupo de Javier. Max conta vantagem sobre seu testemunho. Joan toma o lado de Clint, afirmando que os soldados de David já são incontroláveis o suficiente. Clint ordena que o grupo de Javier seja mandado para o portão com o mínimo para a sobrevivência. Javier é escoltado para fora.
  • S03E03 - Acusação Javier
    Se Javier conta a verdade, ele levanta-se, colérico frente às acusações, afirmando que Badger assassinou sua sobrinha e destruiu Prescott. David o faz sentar, mas não consegue mantê-lo calado. Clint pede que Javier desenvolva a história. A maioria das opções de diálogo fazem Javier contar que Prescott foi destruída e a população, morta. Max tenta se defender, afirmando que tentou controlar Badger. Joan e Clint ralham com David, afirmando que seus soldados estão fora de controle, e ela manda que Javier e seu grupo sejam mandados para o portão com o mínimo para a sobrevivência. David afirma que Eleanor, Kate e Gabe terão que ficar. Javier é escoltado para fora.

No portão, Javier, Tripp, Jesus e Clementine e Conrad (se presentes) são escoltados para fora do portão. Ava aparece correndo e entrega uma bolsa com armas, dizendo que foi David que a preparou. Tripp fica raivoso e cobra à Ada que Eleanor volte, mas ela se recusa. Ele não se mostra mais calmo e Ada lhe golpeia, jogando-o no chão. Ela entra e o portão é fechado.

O grupo se reúne e Tripp ralha com Javier sobre a expulsão, mas logo o clima se apazigua e eles vão conferir o que há dentro da mala. Dentro, encontra-se um taco de beisebol feito de aço e um mapa enrolado nele. No mapa, encontra-se Richmond no meio, com algumas áreas marcadas como "limpas" e uma seta azul que os manda até uma fábrica ao norte. Sem outras opções e com uma horda de zumbis se aproximando, eles se preparam para sair.

S03E03 - Expulsos
Além do taco, a mala contém algumas armas de defesa, mas nenhuma comida.
  • Se o grupo for apenas Javier, Tripp e Jesus, a mala conterá uma machadinha, duas facas e uma lanterna. Jesus pega a machadinha, Tripp, apenas uma faca e Javier, com o taco de aço e a lanterna. Abalado, ele fica para trás e exprime seu medo de perder mais pessoas de seu grupo. Javier o consola e eles vão embora.
  • Se Clementine e Conrad estiverem com o grupo, a mala conterá uma machadinha, três facas, uma lanterna e duas pistolas. Jesus fica com a machadinha, Clementine, com uma faca e uma pistola, Tripp, com uma faca e Javier se aproxima para pegar a arma. Conrad insiste para ficar com ela, pedindo desculpas por seu comportamento no túnel. Tripp se opõe, e quer que ele fique com a arma. Cabe a Javier escolher entregar-lhe a arma ou ficar com a arma.
S03E03 - Conversa Tripp Javier
Mais tarde, o grupo está andando pela mata e Tripp e Javier conversam. Tripp pede, inocentemente, qual é o envolvimento entre Javier e Kate, considerando que eram bastante próximos e (opcionalmente) se beijaram no ferro-velho. Javier pode desconsiderá-lo ou admitir que tem sentimentos por Kate. Tripp compreende Javier e também admite ter sentimentos por Eleanor, mesmo já tendo um relacionamento no passado.

Jesus pede silêncio e nota o som de uma horda de zumbis se aproximando. O grupo se depara com um pequeno grupo de quatro zumbis, que consegue eliminar com facilidade. Antes de prosseguir viagem, um quinto zumbi aparece e Javier parte para eliminá-lo. Entretanto, é surpreendido antes de fazê-lo. Ele sofre em eliminar os zumbis e, repentinamente, Clementine aparece com o seu taco, eliminando os dois e salvando Javier. Todos seguem viagem.

Clementine, então, critica o plano de David pois afirma que não confia nele pois "aprendeu isso de primeira mão". Ela continua a falar, dizendo que se uniu à New Frontier pois disseram que lhe ajudaria com Alvin Jr. e, embora tenham tentado tratá-lo, negam-lhe o remédio que poderia ser sua última saída e os separam agressivamente quando ela tenta furtá-lo e tentar tratar o bebê.

S03E03 - Abraço de consolo
Clementine lamenta a prometida morte de AJ e Javier a consola. Mas logo se deparam com a fábrica onde David lhes mandou. O lugar está, aos poucos, sendo tomados por caminhantes e eles correm em direção ao portão. O grupo tenta segurar a grade e manter os zumbis do lado de fora enquanto Javier procura uma entrada. Ele consegue abrir uma fresta do portão - mas não muito - e todos conseguem entrar. O portão é fechado.

O grupo para um pouco para recuperar o fôlego enquanto os zumbis se debatem contra o portão. Ouvem-se, então, batidas na porta - trancada por dentro - e ouve-se David do outro lado. Javier corre para abrir, mas Clementine aponta-lhe a arma e o faz parar. Javier pode escolher entre:

  • Abrir a porta, apelando misericórdia para Clementine, que logo é desarmada por Jesus. Javier abre a porta e David entra e logo comenta sobre a presença de Clem. Clementine está desgostosa com a situação e encara David com desgosto. Tripp e Javier o enfrentam sobre a expulsão dela do grupo, julgando-o por a ter deixado sozinha. David mantém-se irredutível, ainda defendendo sua postura na situação. Clementine, baixinho, pergunta se AJ sofreu. David, entretanto, afirma que ele se recuperou e está bem. Clementine, inicialmente, crê que ele está mentindo, mas ele insiste que não está e que Lingard saberá onde está AJ.
  • S03E03 - David com arma na cabeça
    Não abrir a porta, Javier se afasta, para a satisfação de Clementine. Jesus, porém, corre e abre a porta para David entrar. Caso isso ocorra, Clementine corre e derruba David, apontando sua arma contra a cabeça dele e exigindo saber se ele deixou AJ se transformar. David responde, calmo, que não precisou, já que AJ se recuperou e está bem. Clementine, inicialmente, crê que ele está mentindo, mas ele insiste que não está e que Lingard saberá onde está AJ.

Clementine se afasta. David afirma que veio para deixar para Javier um carro e se despedir do irmão, dizendo que Kate, Gabriel e Eleanor ficarão melhor com o seu grupo. A porta logo é escancarada e alguns zumbis tentam entrar, mas Jesus desfere-lhes um golpe e segura a porta fechada enquanto os dois irmãos usam uma grande caixa de carregamento para tapar a porta.

Tripp logo suspeita da origem da caixa e, sob melhor inspeção, nota que várias das caixas vieram de Prescott. Jesus também identifica que outras caixas e mantimentos são originárias de outras cidades que foram atacadas. Todos acusam a New Frontier, enquanto David se defende.

S03E03 - Descoberta dos assaltos
Repentinamente, vozes humanas abafadas são ouvidas pela fábrica. O grupo se esconde e logo presencia Max, Lonnie e Badger se aproximando. Eles conversam entre si e comentam sobre os frutos dos ataques a outras cidades. Javier e David se aproximam e surpreendem o grupo, socando e derrubando Badger no chão, afastando-o de sua arma. Max tenta conversar com David, mas logo saca sua arma e atira em sua direção. Todos se jogam no chão e ocorre uma pequena troca de tiros.

Javier corre atrás de Badger, que tenta fugir e derrubar uma prateleira para escapar. Ele o persegue até um pequeno escritório no segundo andar. Quando entra, Badger está recarregando uma escopeta e tenta atirar em Javier. Os dois entram em uma luta corpo a corpo até que Badger ganha vantagem e consegue atordoar Javier. O ladrão, então, tenta espancar Javier com seu taco, mas consegue desviar, agarrar a escopeta de Badger e atirar no seu estômago ou joelho. Ele cai para trás, batendo as costas contra um armário.

S03E03 - Badger a ser espancado
Tripp (e Conrad, se estiver vivo) aparecerão pela porta. Tripp irá dizer para deixar Badger sangrando no chão. Conrad, se presente, irá chutar Badger e proferir sua vingança por Francine. Javier tem três opções:
  • Deixar Badger se transformar, deixando Badger para morrer enquanto os dois (ou três) fogem.
  • Espancar Badger com o taco de beisebol para vingar Mariana. O jogador pode dar-lhe vários golpes até abrir seu crânio ou parar a qualquer momento.
  • Deixar Conrad matá-lo (caso Conrad esteja presente). Badger tentará atiçar a raiva de Javier, mas Conrad lhe insultará e atirará contra a cabeça dele.
  • Demorar demais para fazer uma decisão levará a Tripp sacar uma faca e enfiá-la na cabeça de Badger, matando-o.

Os dois (ou três) ouvem um barulho de tiro ao fundo e correm. Deparam-se com David desarmando Max e jogando sua arma para longe. David ralha com Max por todos os assaltos a outras comunidades e o mantém sobre a mira de sua arma. Max, por sua vez, afirma que Joan sabe dos assaltos e que era a forma de sobrevivência da comunidade, mas que David nunca concordaria. Max promete que contará a verdade à Richmond caso sua vida seja poupada. Javier deve escolher:

  • Assassinar Max, atirando contra sua cabeça.
  • Levá-lo de volta, assumindo que ele poderá ser de grande auxílio. David o nocauteia.
S03E03 - Jesus deixa o grupo
Todos saem do edifício. Jesus e Clementine aparecem correndo, afirmando que perseguiram Lonnie, mas ele conseguiu fugir. Caso Javier tenha assassinado Badger, Jesus irá notar o taco sangrento e irá ralhar com Javier, dizendo que perdeu sua humanidade. De qualquer forma, Jesus irá deixar o grupo, afirmando que não possui mais esperanças de encontrar seus amigos em Richmond e que deve avisar a sua comunidade sobre o que está acontecendo. Tripp e Javier se despedem. O resto do grupo segue direto para Richmond.

Todos conseguem retornar a Richmond por meio dos bueiros. David e Max irão na frente para enfrentar Joan. Tripp e Conrad (se presente) irá(ao) em busca de Eleanor e se encontrará com Javier mais para frente. Clementine vai se comunicar com alguns amigos e descobrir onde AJ está. Cabe a Javier levar Gabriel e Kate para a casa de David em Richmond. Javier se encontra com Tripp (e Conrad, se presente) mais para frente, mas não consegue avançar por causa de dois guardas que passam ali perto. Javier consegue distraí-los quebrando uma vidraça com uma pedra ou usando esta para jogar em um transformador. Eles conseguem prosseguir.

O pequeno grupo consegue chegar à clínica. Tripp (e Conrad) irão atrás de Eleanor enquanto Javier busca Kate e Gabriel. Javier é recebido com um abraço de Gabriel. Kate também se mostra preocupada, dizendo que ouviu falar que o grupo de Javier teve sua entrada negada. Ela também afirma que Joan passou pela enfermaria e a olhou dos pés à cabeça, afirmando que David estava em problemas e não mais em comando.

S03E03 - Fuga na clínica
Javier insiste para que eles fujam e não acreditem em Joan. Kate, entretanto, tem outros planos. Eleanor e Tripp entram na sala. Vendo que a instabilidade política da comunidade pode acabar fazendo-lhes mal, Kate sugere que eles fujam enquanto é tempo. Gabriel, logicamente, é completamente contra a ideia. Javier deve escolher se vai:
  • Fugir com Kate, para o seu agrado e o desespero de Gabriel, que quer ficar junto ao pai. Ele, então, decide ficar (embora Kate queira levá-lo junto) e é irredutível no assunto. Javier e Kate são forçados a fugir sozinhos, enquanto Eleanor e Tripp se preparam. Quando iam chegar no bueiro onde o grupo penetrou a comunidade, dois guardas os veem e apontam armas contra os dois. Javier manda Kate fugir e ela o faz, enquanto ele é preso e levado para a capela. David está discutindo com Joan, e recebe desgostoso a notícia de que Javier tentou fugir. Fern, uma das guardas, fica ao fundo.
  • Ficar em Richmond, para o desgosto de Kate. Tripp e Eleanor se retiram para se armarem. Gabriel e Javier tentam ajudar Kate a caminhar até a casa de David, mas ela ainda está fraca e cai. Eles tentam ajudá-la, mas Kate, orgulhosa, recusa ajuda e levanta-se sozinha. Javier, Kate e Gabriel andam pelas ruas de Richmond até a casa de David, enquanto ela afirma que este só ficava feliz quando estava em enrascadas. Quando chegam à casa, Ava os espera, dizendo que David está em apuros e necessita da ajuda de Javier. Kate e Gabriel entram, Javier e Ava saem. Os dois vão até a capela e David está discutindo com Joan. Quando nota o irmão entrar, pede se sua esposa e filho estão em segurança, e ele afirma que sim. Ava fica ao fundo da capela.

Até o momento, Joan recebe com repúdio as acusações que estão sendo feitas por David. Ela tenta desviar de assunto, acusando David de trazer seu irmão de novo para a comunidade às escuras. Javier logo declara o que descobriram no depósito: que Joan tem ordenado ataques a comunidades pacíficas por suprimentos. Clint e Lingard recebem a notícia com surpresa e logo a questionam também, sem antes exigir provas.

  • S03E03 - Rendidos
    Se Max estiver vivo, ele estará presente desde o início e irá confessar os assaltos, para o desgosto de Lonnie. Joan assumirá a culpa e dirá que estava fazendo isto até que Richmond alcançasse a autossuficiência. Ela chantageia emocionalmente os outros dois líderes para que não se oponham, dizendo que, sem os fertilizantes para Clint ou os suprimentos médicos para Lingard, a comunidade não sobreviveria. Joan logo manda que David e Javier sejam postos em uma cela até que ela decida o que fazer. Clint, numa reviravolta, toma o lado de Joan, removendo o cargo de David. Lingard falha em tomar uma posição e está atônito. Ava/Fern se retira, frustrada. Os dois são rendidos e Javier é nocauteado. A tela escurece e o episódio acaba.
  • S03E03 - Final 2 Lonnie mente
    Se Max não estiver vivo, Lonnie irá dizer que o grupo de Javier atacou a ele, Max e Badger, matando os dois. Entretanto, mente que foi David quem ordenou os ataques. Ava/Fern deixa o prédio, frustrada. Por mais que os dois irmãos tentem fazer com que Lonnie conte a verdade, ele não o faz e continua a incriminar os dois, afirmando que eles mataram Badger e Max pois eles queriam parar com os assaltos. Clint toma o lado de Joan e Lingard falha em tomar ação, enfurecendo ainda mais David. Este, por sua vez, soca Lonnie e puxa sua arma, apontando para os outros dois líderes. Um capanga derruba Javier no chão e escuta-se David disparar duas vezes. A tela escurece e o episódio acaba.

Thicker Than Water Editar

O episódio se inicia com um flashback para antes do apocalipse. David e Javier García estão rebatendo bolas de beisebol em um pequeno parque de diversões. Segundo Javier, é a primeira vez que volta a rebater bolas desde sua expulsão vitalícia do seu time e que David lhe levou para se distrair. David quer começar a desabafar quando surge uma pequena garota perto do seu espaço de jogo.

S03E04 - Beisebol
Ela reconhece Javier e pede que lhe autografe uma bola de beisebol. Quando ele lhe pede seu nome, a garotinha revela suas reais intenções: que vai revender a bola em troca de alguns poucos dólares. Javier pode aceitar e assinar a bola desgostoso ou rejeitar a oferta, para o desgosto da menina. Depois desta pequena troca, os dois irmãos voltam ao jogo.

Javier pode escolher entre rebater as três bolas que lhes são lançadas e começar a contar vantagem, para o desgosto do irmão, ou conscientemente errar as rebatidas para consolar David. Caso continue a rebatê-las, David sai da área de rebate e nega-se a falar. Eles chegam perto da saída quando ele volta a falar, reclamando que Javier só faz o caçoar e contar vantagem, o qual ele pode se desculpar ou responder asperamente.

David, então, começa a revelar as frustrações da sua vida para Javier, afirmando que odeia seu trabalho, vive brigando com sua esposa e expressa seu desejo de voltar para o exército, quando era mais feliz e sentia-se mais respeitado. David, inclusive, expressa seu estranho desejo de se afastar da família e voltar para guerra, o que Javier pode se opor ou reagir apaticamente. O irmão mais velho, então, pede que Javier prometa que vai ajudar sua esposa e filhos quando ele não estiver por perto. Dependendo do diálogo dos dois, eles podem sair do parque em bons termos ou sérios e distantes. O flashback acaba.

Retornando ao presente, David e Javier são escoltados a força para a sala de quarentena por dois guardas (um deles, sendo Rufus, caso não tenha sido morto). Se Max foi morto no episódio anterior e Lonnie acusa David dos assaltos, eles comentam que Lonnie morreu no tiroteio.

S03E04 - Clint cela
Clint aparece logo descendo as escadas para falar com os dois novos prisioneiros. Ele afirma que Joan "só quer ordem", defende a sua tomada de decisões e não quer que os dois iniciem uma guerra. Termina a conversa subindo as escadas e dizendo para "confiarem no processo" caso quisessem sair dali. Os guardas saem também e trancam a porta, deixando os dois irmãos para trás.

David mostra-se abatido pela traição de Joan e sua pobre tomada de decisões, com Javier o consolando ou o condenando. Ele também se preocupa com o bem-estar de Kate e Gabriel e oferece uma batida de punho para o irmão, que pode aceitá-la ou rejeitá-la.

S03E04 - Joan cela
Joan reaparece, escoltada por dois guardas, querendo conversar com os dois. Ela afirma que os outros dois líderes concordam que David tornou-se "uma ameaça" e que irá convocar uma reunião na praça principal no dia seguinte para resolver este problema. Embora Javier e David rebatam seus insultos velados e falsa diplomacia, ela mostra-se mais áspera, afirmando que fará o povo perceber David como a ameaça. Joan, então, pede que David a acompanhe para que "responda a algumas perguntas".

Todos saem, exceto Javier. Este, por sua vez, revira a cela para encontrar uma saída. Usando um cano solto da pia e um banquinho na área, ele consegue quebrar uma das pequenas janelas barradas da sala. Entretanto, ele não consegue remover as barras exteriores para fugir até que Gabriel surge abruptamente em sua frente. Ele demonstra preocupação, afirmando que estava procurando há tempos por ele. Com a ajuda do adolescente, Javier consegue fugir.

Os dois andam, às espreitas, pelas ruas de Richmond, escondendo-se dos guardas em patrulha. As batidas na cerca demonstram a presença de zumbis logo do outro lado. Gabriel afirma que Kate não quis ficar na casa de David e então foram para os alojamentos de Eleanor. Durante o caminho, ele insiste que ajudem seu pai mesmo diante da insistência de Kate para fugirem.

S03E04 - Construção palco
Eles chegam perto do prédio de Eleanor quando notam alguns guardas saindo de lá, fazendo-os se esconderem depressa. Gabriel comenta que as rondas estão ficando mais frequentes. Pode se ver que uma estrutura está sendo montada na frente da velha prefeitura. De qualquer forma, os dois conseguem entrar sem mais incidentes. Rolam os créditos iniciais, com a câmera mostrando várias partes da comunidade e terminando com o título do episódio.

Após subirem várias escadas, os dois chegam ao apartamento de Eleanor. Antes de entrar, é possível ouvir Eleanor e Tripp discutindo sua relação. Este quer que os dois voltem a namorar, enquanto ela mostra-se insegura. Kate (caso tenha seguido o plano de David) ou Conrad (se estiver vivo) abrirá a porta para os dois. Dentro do apartamento, encontra-se Ava apoiada numa parede e Eleanor e Tripp conversando, um tanto vexados ao perceberem que foram ouvidos.

Eleanor desconversa e pergunta a Javier qual é a situação atual da comunidade e sua resposta pouco parece surpreender seus ouvintes. Kate ainda expressa seu interesse em fugir o quanto antes. Eleanor mostra-lhes, pela janela, que uma horda cerca a comunidade e que não poderão fugir tão facilmente e Ava reforça esse temor. Tripp mostra iniciativa e pede por armas para que possam se defender.

S03E04 - Tripp e Javier conversa
Gabriel é rápido ao relembrar onde as armas estão estocadas e Ava oferece sua ajuda para recuperá-las. Javier e Gabriel se dirigem para a saída, mas Kate os interrompe a fim de abraçá-los e pedirem para zelarem por sua própria segurança. Já na saída, Tripp interrompe Javier, pedindo-lhe um conselho sobre o que fazer com Eleanor em seguida. Depois disto, ele está livre para seguir os outros dois.

Ava, Gabriel e Javier se aproximam do prédio onde estão as armas, mas correm para se esconder ao encontrarem um guarda. Ela se voluntaria para tirá-lo do caminho enquanto eles buscam o armamento e se afasta. Nesse meio tempo, Gabriel e Javier conversam sussurrando, com o tio dando-lhe conselhos de experiências (sobre confiança e a importância das escolhas feitas em poucos segundos). Ava consegue levar o guarda para longe e os dois entram.

S03E04 - Arsenal
Lá dentro, tio e sobrinho andam cautelosamente pelos corredores ecoantes do prédio até chegarem na porta que leva ao arsenal. Encontrando-a trancada e sem muitas opções, Javier usa um extintor de incêndio para detonar a fechadura. Com três golpes barulhentos que ecoam pelas paredes do edifício, eles ganham acesso. Os dois juntam armas: Javier recupera seu taco de beisebol de ferro e mochila e Gabriel junta várias armas em duas mochilas. Ava aparece alguns momentos depois sem anúncios, assustando de leve os dois. Ela pega uma mochila e se vai.

Javier pega a outra e, no caminho de volta para a entrada, os dois ouvem passos: um guarda se aproxima. Os dois se escondem dentro de um almoxarifado ali próximo e, pelas persianas da janela da porta, observam o sujeito passar pelo local e parar próximo da porta. Mesmo não tendo sido reconhecidos e com as emoções à flor da pele, Gabriel corre para fora da sala e tenta atacar o guarda, que facilmente o joga ao chão e aponta-lhe uma arma à cabeça.

S03E04 - Detendo guarda
Javier corre e derruba o guarda, fazendo-o soltar sua arma, mas sacando uma faca. Os dois entram em uma luta corpo a corpo, na qual Javier é esfaqueado no ombro direito. Mesmo ferido, ele consegue nocautear o guarda, que cai desfalecido no chão. Javier cobre a ferida com a mão enquanto Gabriel se desculpa pela atitude irresponsável. Ava aparece correndo e ralha com os dois por terem chamado atenção, mas logo sugere que ponham o guarda desfalecido para dentro do almoxarifado para não chamar atenção. Com isto feito, os três saem do local sem incidentes.

Eles vão diretamente à enfermaria para falar com Lingard e tratar o ferimento de Javier. Ava e Gabriel saem de cena com as armas para não chamarem atenção enquanto Javier entra.

Lá dentro, ele encontra o doutor Lingard inconsciente pelo uso de medicamentos, sentado em uma cadeira do consultório. Clementine está por lá vasculhando os armários e é pega de surpresa. Ela afirma que veio ali para extrair informações de Lingard, mas já o encontrou desfalecido quando chegou. Clementine, então, afirma que pode limpar e fechar o ferimento sozinha, fazendo menção à ferida no braço direito que costurou sozinha em All That Remains, primeiro episódio da segunda temporada do jogo.

Ela se aproxima da bancada para procurar linha e agulha, mas logo sente uma dor no estômago. Quando questionada, ela afirma que "começou a sangrar", sugerindo que ela começou a menstruar. Isso gera uma cena um tanto cômica enquanto Javier tenta explicar o porquê das menstruações, mas acaba tropeçando nas palavras e ficando vexado e reticente. Ele oferece a ajuda de Kate no assunto e Clementine agradece, mas pede que se foque em seu braço primeiro.

S03E04 - Lingard inerte
Enquanto Lingard continua inerte, Javier procura entre os armários por uma linha e agulha. Entre os armários, encontra um frasco de codeína que pode deixar ali ou trazer consigo, mesmo com o desencorajamento de Clementine, visto sua tentativa de curar AJ lhe rendeu um banimento da comunidade. Ele também pode encontrar um pacote de absorventes e dá-lo a Clementine, dizendo que Kate saberá o que fazer. A agulha e a linha estarão em uma caixinha de primeiros socorros verde.

Javier, então, tirará a camisa e Clementine começa a esterilizar a ferida enquanto os dois conversam. Javier se desculpa pela ignorância sobre menstruações e comenta, um tanto sem jeito, que a chegada da menstruação significaria a possibilidade de ser mãe. Ao mencionar isto, ela afirma que já se sentia uma mãe para AJ.

Um flashback se inicia. Cada flashback é diferente dependendo do final da segunda temporada.

Engraçado. Eu já me sentia uma mãe. Kenny costumava dizer que eu era uma mãe nata.
Clementine dando início ao flashback.

Caso Clementine tenha ficado com Kenny e AJ no final da segunda temporada, um diferente flashback ocorrerá.

S03E04 - Flashback Kenny
Algum tempo após o final da temporada, Clementine está em um acampamento com Kenny e AJ à noite. Ela distrai o pequeno fazendo sombras com a mão, projetadas na cabana onde dormem. AJ ri alto da brincadeira. Kenny se aproxima do acampamento trazendo mais lenha, mas acaba acidentalmente apagando o fogo. Ele pede para que Clementine lhe ajude a reacendê-lo e, com auxílio de um isqueiro, o faz sem problemas.

Repentinamente, um zumbi se aproxima do grupo e Clementine exclama, assustada. Ela utiliza uma rocha ali perto para golpear o zumbi na cabeça três vezes, matando-o. Clementine solta a pedra e acode AJ, que começa a chorar. Kenny saca a arma e procura por mais zumbis na área, não encontrando nenhum, e reúne-se com o grupo.

Kenny elogia o cuidado que Clementine tem com o pequeno e comenta que a mãe, Rebecca, estaria orgulhosa. Eles se sentam e Kenny continua a falar, comentando sobre a maternidade e afirmando que matou Carver para a segurança do grupo. O grupo começa a planejar seus próximos passos, com Kenny sugerindo para que voltassem à Flórida. Ele prossegue afirmando sua felicidade em ter uma pequena família.

Clementine fecha o flashback falando que ficarão bem desde que fiquem juntos.

Engraçado. Eu já me sentia uma mãe. Jane dizia que eu era mais mãe do que ela jamais conseguiria ser.
Clementine dando início ao flashback.

Caso Clementine tenha ficado com Jane e AJ no final da segunda temporada, um diferente flashback ocorrerá.

S03E04 - Flashback Jane
Aparentemente pouco tempo após o final da temporada, Clementine, Jane e AJ estão caminhando por uma pequena estrada, próximo à Howe's Hardware. Enquanto Clementine segura o ainda pequeno AJ, Jane leva os cadáveres de dois zumbis em um carrinho de mão. Elas chegam até uma vala, onde Jane despeja os cadáveres. Entre eles, é notável o de William Carver, com certo progresso de apodrecimento.

Jane chama atenção para o seu cadáver, afirmando que, embora merecia morrer, Kenny foi um monstro ao desfigurar Carver daquele jeito. Clementine pode concordar ou ficar reticente. Jane se oferece para segurar AJ um pouco durante o caminho de volta. Ao começarem, dois zumbis surgem na sua frente.

Jane, com as mãos ocupadas, diz para Clementine usar sua técnica. Ela o faz e, após eliminar o primeiro zumbi, o segundo o ataca e os dois rolam vala abaixo. Clementine cai próximo dos cadáveres e o zumbi está se aproximando. Ela pega uma faca que estava ali por perto e mata o zumbi com sucesso. Jane, apavorada, tenta descer até a vala e a ajuda a voltar ao topo, entregando-lhe AJ.

No caminho de volta, Jane lamenta por se sentir impotente quando Clementine caiu na vala - de certo modo, prevendo a depressão que a levaria ao suicídio algum tempo depois -, embora ela fale o contrário e valoriza as habilidades de Jane. AJ mostra-se um pouco inquieto e Clementine oferece que ela o segure, para encorajá-la. Jane agradece.

Clementine fecha o flashback falando que ficarão bem desde que fiquem juntas.

Engraçado. Eu já me sentia uma mãe. Até Ava deve admitir que eu era uma boa mãe para o AJ.
Clementine dando início ao flashback.

Caso Clementine ficou apenas com AJ no final da segunda temporada, um diferente flashback ocorrerá.

O flashback tomará lugar após o banimento de Clementine da New Frontier, quando injetou ou tentou injetar um remédio que poderia salvar AJ. Ela anda triste pela floresta e retorna ao trailer onde encontrou Ava pela primeira vez para conseguir abrigo para a noite. Ela entra, vê o trailer vazio, senta na cama e começa a chorar baixinho.

S03E04 - Flashback Ava
Não pouco tempo após, ela ouve algumas folhas se remexendo e vai para o lado de fora, notando a presença de alguém no meio do mato. Ava, então, salta para fora com uma mochila de suprimentos em mão. Ela se desculpa pelo que aconteceu anteriormente, mas afirma que não há volta enquanto deixa a mochila no chão.

Lá dentro, há uma lata de chili enlatado, uma garrafa de água e duas barras de cereais, além de uma folha cheia de rabiscos. Ao levantá-lo da bolsa, Ava diz que David insistiu que Clementine ficasse com o desenho que AJ fez logo que foi tirado dela. Clementine poderá lhe agradecer.

Ava, então, lhe motiva, dizendo que pessoas podem tentar lhe fazer bem mesmo quando não parece, e que ela deve planejar bem os seus próximos passos. Clementine pode afirmar procurar por outro grupo ou ficar sozinha, enquanto Ava defende que juntar-se a grupos foi o que sempre lhe ajudou a seguir em frente.

Ava começa a encerrar a conversa pedindo que ela não desista de lutar, que "não perca a luz" que ela tem e que não mude. Ela se despede, dizendo que deve voltar ao grupo e que procure auxílio na cidade de Prescott, oferecendo a mão para um cumprimento (que ela pode aceitar ou rejeitar). Ela se afasta e o flashback acaba.

Ao voltar do flashback, Clementine terminou de costurar a ferida de Javier, que lhe agradece e se veste. Entretanto, ela afirma que ainda precisa arrancar a localização de AJ de Lingard. Nesse momento, o doutor retoma certo grau de consciência - embora permaneça visivelmente intoxicado - e nota a presença dos dois. Ele pergunta se David conseguiu fugir, afirmando que "embora todas as cortesias, ela [Joan] pode ser uma vadia cruel". Lingard lamenta em receber as notícias.

S03E04 - Encarando Lingard
Clementine se aproxima e é categórica ao afirmar que David "merece o que está sofrendo" pela pessoa que é, embora Lingard defende-o, dizendo que ela não o conhece de verdade e que foi ele quem tomou responsabilidade quando AJ foi retirado dela. Clementine logo repete a pergunta enquanto Lingard ganha noção de suas intenções.

Lingard se aquieta, pega a seringa da sua mesa ao lado e extrai uma calculada quantidade do frasco de um remédio. Quando perguntado sobre o que quer em troca da informação, ele só afirma que quer morrer e que eles injetem tal remédio em suas veias para matá-lo. Lingard permanece irredutível de sua decisão, afirmando que David sempre o motivou a prosseguir e se importar com coisas e com pessoas. Clementine exige que ele lhe conte sua localização, mas ele se nega, dizendo que, dessa forma, não o matariam.

Clementine insiste que deve saber onde está AJ pois esperou por muito tempo. Com a seringa em mãos, Javier deve tomar uma decisão:

Matar Lingard. Javier irá aceitar o plano de Lingard. Clementine lhe exige a localização de AJ e Lingard afirma que ele está no rancho McCarroll, a oeste de Richmond. Ela mostra alívio em saber que a criança está viva e Javier injeta-lhe o remédio mortífero. Lingard pede-lhes que fiquem por perto para garantir que ele não se transforme e suspira suas últimas palavras. O remédio é rápido e, em poucos segundos, o coração de Lingard para de bater. Javier pode esfaqueá-lo na cabeça para evitar reanimação ou, se demorar demais para fazê-lo, deixar que Clementine o faça. Os dois saem do quarto.

Recusar-se. Recusando-se a seguir o plano de Lingard, Javier entrega-lhe a seringa. Clementine mostra-se completamente infeliz, ainda querendo arrancar respostas do médico. Javier, em resposta, insiste que o médico não está dono de si e que deverão procurar outra forma de encontrar AJ. No meio dessa discussão, Lingard injeta em si mesmo o remédio e afirma que não contará a localização de AJ. Javier e Clementine vão até a saída e Lingard, enquanto suspira suas últimas palavras, diz a Javier para rezar para que Joan não os ache. Os dois saem do quarto.

Demorar demais para tomar uma decisão irá fazer com que Clementine tire o remédio das mãos de Javier e fique pronta para injetá-lo nele. Lingard afirma que AJ está no rancho McCarroll, a oeste de Richmond. Ela, então, injeta-lhe o remédio mortífero. Lingard pede-lhes que fiquem por perto para garantir que ele não se transforme e suspira suas últimas palavras. O remédio é rápido e, em poucos segundos, o coração de Lingard para de bater. Javier pode esfaqueá-lo na cabeça para evitar reanimação ou, se demorar demais para fazê-lo, deixar que Clementine o faça. Os dois saem do quarto.

Ao saírem da sala, Javier e Clementine encontram-se com Ava e Gabriel. Enquanto o pré-adolescente mostra-se feliz em reencontrar Clem, Ava mostra uma leve surpresa apenas. Todos saem e a tela escurece.

S03E04 - Gabe, Clementine
O pequeno grupo retorna ao apartamento de Eleanor. Tripp mostra-se surpreso com a volta de todos e pergunta se conseguiram as armas. Gabriel, com certo tom orgulhoso, as expõe na mesa e se aproxima de Clementine com uma pistola que "separou especialmente para ela". Embora ela mostre desinteresse pois já possuía uma arma, acaba tomando a outra para fazer Gabriel feliz.

Tripp e Eleanor notam a ferida de Javier, que os acalma. Ele afirma que passaram na enfermaria para cuidar do corte e encontraram-se com Dr. Lingard, podendo afirmar que ele está viciado e precisa de ajuda (caso não foi morto) ou que ele morreu de overdose (caso tenha sido injetado). De qualquer maneira, Eleanor expressa seu choque. Javier pede que Clementine vá falar com ela sobre seu "problema".

Todos, então, começam a planejar seus próximos passos. Tripp e Ava concordam que não podem fugir, graças à horda, e estão vulneráveis aos ataques de Joan dentro do apartamento. Eleanor tenta procurar uma resolução pacífica, tentando falar com os líderes, mas é desencorajada. Ava afirma, então, que Joan estará na reunião na praça, rodeada por seguranças, o que dificulta sua eliminação. Javier pode comentar seu plano.

S03E04 - Local caminhão
Tripp, então, insiste em um plano de fuga. Ava vai até a janela e aponta certa área próxima, afirmando que há um velho caminhão nos seus recentes campos de expansão que podem usar para a fuga. Clementine e Kate se aproximam. Esta se preocupa com o recente ferimento de Javier, mas ele a acalma e explica sua origem. Clementine afirma que não há nada a se preocupar, mas Kate insiste que Eleanor dê uma olhada. Ela constata que, desde que mantenha a ferida limpa, não haverá problemas.

Gabriel começa a se revoltar, reclamando do pânico causado pela ferida (que era sua culpa), e insiste que eles se foquem no plano. Ele tem planos ousados e afirma que quer ir atrás do pai. Javier e Tripp advogam que é uma causa arriscada demais para que ele se envolva, mas Gabriel se revolta. Ele permanece irredutível sobre sua decisão e chega até afirmar que salvar o pai é uma missão que vale a pena o risco de morte. Javier insiste que ele pare de bancar de mártir.

Os próximos eventos dependem das decisões tomadas anteriormente:

S03E04 - Tripp Intimida
Se Conrad estiver morto, Gabriel sairá de controle e acabará revelando que Javier baleou e matou Conrad, para o choque de Tripp e Eleanor. Tripp mostra-se chocado com o fato e Javier é levado a admitir o fato. Clementine irá ficar do lado de Javier, afirmando que foi pela segurança dela e de Gabriel e que ele, com certeza, os mataria.

Tripp fica colérico, condenando Javier pela morte de Conrad e empurrando-o. Eleanor, visivelmente raivosa, pede que Javier dê-lhes espaço. Tripp torna-se mais ameaçador, dizendo para que ele desapareça de sua frente antes que faça uma loucura. Javier pode tentar se desculpar ou se defender, mas os dois continuarão nervosos com ele.

Javier diz a Ava para se prepararem para buscar o caminhão. Todos saem, exceto Tripp e Eleanor que encaram o grupo com um olhar raivoso. A tela escurece.

S03E04 - Conrad planos
Se Conrad estiver vivo, ele interromperá a conversa e afirma sua decisão de não se envolver no resgate de David. Tripp o confronta, mas Conrad admite que ele não sente empatia por ninguém em Richmond. Javier pode entender sua posição ou tentar convencê-lo mas falhar.

Conrad afirma, então, que se separará do grupo e irá esconder-se em um lugar separado para esperar a horda passar e, só então, fugir. Tripp continua não aceitando sua decisão, mas Conrad decide mostrar boas intenções abraçando-o. Ele abraça Eleanor também e se dirige à porta, despedindo-se de Javier e do resto do grupo com um aceno de cabeça.

Javier diz a Ava para se prepararem para buscar o caminhão. Todos saem, exceto Tripp e Eleanor. A tela escurece.

A tela reganha cor quando Javier, Kate, Clementine e Gabriel chegam ao lugar marcado por Ava. Javier chama Clementine para investigar enquanto Kate e Gabriel ficam de vigília. Gabriel insiste que ele vá com o tio, o que Javier reagirá negativamente. Clementine, então, pede que ele permaneça em seu posto, o que ele faz com prazer.

Adentrando a área, encontra-se uma escavadeira e uma cerca fraca, mantendo alguns zumbis do lado de fora. No fundo, localiza-se uma pequena garagem e Javier e Clementine entram. Lá dentro, está o prometido caminhão, pronto para ser levado. Entretanto, no escritório, alguns guardas da New Frontier já apareceram e estão conversando, impedindo uma fuga fácil. Kate e Gabriel se aproximam.

S03E04 - Caminhão
Kate senta-se no assento do motorista e guia o caminhão em ponto morto, enquanto os outros três empurram o caminhão, incrivelmente de forma silenciosa e discreta, para fora da garagem. Lá, eles poderão ligar o caminhão sem atrair atenção. Entretanto, como não há nenhuma chave no painel, deverá dar partida no carro por meio dos fios do painel.

Javier encontra uma caixa de ferramentas perto de uma das cercas fracas que controlam os zumbis e lá encontra um cortador de fios e um martelo. Ao se afastar, se assusta com um zumbi que tentou agarrar seu braço, mas elimina-o sem problemas. Javier abre o painel debaixo do volante com o martelo e corta os fios corretamente para ligar a bateria do carro.

Com a bateria já funcionando, os zumbis se aproximam do barulho e forçam a fraca cerca que cede, deixando que zumbis invadam a área. Javier, em seguida, faz as conexões dos cabos, dá a partida no carro e foge com seu grupo. Os guardas dentro da garagem percebem o furto só quando o caminhão dá a partida e se assustam com a aproximação dos zumbis.

S03E04 - Conversa Kate
Após uma fuga de sucesso, Javier estaciona o caminhão em uma das ruas menos movimentadas de Richmond e todos ficam à espera do contato de Ava pelo rádio, que dará as próximas instruções. Isso abre espaço para um momento de descontração, no qual Gabriel aproveita para ensinar um jogo de cartas à Clementine enquanto Kate conversa com Javier.

Kate comenta que sente saudades de quando estavam na estrada com Gabriel e Mariana e também cita a queda que Gabriel tem por Clementine. Isto acaba levando para uma conversa sobre o amor e a naturalidade do amor pré-adolescente antes do apocalipse, lembranças doces de um tempo que não volta.

Kate, então, parte para uma conversa mais focada no relacionamento dos dois. Ela comenta o apoio que Javier lhe deu por todos esses anos e os momentos um tanto íntimos que compartilharam na troca singela de flertes. Ela termina, afirmando indiretamente que está atraída por Javier e que quer iniciar um relacionamento. Cabe a Javier afirmar se:

S03E04 - Beijo
Correspondendo os sentimentos de Kate, Javier afirma que está disposto a tentar fazer o relacionamento funcionar. A reação de Kate mostra um misto de alívio e surpresa ao saber que seus sentimentos são correspondidos. Ela, tímida, retrai-se ao seu banco, mas Javier a puxa gentilmente pelo queixo e a beija.

Após o beijo, Kate mostra-se extática pelo início do relacionamento, mas logo afirma que eles terão de ter uma conversa um tanto estranha com David. Javier pode concordar ou não (ou, se acabou deixando suas intenções escapar ao falar com David no início de Above The Law. Isto irá causar uma reação severa de Kate).

Ava interrompe a conversa chamando-os pelo rádio, afirmando que ela está na praça e Joan planeja em enforcar David em praça pública. Ela pede que deixem o caminhão ali a fim de não chamar atenção e vão a praça, mas é interrompida abruptamente. Gabriel e Clementine saem pelo exterior do furgão e Javier sai do banco do motorista. Kate toma o seu lugar e eles se beijam mais uma vez antes de se despedir.

Ele pede a Kate que permaneça em contato pelo rádio quando eles lhe chamarem. Ela consente e deseja boa sorte.

S03E04 - Não correspondida
Não correspondendo os sentimentos de Kate, ela sentir-se-á de coração partido e insistirá se ele não sentia mesmo nada por ela, mesmo após anos na estrada. Javier mantém sua opinião, afirmando que só a vê como amiga, para o desgosto de Kate. Ela lamenta por "criar expectativas" e "ficar forçando" Javier demais.

Ava interrompe a conversa chamando-os pelo rádio, afirmando que ela está na praça e Joan planeja em enforcar David em praça pública. Ela pede que deixem o caminhão ali a fim de não chamar atenção e vão a praça, mas é interrompida abruptamente. Gabriel e Clementine saem pelo exterior do furgão, enquanto Javier procura o olhar de Kate, que se vira para o lado.

Ele sai do carro e pede a Kate que permaneça em contato pelo rádio quando eles lhe chamarem. Ela mostra-se um tanto raivosa quando forçada a falar, mas entende o plano.

Javier encontra-se com os dois adolescentes nos fundos. Clementine se preocupa com o que enfrentarão e o porquê da interrupção abrupta de Ava. Todos saem em direção à praça.

S03E04 - Forca
Na praça, nota-se que uma grande parte (senão toda) da população de Richmond está defronte a um palco montado para o "evento". Sobre ele, está Joan, pregando uma má imagem de David para a população. David está com a corda envolta do pescoço (literalmente) e de pé sobre um banquinho.

Joan afirma que as decisões inconsequentes e o comportamento perigoso de David colocaram a comunidade em perigo. Ele a interromperá e tentará acusá-la, mas Joan mostra sua carta na manga: dois guardas tiram a cortina que está atrás de Joan. Detrás dela, o cadáver de Badger (zumbificado e morto ou com o cérebro esmagado) e o outro pode ser tanto de Max (caso tenha sido morto em Above the Law, no depósito) ou de Paul Lingard (caso tenha sido envenenado a pedido dele) ou de ninguém, caso ambos continuem vivos.

Joan continuará pregando as supostas maldades de David para a multidão, enquanto Gabriel manifesta suas preocupações com a segurança do pai. Joan notará, então, a presença de Javier e pedirá sua contribuição para este discurso. Caso Conrad esteja morto, ela revelará que Eleanor conversou com ela na noite passada, entregando os planos de Javier. Caso contrário, Joan continuará seu discurso.

S03E04 - Tripp ou Ava
Em seguida, a líder da comunidade irá continuar advogando pelo uso de sua punição a David como "justiça para o povo de Richmond" e que pessoas que se põem a si mesmo antes do grupo "não duram muito", mandando trazer Tripp e Ava, seus novos prisioneiros, com os braços amarrados. Isto acaba chocando o grupo de Javier. Tripp e Ava, sem muita opção, ajoelham-se.

Joan continua seu monólogo, acusando de terem roubado o arsenal da comunidade e, por ter lhe posto em uma situação sem lado positivo, ela irá fazer o mesmo. Joan, então, força com que Javier escolha qual dos dois deve morrer: Ava ou Tripp. Os dois e David reagem assustados, enquanto Clint tenta intervir e acalmar Joan, mas ela se mantém irredutível. Para forçá-lo fazer uma escolha rapidamente, ela manda com que apontem armas a Gabriel e Clementine também.

Caso Javier escolha salvar Ava, Tripp irá reagir negativamente. Caso Conrad esteja vivo, ele irá condenar Javier por ter lhe traído. Caso Conrad esteja morto desde o segundo episódio, ele se mostrará mais frio do que surpreso pois "não esperava muito de um traidor". Joan diz para matá-la. Javier intervém, dizendo que a escolheu, mas Joan decide o trair. David tenta fazê-la parar, mas não consegue. Joan deixa escapar que ela "fará o que quiser" e manda matá-la. O guarda atira na cabeça de Ava, que cai morta para o lado.

Caso Javier escolha salvar Tripp, David reagirá assustado. Joan elogiará a posição de Javier para que não agradasse seu irmão e manda matarem Tripp. Javier intervém, dizendo que escolheu ele, mas Joan decide o trair. Um guarda aponta uma arma para o pescoço do prisioneiro. Eleanor implora para que não o matem. Tripp deixa escapar sua desilusão. Joan deixa escapar que ela "fará o que quiser" e manda matá-lo. O guarda atira no pescoço de Tripp, que cai morto para o lado.

S03E04 - Proposta
Clint mostra-se descontente com toda a carnificina enquanto Joan prepara-se para enforcar David. Javier tenta se aproximar do palco, mas é detido por um guarda com uma arma apontada para o seu estômago. Ele e seu grupo estendem as mãos para o alto. Clint começa a expressar seu descontentamento ainda mais e Javier tenta motivá-lo para que interceda na situação.

Clint intervém, dizendo que, em Richmond, eles não matam culpados: os mandam para o exílio. Ele pede para que Javier e seu grupo saiam da comunidade e Joan aproveita a oportunidade para provocá-los com a horda no lado de fora. David explode em raiva, dizendo para não aceitar a proposta pois são todos assassinos e matar Joan. Cabe a Javier escolher:

S03E04 - Joan morta
Javier atira bem no olho de Joan, que cai morta no chão. A comunidade foge e, aproveitando a confusão, um guarda chuta o banco onde David está, enforcando-o. Gabriel tenta se aproximar do palco para ajudar o pai, mas fica na mira de um atirador, que muda sua atenção para Javier. Este corre de um lado para outro e o guarda atira, mas acaba matando dois moradores. Javier mata um guarda e sobe no palco.

Javier mata mais um guarda que se aproxima e ajuda Gabriel a salvar o pai da forca. Eles conseguem, David cai no chão e os dois o arrastam para o abrigo. David se recupera e enxerga Clint fugindo no meio da multidão e corre atrás dele (junto a Ava, se viva).

Gabriel quer ir atrás do pai e vai, independentemente. Javier corre em direção à Clementine, que está ficando cercada no tiroteio (se Tripp estiver vivo, ele diz a Javier para ajudá-la), e mata o máximo de guardas que consegue. Kate chama pelo rádio, afirmando que está ouvindo um tiroteio. Javier lhe troca poucas palavras (para que mantenha a posição ou venha até a praça).

Caso Javier aceite a proposta, Joan mostra seu descontentamento, dizendo que não irá deixá-los ir. Clint a contradiz enquanto desamarra os braços de David. Este, por sua vez, tira a corda do pescoço, salta do banco e, num movimento rápido, rouba a arma de um guarda e pega Clint como refém.

S03E04 - Clint Refém
Joan aproveita a oportunidade para desmotivar Clint, chamando todo o grupo de mentirosos, enquanto David ameaça matar Clint. Javier manifesta seu descontentamento, dizendo que ele está estragando suas chances. David responde asperamente e Clint aproveita a oportunidade para fugir. David acaba apertando o gatilho e a bala assusta a multidão, que começa a se dispersar.

Gabriel tenta se aproximar do palco para ajudar o pai, mas fica na mira de um atirador, que muda sua atenção para Javier. Este corre de um lado para outro e o guarda atira, mas acaba matando dois moradores. Javier mata um guarda e sobe no palco. Gabriel tira Clint de cima do pai e este atira na cabeça de Clint, matando-o. Todos buscam abrigo das balas que vêm em sua direção.

Na corrida, David e Ava (se viva), procuram outro abrigo e pedem cobertura. Gabriel quer ir atrás do pai e vai, independentemente. Javier corre em direção à Clementine, que está ficando cercada no tiroteio (se Tripp estiver vivo, ele diz a Javier para ajudá-la), e mata o máximo de guardas que consegue. Kate chama pelo rádio, afirmando que está ouvindo um tiroteio. Javier lhe troca poucas palavras (para que mantenha a posição ou venha até a praça).

S03E04 - Explosão
Um inimigo lança uma bomba de fumaça. Javier sai do abrigo e mata um guarda. Se Conrad estiver vivo, ele aparecerá nesse momento, dizendo que voltou pois algo lhe disse que era necessário. Kate logo aparece com o caminhão, indo a toda velocidade. Javier deve se jogar para fora do caminho do veículo (caso Conrad esteja vivo e Javier demore muito para fazê-lo, ele irá empurrar Javier para fora do caminho e será atropelado).

Um dos homens da New Frontier acende um coquetel molotov e joga contra o caminhão que, desgovernado, bate em um caminhão tanque de gasolina. O tanque se rompe e, com o fogo do caminhão de Kate, gera uma explosão. Javier chama por Kate. A explosão detona o muro e abre espaço para que os caminhantes entrem. O episódio termina.


From The Gallows Editar

S03E05 - Dominó
O último episódio da temporada começa, novamente, com um flashback de antes do apocalipse. Javier, David e seu pai estão jogando dominó. Após jogar uma de suas duas peças, David lança a sua última e ganha o jogo. Ele e o pai caçoam do caçula humoradamente. Tendo apostados dez dólares no jogo com cada um, David começa a cobrar até do irmão, que está sem dinheiro. Salvador, então, pede que Javier pegue o dinheiro de sua carteira.

Javier se aproxima da carteira e nota um pedaço de papel. Ele começa a ler, mas David o saca de sua mão, para o desgosto do irmão. David mantém-se quieto, mas sério enquanto lê, confuso. O pai se levanta e tira o papel da mão do filho, que afirma que o papel confirmava o diagnóstico de que Salvador tem câncer. O pai, por sua vez, se mostra conformado com sua situação e afirma que não queria que eles soubessem.

David explode, raivoso, gritando com o pai (o que Javier pode fazer também, ou tomar uma postura mais calma). Javier mostra-se hesitante em perguntar da gravidade da doença, mas seu pai o conforta e afirma que a doença está em seu estado terminal. David se lembra que a sua mãe não sabe da doença e afirma que ela deverá saber para lhe dar apoio. Javier concorda e pergunta sobre o tratamento que pode ser feito.

Salvador afirma que os tratamentos são muito caros e que decidiu não se tratar. David fica ainda mais raivoso, afirmando que esta decisão não é sua. Javier lamenta por não ter mais dinheiro para pagar enquanto David declara orgulhosamente que poderá pagar o tratamento. O pai dos dois, entretanto, nega o dinheiro de David por sua honra.

S03E05 - Confronto
Salvador tenta convidar os filhos a jogar de novo, mas David bate na mesa e joga as peças para longe, chamando o pai de covarde enquanto Javier defende o pai da ira do primogênito. O pai, entretanto, manda os dois filhos se sentarem calmamente e começa a contar sobre como os dois nasceram e o quanto a mãe queria uma filha mulher para "não ter de lidar com dois [Salvadores]", para não ter "um cabeça-quente de bom coração ou um jogador bonitão e orgulhoso".

David, de forma mais resignada, insiste que o pai tome o tratamento para honrar a família (enquanto lança um olhar raivoso para o irmão). Javier pode apoiar a decisão do irmão (para alegrar ao pai e a David) ou do pai (causando conflito com David). Salvador afirma que vai pensar e David mostra-se feliz com esta resposta. Eles começam a planejar outro jogo de dominó enquanto David sai para buscar cervejas.

Javier e o pai conversam sozinhos. O pai afirma que não irá, de fato, tomar o tratamento e pede que Javier tente se dar bem com o irmão. Javier promete e o flashback termina.

S03E05 - Acudir Kate
Volta-se para a atualidade. Javier grita por Kate e corre em direção ao caminhão, matando alguns zumbis no caminho. Dois guardas tentam atirar nele, mas Javier consegue se esconder atrás de uma mureta. Ele nota um caminhante tentando se aproximar da porta aberta do caminhão de Kate e lhe decepa a perna esquerda. Javier, então, devolve os tiros disparados contra ele e consegue atingir um guarda no ombro, fazendo-os buscarem abrigo.

Javier se levanta e corre até o caminhão, mas encontra-o vazio e com as portas abertas. Ele corre em direção a David, que está atirando contra os zumbis. Ele pergunta onde Kate está e mostra-se raivoso quando descobre que ela não foi encontrada ainda. Os dois andam pelas ruas de Richmond a procura de Kate até que David encontra uma caminhante parecida com ela e corre em sua direção. Javier desconfia e lhe pede cuidado.

David se aproxima e nota que, de fato, é um zumbi, que lhe ataca. Javier aparece para seu resgate e tenta a manter fora de cima do irmão. Repentinamente, um pé-de-cabra destrói o cérebro do zumbi e logo percebem que foi Kate quem a matou. David se levanta e mostra-se feliz em lhe ver, mas é interrompido quando ela pergunta ao seu irmão se ele está bem (e o abraça, caso eles estejam namorando), para a desconfiança do primeiro.

David cruza a frente dos dois e mata um zumbi, ralhando com eles por não ter notado seus arredores. Javier nota, logo depois, Clementine e Gabriel encurralados em um canto. Ela lhe ensina uma tática para matar os zumbis mais rápido (que aprendeu com Jane) e conseguem uma vantagem. Quando Javier se aproxima, os dois confirmam que estão bem. Kate nota, apavorada, quantos caminhantes entraram e David os manda todos para dentro do prédio de Eleanor. A tela escurece e o logo do jogo é mostrado.

S03E05 - Barreira
Quando a tela retoma cor, o pequeno grupo constituído de Javier, David, Kate, Gabriel e Clementine se reúne.

Se Joan foi morta no episódio anterior, Gabriel irá agradecer ao pai por ter lhes ajudado a fugir. Kate comenta, aflita, que Joan deve estar procurando por eles, mas Gabriel a corrige, dizendo que Javier a matou. Kate se choca e David apoia a decisão do irmão.

Gabriel continua a ralhar com o tio por ter estragado suas chances de fugir. Seu pai, por sua vez, defende o irmão, mas é acusado pelo filho de não ser empático com os outros.

Se a oferta de Clint foi aceita no episódio anterior, David irá elogiar as habilidades de luta do filho. Este, entretanto, é frígido com o pai, que se irrita. Javier pode mostrar empatia ou condenar o irmão. Gabriel reclama da execução de Clint e David, ríspido, lhe diz para não julgar suas decisões.

Os ânimos se exaltam e os dois entram em uma discussão, com David ficando gradativamente ameaçador e Javier defendendo o sobrinho. David insulta o irmão, mas, resignado, afirma que suas ações foram para manter seu grupo salvo e que eles devem ir procurar por outras entradas e mantê-las seguras. Ele convida seu filho, que, reticente, procura pelo tio por aprovação. Gabriel vai, com a aprovação do tio, com o pai e Clementine seguir o plano de David.

S03E05 - Corredor de feridos
Sozinhos, Kate mostra-se aflita. Ela afirma que, por toda a ação, não consegue se focar e pede a ajuda de Javier, que lhe dá um conselho sobre o que farão a seguir. Ela aceita o plano e sobem as escadas do local. Eles chegam no andar do apartamento de Eleanor e encontram, apoiados nas paredes ou sentados no chão, os sobreviventes feridos do ocorrido. Após um garotinho manchado de sangue apontar a presença dos dois, os outros passam a fitar Kate e Javier com nojo.

Kate demonstra intenso remorso por ter destruído o muro de Richmond e possibilitado a entrada dos caminhantes e um contentamento triste por Mariana não ter sobrevivido para ver as dores que causaram. Javier a consola e os dois começam a andar pelos corredores, encontrando mais feridos e pessoas em luto. Kate se sente ainda mais culpada e jura não ir embora até poder ajudar os moradores de Richmond.

Os dois finalmente entram no apartamento de Eleanor. Ela, por sua vez, está tratando uma Fern ferida ou Rufus (caso este não tenha sido morto no primeiro episódio), com Fern ali perto. Eleanor se afasta do paciente e se aproxima dos dois. Raivosa, ela irá comentar nos eventos recentes (a morte de Tripp, caso tenha ocorrido, e o resultado da tentativa de negociação). Javier pode retrucar seus insultos ou tomar uma postura mais resignada e empática.

S03E05 - Discussão
Javier irá também confrontá-la por sua traição. Ela, por sua vez, retrucará que tentou "controlar a situação" após a morte ou a quase overdose de Lingard e a destruição da parede (o que fará Kate sentir-se culpada novamente). Ela continuará dizendo que poderá ajudar a curar muitas pessoas com os recursos de Richmond. Kate intervirá, dizendo que, embora sua traição, Eleanor está tentando ajudar as pessoas da comunidade. Javier pode perdoá-la ou condená-la. Eleanor responderá de acordo e voltará a tratar o seu paciente.

David, Clementine e Gabe entrarão pela porta.

S03E05 - Fern e Rufus
Se Rufus foi poupado no primeiro episódio, Eleanor se voltará para tratar Rufus, que está deitado no sofá. Os três entram. Rufus começa a chamar por Fern, que logo se aproxima. Eleanor afirma para Javier e seu grupo que ele foi mordido e está se alternando entre períodos de delírio, pedindo um minuto para que o casal fique a sós.

Visivelmente desesperada, Fern se aproxima de Javier com um machado em mãos, pedindo para que algum deles decepe o braço de Rufus fora. Eleanor é completamente contra este plano, afirmando que Rufus deveria passar seus últimos minutos em paz. Javier deve escolher entre decepar ou não o braço de Rufus.

  • Se decidir decepar o braço, Javier pegará o machado e Fern lhe agradecerá. Com o braço estabilizado, o membro é logo removido. Rufus grita de dor e, convulsionando e perdendo muito sangue, morre. Fern se aproxima e checa seu pulso. Incrédula, ela se nega a aceitar a morte do marido e desaba em lágrimas. Eleanor condena a escolha de Javier. Kate oferece ajuda, mas é interrompida.
  • Se negar a decepar o braço, Javier respeitosamente negará a oferta e Fern voltará para junto do marido, desolada. Kate oferece ajuda, mas é interrompida.

S03E05 - Fern sem Rufus
Se Rufus foi morto no primeiro episódio, Eleanor se voltará para tratar Fern enquanto os outros três entram. Ela, em prantos, irá perguntar se nenhuma garotinha foi encontrada e, com a negativa de Eleanor, ela mostra-se ainda mais desiludida. David afirma que Fern era a esposa de Rufus, a quem Javier matou. Eleanor se aproxima e afirma que Fern está bem, apenas emocionalmente abalada, e Kate oferece ajuda.

S03E05 - Fern aponta a arma
Repentinamente, Fern aponta sua arma para a cabeça de Javier, acusando-o de ter destruído a sua comunidade e matado sua filha. David tenta interceder pelo irmão, mas ela mantém-se irredutível, acusando Javier independentemente do que fale. Kate se põe na frente da arma e pede profundas desculpas pelo que causou. Fern fica visivelmente tocada e, aproveitando o momento de distração, David pega a arma de sua mão e lhe quebra o braço.

Usando a arma, David irá balear Rufus na cabeça (caso ali esteja) ou somente jogá-la no chão, vangloriando-se por sua escolha. Todos os outros começam a ralhar com David por sua ação desnecessariamente violenta para com uma mulher emocionalmente instável (Javier pode agradecer, petulantemente, a atitude do irmão ou condená-la). Fern começa, lentamente, a se aproximar da arma que derrubou e David lhe aponta a arma à cabeça.

Gabriel, desesperado, pula nas costas do pai para evitar que ele puxe o gatilho. Em um ato de reflexo não pensado, David dá uma cotovelada forte no filho, que cai no chão. Ao notar o que fez, David começa a se desculpar profundamente enquanto o filho condena sua atitude e suposta tentativa de homicídio. David tenta continua a se desculpar e tenta se aproximar do filho, que se arrasta para trás, assustado.

S03E05 - Gabe foge de David
Javier e Clementine acodem Gabe enquanto Eleanor e Kate se afastam, assustadas. David nota seu ato e protesta, afirmando que só está tentando mantê-los a salvo, ainda com a arma em mãos. Ele nota que está sem apoio e sai da sala raivoso. Kate pede que Javier vá falar com David e ele o faz.

Ao terminar de seguir o irmão, Javier o encontra no topo do edifício, de pé na borda. Ele se aproxima defensivo, pensando que o irmão está prestes a se matar. David pede que ele suba ou não na borda, junto com ele (o que o jogador pode escolher fazer ou não). Ele, então, comenta que é um soldado e tende a pensar e agir muito como um, o que o faz menos propenso a tomar empatia e o faz ter dificuldades para mudar suas atitudes. Javier pode tentar ser empático ou julgá-lo.

Após esta conversa, Kate aparece na porta e grita para baixo que os dois irmãos estão ali. Clementine e Gabriel entram e Tripp ou Ava aparecem logo depois, dependendo de quem sobreviveu no episódio anterior.

Se Tripp sobreviveu no episódio anterior, Javier irá conversar com ele. A conversa começa um tanto sem jeito por parte de Javier, dadas as circunstâncias, enquanto Tripp tenta juntar as palavras. Ele afirma estar pensando seriamente no ocorrido e pode mostrar gratidão por Conrad estar vivo (caso esteja) ou tentar entender as motivações que levaram a Javier matá-lo (caso Conrad tenha sido morto em Ties That Bind - Part 2).

Se Ava sobreviveu no episódio anterior, Javier irá conversar com ela. A conversa começa um tanto sem jeito por parte de Javier, dadas as circunstâncias, e Ava permanece calada e conversa de má vontade. Ela parece respeitar de mau gosto a decisão e a conversa termina de forma frígida.

S03E05 - Planejamento
Kate olha pela borda e nota a quantidade de zumbis nas ruas, o que os faz discutir quais passos tomar a seguir. Javier propõe um plano (se defender, defender o lugar ou matar os zumbis). David afirma que eles podem tentar chegar até o depósito onde o caminhão foi roubado andando por cima dos prédios e cruzando uma velha rodovia elevada. Eles pulam até o prédio vizinho e começam a caminhar.

David se aproxima do irmão e eles comentam sobre a reação de Kate ao reencontrar os dois, cuja atenção foi toda direcionada para Javier. Este pode dar diferentes respostas para o ocorrido. A conversa termina e eles sobem uma velha placa de sinalização que leva do topo do prédio até a velha rodovia. Chegando lá, os dois irmãos eliminam dois zumbis e o resto do grupo se aproxima.

S03E05 - Gabriel e Javier
O grupo continua andando e Gabriel parece incomodado com algo, ficando para trás. Javier o acompanha para que possam conversar. Gabriel comenta que, quando era mais novo, idolatrava o pai e afirmava que queria ser como ele. Também comenta que o pai dizia para não seguir o exemplo de Javier antes do apocalipse (que "não dependesse de outros para fazer suas escolhas") e até concordou, mas que não acredita mais nisto. Gabriel revela, então, que aspira a se tornar alguém como Javier. Este agradece e Gabriel aponta que seu pai é quem precisa de ajuda agora.

O grupo, então, chega em um embate: o caminho está bloqueado na sua maior parte e a única forma de passar para o outro lado é passando de fininho na frente de um carro que está na beira da rodovia. David, Clementine, Gabriel e Kate vão primeiro, deixando Javier e Tripp/Ava para depois. No meio do caminho, Javier quase tropeça, mas consegue agarrar o braço de Tripp/Ava para continuar.

Se Ava sobreviveu, enquanto ela está passando pelo caminho, uma caminhante que estava no carro a agarra de surpresa e as duas caem para fora da rodovia. David fica desolado e, por algum tempo, lamenta a morte da amiga. Se Tripp sobreviveu, a mesma caminhante do carro o atacará, mas ele conseguirá jogar ela no precipício.

S03E05 - Helicóptero
Seguindo mais para frente, a rodovia é encontrada destruída. A única coisa entre eles e o resto da rodovia é um velho helicóptero que caiu ali. Todos se espalham e tentam procurar uma forma de desviar o empecilho. Clementine se aproxima de Javier e comenta o relacionamento de David com seu filho. Isso a faz lembrar de AJ, e se pergunta se David cuidou bem dele ou só quis se desfazer do bebê.

David ouve a conversa e os interrompe, afirmando que AJ foi entregue para Lingard a fim de que ele procurasse um lar melhor para o bebê, uma vez que a comunidade tinha acabado de passar por um inverno difícil e com racionamento de comida. Ele encerra seu monólogo lamentando sua decisão e dizendo que não foi fácil deixar AJ ir após pensar ter perdido os dois filhos. Clementine fica reticente, embora mostra um pouco de reprovação na resolução dos eventos.

Para cruzar o percurso, Javier nota que a única chance de o fazer é usando as hélices do helicóptero para ir de um lado a outro. David, por sua vez, diz que eles deverão se revezar, do mais leve ao mais pesado, para poder cruzar o caminho. Gabriel vai primeiro, seguido por Clementine e Kate. David, um tanto a contragosto, vai depois. A hélice começa a mostrar sinais de desgasto.

S03E05 - Javier cruza o abismo
Javier é o próximo. Entretanto, na metade do caminho, a hélice quebra e ele fica dependurado. O resto do grupo se assusta, mas ele consegue se manter e subir pela hélice até a superfície. Se Tripp sobreviveu, ele ficará preso do outro lado e o grupo tenta encontrar uma forma para alcançá-lo. O carro que antes bloqueava a rua cai da rodovia e os zumbis se aproximam cada vez mais. Tripp mata alguns zumbis, inclusive com ajuda de David e Javier. Entretanto, dois zumbis o atacam ao mesmo tempo e o empurram para fora da rodovia, matando os três. O grupo fica chocado e comovido, mas continua a caminhada depois de um tempo.

O grupo continua a caminhada e chega ao depósito. Entretanto, o local está repleto de zumbis para todos os lados. Gabriel sugere que eles ativem o gerador local para distrair os zumbis. Clementine, então, sugere que Javier o faça (dependendo do relacionamento dos dois, para que ele a deva uma por aceitar o plano de Conrad no segundo episódio ou, por atirar no mesmo, mostrou que faria de tudo para ajudá-la), mas adverte que o processo é nojento e putrefato.

S03E05 - Caixa d'água
Javier concorda e desce as escadas. Lá, seleciona um zumbi magro e o mata silenciosamente, arrastando sua carcaça para atrás de sua cobertura. Javier abre o cadáver e se besunta com seu conteúdo, tornando-se, agora, indetectável pelos zumbis. Ele segue vagarosa, mas seguramente pela horda, ativa o gerador e foge antes que eles consigam o alcançar. O resto do grupo desce as escadas e corre para dentro do depósito.

Lá dentro, o grupo começa a decidir o que fazer. Kate está disposta a usar a escavadeira para escavar um objeto grande e tapar o buraco na cerca da comunidade. David, entretanto, afirma que quer usar o carro reforçado para fugir com toda a família pela horda. Javier reage negativamente contra este plano a princípio. O jogador pode escolher se Javier apoiará o irmão (que diz que a comunidade está morta e não há salvação e, portanto, devem fugir) ou apoiar a cunhada (que propõe ajudar a comunidade e as pessoas que estão sofrendo).

S03E05 - Gabe vai com David
David é persuasivo o suficiente para fazer com que Gabriel decida ir com ele, para o desagrado de Javier e Kate. Esta questiona se essa é sua opinião final e ele confirma, de forma insegura. Kate não concorda, mas respeita a sua decisão, mas ainda afirma que deseja ajudar a cidade como puder. David menospreza seu plano, reafirmando que Richmond está morta.

David, finalmente, tenta organizar seu grupo como uma tropa e enviá-los para o seu carro. Kate se revolta e o estapeia, protestando que eles não são seu batalhão para mandar neles daquela forma.

  • Se Javier e Kate estão namorando, ela irá convidá-lo para que a acompanhe. David lhe pergunta o porquê ele faria isso e ela responde beijando Javier. David fica enfurecido ao saber da natureza do relacionamento dos dois. Javier pode escolher entre admitir que também ama Kate e/ou admitir o relacionamento com ela.
  • Se Javier e Kate não namoram e dependendo do relacionamento de Kate e Javier, ela irá ou condenar as atitudes de Javier também, afirmando que ela não acredita como sequer amou David ou Javier). David se enfurece ao saber do relacionamento entre Kate e seu irmão, mesmo se ele afirma que tais sentimentos românticos não eram correspondidos.

De qualquer maneira, David fica colérico. Ele aperta os punhos, acusa o irmão de ter o traído e à sua família e parte para dar um soco em Javier. Este não se defende e David cobra respostas antes de espancá-lo novamente. Javier pode:

S03E05 - Amor fraternal
Javier pode afirmar que ama o irmão. David é pego um tanto de surpresa, mas não se deixa afetar, socando-o no estômago e no rosto. O resto do grupo grita com David e tenta fazê-lo parar. David se vira e, de uma caixa de ferramentas, saca uma chave inglesa e volta a tentar descontar a raiva no irmão. Javier pode escolher novamente se ataca ou se volta a afirmar que ama o irmão.

Se continuar o fazendo, David dá-lhe com a chave inglesa no rosto, fazendo-o cair. Ele rende o irmão e se prepara para deferir-lhe outro golpe. Gabriel tenta agarrar o braço do pai, mas este lhe dá um golpe com a chave e o faz cair para trás. Clementine e Kate gritam por Gabe e correm para ajudá-lo. David tenta sufocar o irmão com a chave inglesa enquanto o acusa de tentar roubar sua família. Javier pode escolher novamente se ataca ou se volta a afirmar que ama o irmão.

Se ele diz, uma última vez, que ama o irmão, ele mantém a promessa que fez ao pai no flashback do início do episódio. Clementine saca sua arma e atira no ombro esquerdo de David, tirando-o de cima de Javier.

S03E05 - Soco
Caso decida atacar o irmão em qualquer um dos todos os três momentos, Javier e David entram em uma luta corpo a corpo, fornecendo vários botões QTE (quick time events) para continuar com a luta. David também usa uma chave inglesa de uma caixa de ferramentas ali próxima na luta. Kate, Gabriel e Clementine gritam com eles para que parem.

A luta relembra a mesma que Clementine presenciou em No Going Back, último episódio da segunda temporada do jogo, que ocorre entre Kenny e Jane.

David consegue jogar o irmão no chão e se prepara para deferir-lhe outro golpe. Gabriel tenta agarrar o braço do pai, mas este lhe dá um golpe com a chave e o faz cair para trás. Clementine e Kate gritam por Gabe e correm para ajudá-lo. David tenta sufocar o irmão com a chave inglesa até que Clementine saca sua arma e atira no ombro esquerdo de David, tirando-o de cima de Javier.

S03E05 - O que fazer
A luta chama a atenção dos zumbis dos arredores, que se aproximam para atacar. Clementine, Javier e Kate voltam para dentro do depósito para se proteger. David aproveita a oportunidade para fechar a porta e ganhar tempo para que Gabriel e ele consigam fugir. Javier volta a abrir o portão a tempo de ver os dois zarpando. Kate, por sua vez, mostra-se convencida em salvar Richmond agora com a escavadeira. Clementine protesta por Gabe, mas ela afirma que ele fez sua decisão.

Javier deve decidir no que fazer em seguida. Dependendo das escolhas que o jogador fez que impactaram o relacionamento de Javier e Clementine, esta irá tomar decisões distintas. Ela pode ou ir para onde Javier lhe pede, ir atrás de David e Gabe, ajudar Kate a salvar Richmond ou escolher o que Javier não escolheu a fim de cobrir todos os problemas.

Ir atrás de David e Gabriel sozinho

Javier decide ir atrás de pai e filho. Kate respeita a decisão. Javier sobe na moto e segue para dentro de Richmond.

Ele chega ao anoitecer e encontra a cidade ainda tomada pelos caminhantes. Pela rua, ele encontra um rastro de zumbis mortos pelo caminho, os quais deduz foram mortos pela ira no volante de David. Ele segue os rastros e mata alguns zumbis também.

S03E05 - Final 1-2, encurralados
Javier para ao notar que o caminhão ficou preso sobre uma pilha de cadáveres de caminhantes. David e Gabriel estão lá dentro, se esforçando para sobreviver. Javier desce da moto e começa a tentar matar todos os caminhantes que encurralam os dois. No meio da matança, ele ouve os gritos de pavor sufocados de Gabriel que pede por ajuda. Javier mata mais zumbis e tenta atrair sua atenção para longe do carro até conseguir matar a maioria.

Quando finalmente consegue chegar no carro, ele encontra Gabriel com uma ferida na cabeça. David, atrás dele, está a ponto de morrer. Ele foi mordido por um zumbi e está perdendo muito sangue. Javier o ajuda a sair do carro e o deita contra uma mureta. Gabriel afirma que está bem e não foi mordido, mas está visivelmente abalado pelo pai. Ele não se mostra em condições de ir falar com ele, mas pede que o tio o previna de se transformar.

S03E05 - Final 1, David morre
Javier se aproxima para falar com David, que desabafa como é difícil ser pai e que tentou seu máximo. Javier pode condená-lo ou consolá-lo e prometerá cuidar do sobrinho. David chamará pelo filho, que ficou de guarda, e pede para que ele cuide de Javier também. Em suas últimas palavras, David diz a Gabriel, Mariana e Javier que os ama. David morre. Gabriel se aproxima e argumenta que é ele quem deve prevenir para que seu pai não se reanime. Javier se surpreende, mas o permite. Ele sofre, tenta olhar para longe, mas finalmente atira. Ele e o tio se retiram.

Gabriel e Javier usam o carro para voltar a Richmond, onde encontram Jesus, que afirma ter voltado após contatar seus companheiros de grupo para auxiliar Javier. Todos estão presos no portão e cabe a Javier pular por cima e usar o painel para abri-lo. Uma vez aberto, Jesus e seus homens planejam como liberar Richmond.

S03E05 - Final 1-2, Kate zumbi
Após entrar, tio e sobrinho começam a procurar por Kate. Clementine surge, afirmando que elas se separaram após cobrirem a cerca e, pelo intenso fluxo de zumbis, não conseguiu a encontrar mais. Após intensa pesquisa, eles encontram uma Kate zumbificada andando pela praça principal. Javier é o primeiro a notar e fica desolado. Sem palavras, olha para a sua pistola. Ele levanta o braço e atira contra Kate zumbi, matando-a. Despedaçado, Javier deixa a arma cair, cai de joelhos e grita desesperado. Clementine e Gabe se aproximam e, notando o cadáver de Kate, entram em luto. Gabriel abraça o tio.

Três dias depois, Gabriel e Javier estarão na capela. Javier põe a foto de Kate no mural póstumo e Gabriel lamenta a decisão do tio de ir atrás dele ao invés de lhe ajudar e por não ter se comportado ou valorizado Kate em vida. Javier o consola. Gabriel confessa que tentou salvar o pai fazendo-o dar meia-volta, mas acabaram batendo na pilha de cadáveres. Os dois saem da capela. Gabriel se questiona como seguir em frente, e Javier lhe aconselha.

Os dois saem da capela.

Ir atrás de David e Gabriel com Clementine

Javier e Clementine vão atrás de pai e filho. Kate respeita a decisão. Os dois sobem na moto e seguem para dentro de Richmond.

S03E05 - Final 2, Clem e Javier
Eles chegam ao anoitecer e encontram a cidade ainda tomada pelos caminhantes. Clementine exprime suas dúvidas em poder encontrá-los, mas Javier segue confiante. Pela rua, eles encontram um rastro de zumbis mortos pelo caminho, os quais deduz foram mortos pela ira no volante de David. Eles seguem os rastros e mata alguns zumbis também.

Javier e Clementine param ao notar que o caminhão ficou preso sobre uma pilha de cadáveres de caminhantes. David e Gabriel estão lá dentro, se esforçando para sobreviver. Os dois descem da moto e começam a tentar matar todos os caminhantes que encurralam os dois. No meio da matança, ele ouve os gritos de pavor sufocados de Gabriel que pede por ajuda. Javier tenta atrair sua atenção para longe do carro até eles conseguirem matar a maioria.

S03E05 - Final 2, David e Gabriel vivos
Quando finalmente consegue chegar no carro, David e Gabriel estão sãos e salvos. Clementine e Javier tiram os dois do carro e o levam para o lado. Gabriel desaba no chão, lamentando que, ao tentar fazer o pai parar o carro, eles bateram na pilha de mortos. David os circunda, silencioso. Gabriel continua a falar, agradecendo o tio por vir salvá-lo mesmo ele se comportando mal e lhe desobedecendo. Clementine se aproxima e exprime alívio ao encontrar Gabriel vivo.

Javier se volta para David, que está atordoado. Ele agradece por tê-los salvado e se pergunta o que seu pai acharia dele agora (Javier pode condená-lo ou não). Entretanto, ele mostra-se culpado e afirma não conseguir mudar, o que Javi pode corroborar ou tentar refutar. David diz que não conseguirá ver mais Kate ou Javier nos olhos depois daquele dia e começa a se afastar. Javier deve decidir:

  • Se o convida de volta ao grupo, David afirma que estaria envergonhado demais e resiste a persuasão inicial. Javier o tenta convencer, mas ele mostra-se dividido e fica para trás enquanto o resto do grupo volta para Richmond.
  • Se o deixa ir embora, David se separa do grupo e não aparece mais pelo resto do episódio.

Clementine, Javier e Gabriel usam o carro para voltar a Richmond, onde encontram Jesus, que afirma ter voltado após contatar seus companheiros de grupo para auxiliar Javier. Todos estão presos no portão e cabe a Javier pular por cima e usar o painel para abri-lo. Uma vez aberto, Jesus e seus homens planejam como liberar Richmond.

S03E05 - Final 1-2, Kate zumbi
Após entrar, os três começam a procurar por Kate. Após intensa pesquisa, eles encontram uma Kate zumbificada andando pela praça principal. Javier é o primeiro a notar e fica desolado. Sem palavras, olha para a sua pistola. Ele levanta o braço e atira contra Kate zumbi, matando-a. Despedaçado, Javier deixa a arma cair, cai de joelhos e grita desesperado. Clementine e Gabe se aproximam e, notando o cadáver de Kate, entram em luto. David, se convencido a voltar para o grupo, aparece no canto. Gabriel abraça o tio.

Três dias depois, Gabriel e Javier estarão na capela. Javier põe a foto de Kate no mural póstumo e Gabriel lamenta a decisão do tio de ir atrás dele ao invés de lhe ajudar e por não ter se comportado ou valorizado Kate em vida. Javier o consola. Gabriel se questiona como seguir em frente, e Javier lhe aconselha. Se David voltou, Gabriel comenta que seu pai não está falando com ele pois, quando estavam fugindo, Gabriel tentou salvar o pai fazendo-o dar meia-volta, mas acabaram batendo na pilha de cadáveres.

Os dois saem da capela.

Salvar Richmond apenas com Kate

Javier anuncia seu desejo de ir com Kate para salvar Richmond e Clementine reafirma que irá atrás de Gabriel e David. Javier nota dois fuzis no armário e os traz consigo. Clementine toma a moto e vai embora. Kate e Javier pegam a escavadeira.

S03E05 - Final 3-4, Javier na bacia
Eles chegam a Richmond durante a noite e encontram Jesus no portão, montado a cavalo com dois de seus companheiros que retornaram para auxiliá-los. Javier pede que Kate continue se aproximando do portão para que ele possa abri-lo por cima enquanto ele atira nos zumbis dos arredores que tentam alcançá-los. Eles chegam no portão e Kate manda Javier para a bacia da escavadeira para que poça o alçar para cima.

Javier o faz e consegue alcançar o painel de controle do portão, clicando no botão verde e, finalmente, abrindo o portão. Jesus e seus homens se planejam para exterminar os caminhantes na parte de dentro e entram, pondo o plano em prática. Javier volta para a escavadeira e os dois seguem pela rua principal, matando mais caminhantes.

Ao encontrarem o caminhão com o qual Kate destruiu o muro, Kate pede que ela e Javier troquem de posições. Javier levanta o pequeno caminhão com a escavadeira e tapa o buraco na cerca ali em frente. Os dois saem da escavadeira e correm até a praça principal, onde conversam com Jesus, que se surpreende com a situação de Richmond.

S03E05 - Final 3, Clem e Gabe
Clementine repentinamente aparece com Gabriel ferido, apoiado nela. Clementine afirma que ele só se machucou, mas que David não teve a mesma sorte. Quando ela chegou, David tinha sido mordido e Gabriel teve de matá-lo. Gabriel, que estava silencioso e um tanto traumatizado, disse que as últimas palavras de seu pai foram um conselho para que cuidassem um dos outros. Kate pergunta onde Clementine o encontrou e lhe pede que leve Gabriel a um lugar seguro, enquanto ela e Javier "vão a um funeral".

Kate leva Javier até o lugar da batida e lá encontram o cadáver de David. Ele lamenta a morte do irmão, enquanto ela lamenta que Gabriel foi exposto a esse evento traumatizante. Kate, então, afirma que David sempre lhe disse sobre o que fazer quando ele morresse, uma conversa que ele falava com naturalidade, enquanto ela ficava desgostosa com esta postura. Ela, então, revela que lhe prometeu enterrar suas medalhas de identificação. Os dois enterram as medalhas juntos e Javier se despede brevemente. Kate só deixa sua aliança sobre a terra escavada e os dois vão embora.

S03E05 - Final 3-4, Beijo Kate Javier
Três dias depois, Kate e Javier estarão na capela. Javier pendura a foto do irmão no mural póstumo. Kate, por sua vez, afirma que David morreu pelas próprias escolhas que tomou, e que Javier não deveria se arrepender em tê-la ajudado e os dois se dirigem para fora da capela. Kate comenta como, mesmo com tanto silêncio e tanto trabalho a ser feito na comunidade pela frente, ela se sente segura em Richmond. Se os dois estiverem em um relacionamento amoroso, ela sugere que os dois comecem uma família, o que Javier pode aceitar ou mostrar dúvida. Os dois se beijam e saem da capela. Caso contrário, ela pedirá que Javier se mantenha distante dela por algum tempo a fim de que ela possa superar seus sentimentos por ele.

Os dois saem da capela.

Salvar Richmond com Clementine e Kate

Javier anuncia seu desejo de ir com Kate para salvar Richmond e Clementine reafirma que irá com eles, combinando que irão atrás de David e Gabe logo após. Javier nota dois fuzis no armário e dá um para Clementine. Todos sobem na escavadeira e vão embora.

S03E05 - Final 3-4, Javier na bacia
Eles chegam a Richmond durante a noite e encontram Jesus no portão, montado a cavalo com dois de seus companheiros que retornaram para auxiliá-los. Javier pede que Kate continue se aproximando do portão para que ele possa abri-lo por cima enquanto ele e Clementine atiram nos zumbis dos arredores que tentam alcançá-los. Eles chegam no portão e Kate manda Javier para a bacia da escavadeira para que poça o alçar para cima, enquanto Clementine continua atirando.

Javier o faz e consegue alcançar o painel de controle do portão, clicando no botão verde e, finalmente, abrindo o portão. Jesus e seus homens se planejam para exterminar os caminhantes na parte de dentro e entram, pondo o plano em prática. Javier volta para a escavadeira e os três seguem pela rua principal. Clementine e ele matam mais caminhantes.

Ao encontrarem o caminhão com o qual Kate destruiu o muro, Kate pede que ela e Javier troquem de posições. Javier levanta o pequeno caminhão com a escavadeira e tapa o buraco na cerca ali em frente. Os três saem da escavadeira e correm até a praça principal, onde conversam com Jesus, que se surpreende com a situação de Richmond. Clementine, então, relembra Javier que eles devem ir atrás de Gabe. Os dois partem.

Depois de uma caminhada, eles encontram o carro que David pegou atolado sobre uma pilha de cadáveres. Chocados, eles se aproximam do carro, onde encontram David morto, com o crânio aberto. Clementine elimina alguns zumbis ali de perto enquanto Javier olha pelos arredores, buscando o sobrinho.

S03E05 - Final 4, Clementine e Gabe morto
Ele, então, o encontra deitado contra uma parede. Gabriel está com medo, sangrando muito e mostra sua mordida no pulso esquerdo. Ele se martiriza e lamenta sua situação com Javier. Clementine logo aparece e mostra-se desolada ao ver a situação do amigo. Gabriel lhe pede para que fique com seu baralho e ensine AJ o jogo de cartas que ele lhe ensinou, o que Clementine faz, aos prantos. Dependendo do relacionamento dos dois, eles podem compartilhar de dois abraços sofridos ou Clementine pode beijá-lo e se despedir.

Gabriel, então, pede a arma de Javier para que ele possa cometer suicídio a fim de não se tornar um zumbi e não deixar que os seus entes queridos atirem nele. Javier mostra-se traumatizado e conflitado pelo pedido, ao qual pode concordar ou não. Se Javier lhe deixa a arma, eles se despedem pela última vez e saem. Ao fundo, ouve-se o barulho de um disparo. Se Javier não lhe der a arma, Gabriel concorda, resignado. Ele agradece por tudo o que Javier fez por ele e abaixa sua cabeça. Javier toma um momento, mas acaba atirando. Os dois vão embora.

S03E05 - Final 3-4, Beijo Kate Javier
Três dias depois, Kate e Javier estarão na capela. Ao pendurar a foto de Gabriel no mural póstumo, ela agradece a Javier por ter lhe ajudado, mas lamenta a morte de Gabe. Javier a consola e os dois se dirigem para fora da capela. Kate comenta como, mesmo com tanto silêncio e tanto trabalho a ser feito na comunidade pela frente, ela se sente mais segura em Richmond do que jamais se sentiu. Se os dois estiverem em um relacionamento amoroso, ela sugere que os dois comecem uma família, o que Javier pode aceitar ou mostrar dúvida. Os dois se beijam. Caso contrário, ela pedirá que Javier se mantenha distante dela por algum tempo a fim de que ela possa superar seus sentimentos por ele.

Os dois saem da capela.

Javier se despede de Kate ou Gabe.

S03E05 - Conrad vive
Se Conrad estiver vivo, ele estará sentado na escadaria da capela, lendo em voz alta um livro que Francine sempre quis que ele lesse. Mesmo não sendo muito o seu estilo, Conrad decide dar uma chance ao livro. Javier lhe bate amigavelmente nas costas e sai.

Ele, em seguida, vai falar com Jesus, que está montado em seu cavalo. Ele demonstra sua felicidade por poder dar um fim aos assaltos às comunidades. Dependendo das escolhas de diálogo de Javier, Jesus pode até flertar com ele. Jesus afirma que deve ir embora pois sua gente depende dele e logo parte a falar sua opinião sobre o caráter de Javier. Dependendo da forma como Badger foi morto no terceiro episódio, Jesus irá mencionar seu ceticismo quanto à boa vontade de Javier, mas irá afirmar que, no final das contas, confia nele. Se Badger foi deixado para se transformar, Jesus irá afirmar que ele confiava no caráter de Javier desde o início.

S03E05 - Conselho de Jesus
Jesus lhe aconselha sobre a vida em comunidade e adverte-lhe para que tome cuidado com as suas decisões sobre a comunidade. Javier pode manifestar seu desejo de ficar e comandar ou de voltar à estrada. Se Gabriel sobreviveu, ele aparecerá e agradecerá a Jesus por ter salvado sua vida em várias ocasiões. Jesus vai embora e os dois acenam para ele. Clementine se aproxima.

Se Paul Lingard ainda estiver vivo, ele aparecerá neste momento. Ele ainda não aceita o fato de que os dois não aceitaram o seu acordo de eutanásia e "não agradecerá por lhe manter vivo" ainda, mas procurará outro sentido para a vida. Clementine lhe cobra a localização de AJ e, pressionado também por Javier, ele finalmente revela a localização do garoto. Clementine agradece e Lingard se afasta.

S03E05 - Lingard vive
Depois disto (ou se Lingard estiver morto), os dois começam a conversar. Javier lamenta a decisão de Clementine de ir embora e buscar AJ, mas ela lhe pede um último favor antes de partir: que Javier lhe corte o cabelo. Enquanto ele trabalha, Clementine conversa com ele.

Se Gabriel sobreviveu, ela comentará que sentirá falta dele, apesar dos seus defeitos. Javier pode, em uma das escolhas de diálogo, afirmar que Gabe tem uma queda por ela, resultando em uma conversa mais bem-humorada. Independentemente, ela irá falar o quanto sente falta de AJ. Clementine se questiona se ela foi uma boa mãe para ele, mas Javier pode a confortar ou condenar por seu erro (a tentativa de roubo para curá-lo).

S03E05 - Clementine sai para busca
Usando a premissa do sucesso e queda da carreira de beisebol de Javier, Clementine pergunta como superar a perda de algo tão importante, e Javier lhe dá um conselho de vida. Logo após, ele termina o corte de cabelo de Clementine e pega seu boné, comentando que irá ensinar-lhe um pouco de beisebol quando voltar. Clementine lhe pergunta se ela deve voltar com AJ e Javier pode dizer-lhe que sim ou que o deixe ir.

No final, os sobreviventes irão para o portão se despedir de Clementine, seja Javier com Kate ou Gabriel. Se Gabe estiver presente, os dois se abraçarão. Com uma despedida sóbria, sem lágrimas ou ressentimentos, Clementine se despede do resto do grupo e segue em frente.


Vítimas mortas Editar

Curiosidade Editar

  • Javier aparece com uma tatuagem no pescoço no material promocional da terceira temporada, mas não a tem nos episódios.
  • Javier é uma das personagens que usa drogas de forma recreativa. Os outros são Bonnie, Eddie, Wyatt e Kate García.
    • Destes, todos exceto Bonnie parecem utilizar apenas maconha. É sugerido que Bonnie tenha sido viciada em heroína.
  • Foi confirmado por Adam Esquenazi Douglas, roteirista principal do último episódio, que Javier é bissexual[1].
    • Isto o faz o sétimo personagem membro da comunidade LGBTQ a aparecer na série de jogos da The Walking Dead e o primeiro a ser protagonista. Outros personagens da comunidade LGBTQ são Walter, Matthew, Zachary, Jonas, Paige e Paul Monroe.
  • Javier é um dos cinco personagens que estarão vivos no final da terceira temporada independentemente das escolhas do jogador. Os outros são Eleanor, Clementine, Paul Monroe e Fern.
  • Javier é um dos oito personagens a aparecer em todos os cinco episódios da terceira temporada, os outros sendo David García, Clementine, Kate García, Gabriel García, Eleanor, Tripp (opcional) e Conrad (opcional).

Referências Editar

TTG TWD Season Two logo
Personagens de The Walking Dead: A Telltale Games Series
Legenda e outros personagens
Animais: MaybelleSamWalter
  Vivos.
  Estado de vida desconhecido.

  Vida depende das escolhas do jogador.
  Mortos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.