FANDOM

Este artigo é sobre o personagem dos quadrinhos. Para informações sobre seus homólogos você pode procurar por Gabriel Stokes o personagem da série de TV.
"Agradeço tudo o que você fez por mim. Dando-me uma casa. Deixando-me assumir a igreja, me dando um lugar para servir o Senhor. Agora eu quero servir de outra maneira. Não creio que seja suficiente para proteger as almas do nosso povo. Eu fiz isso e sinto que fiz um bom trabalho. Mas eu posso... ser capaz de fazer mais... capaz de proteger o meu rebanho. Eu sinto que eu poderia ser útil para você... como um soldado. Com sua benção... Eu gostaria de começar a treinar com os outros."
—Gabriel para Rick Grimes, sobre se juntar ao seu exército.

Gabriel Stokes, muitas vezes chamado de Padre Gabriel, é um personagem principais dos quadrinhos The Walking Dead. Ele foi um pregador da palavra de Deus, que sobreviveu ao advento dos mortos-vivos que apareceu pela primeira vez na edição 61.

Pré-Apocalipse

Virginia

Não se sabe muito sobra a vida de Gabriel Stokes antes do surto, exceto que ele era um padre e administrava uma pequena igreja na zona rural da Virginia.

Pós-Apocalipse

Padre Gabriel foi uma das poucas pessoas que conseguiram escapar com vida do advento dos mortos-vivos e quando ouviu o que estava acontecendo teve refúgio mantido em sua igreja e se trancou dentro dela.

Quando várias pessoas pertencentes a congregação religiosa e seus vizinhos e alguns viajantes começaram a aparecer na porta da igreja em busca de refúgio, o padre se recusou a deixá-los passar. No entanto, ele foi forçado a ouvir como todas as pessoas que estavam fora morreram nas mãos de caminhantes e que o amaldiçoou por ter condenado as pessoas à morte certa.

Finalmente, após os eventos passarem, o padre foi forçado a sair da igreja e começou a vagar pelas estradas em busca de alguém que pudesse ajudar.

Fear The Hunters

Padre Gabriel surgiu para o grupo de Rick enquanto eles estavam adiando sua viagem a Washington para decidir o que fazer com a criança Ben e rapidamente a atitude religiosa do homem o colocou em conflito com os membros do grupo. Embora inicialmente Rick se recusasse a acreditar no Senhor por causa de sua história e de ter sobrevivido sem o uso de armas, o policial deixou ficar depois que ele revelou que sua igreja estava a poucos quilômetros de distância e o homem começou a viajar com o grupo.

Depois que Dale sumiu e Andrea desconfiava de Gabriel, Rick rudemente perguntou ao pastor para descobrir quem ele realmente era. O Padre em lágrimas confessou o que tinha feito para sobreviver e, em seguida, expressou sua crença de que Deus os colocou em seu caminho para puni-lo por seus pecados. Depois de chegar à conclusão de que o padre Gabriel era inocente e também descobrir que eles estavam sendo perseguidos por um grupo de caçadores canibais, Rick perguntou ao homem para guiá-los através da área para acabar com a ameaça e, em seguida, ele concordou.

Padre Gabriel testemunhou as atrocidades de Rick, Andrea, Abraham e Michonne fizeram com os caçadores canibais e chorando acusa Rick e o grupo de monstros. No entanto, apesar de estar completamente aterrorizado, ele decidiu acompanhá-los em sua jornada e depois de dizer algumas palavras durante o funeral de Dale, ele deixou a sua igreja e partiu com eles.

Life Among Them

Padre Gabriel foi um dos membros do grupo que concordou em seguir Aaron para participar de uma comunidade de sobreviventes chamada Zona Segura de Alexandria. Quando eles se estabeleceram temporariamente na comunidade, padre Gabriel dividia uma casa com Rosita, Eugene e Abraham, e foi atribuído a uma nova igreja na qual iria pregar e tornou-se o pastor de toda a comunidade

Too Far Gone

Após se acomodar na sua nova igreja na zona de segurança de Alexandria, Padre Gabriel, agarrou a sua fé e agradeceu a Deus por ter lhe dado uma nova oportunidade na vida. Ainda traumatizado pela calamidade que tinha visto o grupo de Rick fazer, ele visitou Douglas Monroe para tentar alertar sobre o perigo que representava o policial e seus amigos, e sugeriu expulsá-los da área segura, antes que fosse tarde demais. As palavras de Gabriel não tiveram sucesso.

No Way Out

Quando a área segura de Alexandria foi invadida por uma vasta horda de caminhantes, o padre manteve refúgio completamente aterrorizado em sua igreja e hesitou para ajudar Nicholas e Eugene quando eles lhe pediram para deixá-los entrar para fugir das criaturas. Finalmente, o homem fez a coisa certa e deixou-os passar, e então começou a esperar pacientemente tudo aquilo acabar. Depois de ver a forma como os membros da comunidade deixaram suas casas para combater a ameaça, ele visivelmente aterrorizado foi convencido por Eugene para ajudar na batalha e o homem lutou contra as criaturas para acabar com a invasão. Gabriel foi um dos que sobreviveram ao ataque.

We Find Ourselves

Após a calma voltar à comunidade, padre Gabriel foi uma das muitas testemunhas da tentativa de rebelião contra Rick liderado por Nicholas e estava presente quando o policial retoma a liderança de todo o lugar.

Something To Fear

Depois que Rick, Carl, Andrea, Michonne e Glenn deixaram a comunidade para investigar a misteriosa colônia Hilltop, o padre Gabriel oficiou uma missa em homenagem a eles e rezou para que eles voltassem seguros. Após a morte de Sto. Abrahama Ford, o padre Gabriel oficiou uma missa durante a velório e disse algumas palavras em sua homenagem. Quando Rick e alguns membros do grupo decidiram viajar para Hilltop para buscar mais ajuda contra os Salvadores, o padre permaneceu na Zona Segura de Alexandria juntamente com Andrea e os outros moradores da comunidade. Finalmente, quando o grupo que viajou para Hilltop voltou com a notícia da morte de Glenn nas mãos de Negan, o padre ouviu atentamente quando Rick anunciou que se renderia ao novo inimigo.

What Comes After

Enquanto Rick convocava uma reunião para todos sobre o que eles iriam fazer de agora em diante enquanto trabalhava para Negan, Gabriel ouviu atentamente as palavras do homem junto com outras pessoas. Mais tarde, quando Spencer pergunta a Gabriel se ele poderia deixá-lo sozinho por alguns minutos no altar, Gabriel concorda gentilmente e sai da igreja.

All Out War - Part One

Quando Rick convocou uma reunião na igreja em Alexandria para discutir os planos para o ataque ao Santuário, Gabriel abre a porta para que Andrea entre e lhe ordene que ele tome todo o tempo que ela precisa.

All Out War - Part Two

Antes de ir para a colônia Hilltop após a destruição de Alexandria no ataque de Negan e seu povo, Gabriel, juntamente com outras pessoas, mantêm um momento de silêncio para todos aqueles que morreram no ataque e, depois de terminar, ele se refugiou em Hilltop.

A New Begining

Dois anos depois, Gabriel se tornou um respeitado líder religioso entre os sobreviventes, e quando Rick e Carl estavam prestes a partir para Hilltop, Gabriel e outros residentes observam a dupla antes de sair.

No Turning Back

Após as mortes dos residentes decapitados por Alpha, Gabriel está presente no funeral com outras pessoas na igreja de Alexandria. Quando Rick convoca uma reunião na sala de jantar de Alexandria para discutir o que eles iriam fazer a partir de agora, depois do que aconteceu e depois de muita tensão que provocou uma brutal luta entre todos, Gabriel observa em choque por tanta violência no lugar. Mais tarde, Gabriel está presente em outra reunião convocada por Rick e depois de ouvir que eles iriam formar uma guerra contra os Sussurradores depois do que eles fizeram anteriormente, Gabriel grita o nome de Rick com alegria com os outros residentes presentes.

Call To Arms

Quando Rick estava prestes a entrar em sua casa, ele se surpreende ao encontrar Gabriel esperando por ele na entrada, que lhe diz que queria se juntar à milícia. Mais tarde, Gabriel está presente no treinamento, onde [Dwight mostra sua preocupação com Laura porque Gabriel ainda não sabia que estava treinando para matar pessoas vivas. Na conclusão do treino e chegando a Alexandria, Dwight esclarece a Gabriel que ele treinou bem e Gabriel agradece e depois vai à igreja para orar. Gabriel faz parte da milícia de Dwight onde, enquanto anda pela floresta, é atacado por um zumbi, mas é salvo por Dwight. Quando Michonne e Aaron estão cercados pelos Sussurradores, que está prestes a matá-los, Gabriel e a milícia aparecem e salvam seus amigos de uma morte terrível. Quando eles estavam prestes a voltar para casa, Gabriel escuta atentamente enquanto Dwight esclarece que já começaram um ato de guerra.

The Whisperer War

Em uma reunião em Alexandria convocada por Dwight, o homem estabelece funções a seu exército, onde ele ordena Gabriel subir à uma caixa d'água para supervisionar a área e avisá-los com um tiro quando os Sussurradores se aproximarem. Gabriel então vai até a torre de água enquanto todos se preparam para a guerra e fica muito surpreso depois de ver uma horda gigante de zumbis se aproximando dele. Gabriel fica com medo no último momento e desce da torre para ter certeza, mas depois de tropeçar em um passo, Gabriel cai da torre e quebra sua perna. Gabriel grita de dor e pede ajuda até aparecer Beta e que apunhala no peito, rasgando as tripas. Quando Beta e seu grupo saem, os caminhantes começaram a devorar o cadáver do padre e deixá-lo para que ele pudesse reviver.

Aparições

Quadrinhos

Volume 11: Fear The Hunters Edição 61Edição 62Edição 63Edição 64Edição 65Edição 66
Volume 12: Life Among Them Edição 67Edição 68 • Edição 69 • Edição 70 • Edição 71 • Edição 72
Volume 13: Too Far Gone Edição 73 • Edição 74Edição 75 • Edição 76 • Edição 77 • Edição 78
Volume 14: No Way Out Edição 79 • Edição 80 • Edição 81 • Edição 82Edição 83Edição 84
Volume 15: We Find Ourselves Edição 85 • Edição 86 • Edição 87 • Edição 88 • Edição 89Edição 90
Volume 17: Something To Fear Edição 97 • Edição 98 • Edição 99Edição 100Edição 101 • Edição 102
Volume 18: What Comes After Edição 103 • Edição 104 • Edição 105 • Edição 106 • Edição 107Edição 108
Volume 20: All Out War – Part One Edição 115 • Edição 116 • Edição 117 • Edição 118 • Edição 119 • Edição 120
Volume 21: All Out War – Part Two Edição 121 • Edição 122 • Edição 123 • Edição 124 • Edição 125 • Edição 126
Volume 22: A New Beginning Edição 127 • Edição 128 • Edição 129 • Edição 130 • Edição 131 • Edição 132
Volume 25: No Turning Back Edição 145 • Edição 146 • Edição 147 • Edição 148 • Edição 149 • Edição 150
Volume 26: Call To Arms Edição 151Edição 152Edição 153 • Edição 154 • Edição 155 • Edição 156
Volume 27: The Whisperer War Edição 157Edição 158 • Edição 159 • Edição 160 • Edição 161 • Edição 162

Curiosidades

  • Atualmente, Gabriel é o único sacerdote confirmado encontrado dentro dos quadrinhos de The Walking Dead.
  • Durante os eventos de "No Way Out", Gabriel tem de suportar a mesma situação que ele passou no início do apocalipse; trancado-se em sua igreja com sobreviventes fora implorando por ajuda, embora desta vez, ele supera o seu medo e permite que os sobreviventes entrem, ao contrário da primeira vez.
  • Antes de sua aparição na série de quadrinhos, Gabriel Stokes foi inicialmente chamado Padre James.
Washington, D.C. Derek
Os Sussurradores BetaLydiaAlphaJoshuaMikeJosh
Oceanside Pete
Pittsburgh, Pennsylvania Juanita
Greenville CurtisCloris