FANDOM


Personagens Principais de FEARTWDLOGO

Madison Clark Travis Manawa Nicholas ClarkAlicia Clark Elizabeth OrtizChristopher ManawaOfelia Salazar Daniel Salazar Griselda Salazar Victor StrandAlexLuciana Galvez Troy OttoJake OttoJeremiah OttoLola Guerrero

A infecção mata você, como qualquer outra coisa. E depois você se transforma, não importa como você morra. Você volta, todos nós voltamos. Não deixe isso acontecer comigo, não deixe nosso filho vê isso. Você precisa progetê-lo disso, tudo bem? Me prometa.
Últimas palavras de Liza para Travis.

Elizabeth Ortiz, conhecida apenas por Liza, é uma das personagens sobreviventes principais do apocalipse zumbi da série da AMC, Fear The Walking Dead. Ela foi introduzida como mãe de Christopher, ex-esposa de Travis Manawa, estudante de enfermagem e uma simples dona de casa.

DescriçãoEditar

Liza era uma mulher Latina-Americana de cor parda, de olhos e cabelos escuros. Ela era mãe solteira que trabalhava para pagar sua escola de enfermagem e não tinha tempo para bobagens.

Por muitos anos, ela foi presa em um casamento infeliz com Travis Manawa, mas por conta própria foi finalmente capaz de perseguir seus sonhos de se tornar uma enfermeira bem capacitada.

Pré-ApocalipseEditar

Los Angeles, CalifórniaEditar

Não se sabe muito sobre a vida de Liza antes do surto, exceto que ela vivia nos arredores de Los Angeles. Em algum momento de sua vida, ela conheceu e se casou com Travis Manawa e teve um filho chamado Christopher, mas se divorciou do homem 13 anos mais tarde. Ela ganhou custódia de Chris, mas Chris podia ir vê seu pai três fins de semana por mês. Antes do surto, ela estava estudando para ser uma enfermeira em um hospital local.

Pós-ApocalipseEditar

1ª TemporadaEditar

"Pilot"Editar

Quando Travis, Madison, e Alicia se preparam para ir a escola, Travis liga para Liza, que está a preparar café da manhã para ela e seu filho. Liza e Travis discuti sobre seu fim de semana com Chris lembrando-a da custódia de seu filho, em que Liza concorda. No entanto, Christopher não deseja passar o fim de semana com seu pai e se recusa a falar com ele. Liza tenta levar Christopher para ver seu pai, mas não teve êxito e se desculpa com Travis.

"So Close, Yet So Far"Editar

Depois de um turno durante a noite e estudando até tarde no hospital, Liza chega em casa na manhã seguinte e recebe um telefonema de Travis sobre o seu paradeiro. Completamente inconsciente do desenrolar dos acontecimentos na cidade, ela está irritada com Travis por atormentar ela sobre Chris. Mais tarde naquela manhã, Travis chega na casa de Liza, que está com raiva e confusa sobre as ações de Travis. No entanto, depois de chamar Christopher e percebendo que ele está no meio de um protesto potencialmente perigoso, Liza se dirige ao centro para encontrar seu filho com Travis.

Ao chegarem no centro de Los Angeles, eles acham Christopher filmando o protesto e Liza vê um corpo no chão. Ela fica imediatamente preocupada depois de ver o homem sem-teto com um tiro na cabeça. Quando a polícia chega com reforços, ela, seu ex-marido e Christopher fogem para longe, onde ao mesmo tempo uma mulher zumbificada é morta a tiros, desencadeando o pânico. Eles fogem da cena com os cidadãos aterrorizados e encontram-se presos nas ruas quando um motim se forma. Eles são capazes se refugiar em uma barbearia, embora Liza ainda não entenda a gravidade da situação, e pergunta o que está acontecendo a Travis depois de ver seu rosto profundamente perturbado. Ele não diz nada a ela, e ela tenta manter a calma para seu filho e os outros na loja.

"The Dog"Editar

Ainda escondidos na barbearia de Daniel Salazar, Travis e Liza chegam a um acordo que uma vez que os motins parar, eles vão voltar para casa. Embora Chris menciona que ele preferiria estar com Liza e Travis sozinhos, eles explicar-lhe por que eles não podem. No meio do tumulto, Chris avisa a todos que as paredes estão queimando devido aos manifestantes na porta ao lado. Preparando-se para escapar da loja, Liza, Chris, e Travis fugem com Daniel e sua família, no entanto, a esposa de Daniel, Griselda é ferida durante o caos. Liza recomenda levá-la para um hospital, mas os hospitais estão fora dos limites devido à propagação da infecção.

Eles entáo vão para casa de Travis, eles encontram um vizinho infectado dentro da casa. Depois de um confronto, Liza testemunha a morte improvável do vizinho. Sendo uma enfermeira em treinamento, Liza atende os ferimentos de Griselda e explica a gravidade da lesão a Travis, dizendo-lhe que a lesão poderia levar a sua morte da mulher. Liza, mais tarde, fala com Madison e explica que, embora elas não estão em boas amizades, ela gostaria de formar uma trégua, considerando sua situação. Uma vez que a trégua é feita, Madison faz Liza prometer de "cuidar" dela se ela já for infectada, onde Liza relutantemente concorda. No dia seguinte, quando o grupo planeja deixar o bairro, eles são parados e colocados em quarentena pelos militares.

"Not Fade Away"Editar

Após nove dias, Liza passa a cuidar do marido de Cynthia Ramirez, Hector. Ela revela que ela está ocupando o papel de uma enfermeira e vai cuidar de outros cidadãos na zona segura. Para mostrar gratidão, Cynthia dá sopa a Liza antes de sair.

No dia seguinte, Liza vai ver Cynthia e caminha em sua casa sem ser convidada. Ela faz o seu caminho para o quarto de Hector apenas para perceber que ele foi removido da cama. Ela encontra Cynthia que anda com Bethany Exner, onde Liza pergunta sobre paradeiro de Hector. Saindo do quarto, Cynthia deixa Liza e Exner para conversar em particular. Ela descreve método de guarda como "heterodoxo" de Liza e começa a especular que Liza realmente não é uma enfermeira. Liza confessa e admite que ela só queria ajudar. As duas chegam a um entendimento, e Exner oferece a Liza, a chance de ajudar ao seu lado. Liza diz a Exner sobre outros pacientes que necessitam de cuidados e traz-lhe para examinar Griselda e Nick, considerando a a utilização de drogas deste último.

Mais tarde naquela noite, Exner e Liza chegam com os militares para o transporte de Griselda para o centro médico. Quando Nick é violentamente arrastado para fora da casa, Liza tenta convencer Exner que Nick não está na necessidade de cuidados médicos, mas é dito que o hospital poderia usar a ajuda de Liza. Liza, incapaz de recusar a oferta, fala "eu te amo" para Chris antes de sair com os militares.

"Cobalt"Editar

Liza é vista neste episódio, ajudando a Dra. Bethany Exner no tratamento dos feridos no hospital improvisado da Guarda Nacional. Exner explica a ela que ela está estressada com o número de pacientes que entram na instalação. Liza testemunha uma vítima mordida que chega no hospital e ser levado para ser morto. Liza é visto questionando Exner onde Griselda está, pois ela deseja vê-la e fazê-la se sentir mais confortável durante sua estadia no hospital. Para isso, Exner explica que Griselda está em recuperação e que o pé dela teve que ser amputado.

Mais tarde, Liza é vista novamente em busca de Griselda. Após encontrá-la, Liza descobre poe Exner, que a Sra. Salazar entrou em choque séptico. Quando elas vão examiná-la, Griselda começa a murmurar em espanhol, para que Bethany pergunta a Liza o que ela está dizendo. Liza afirma que ela não está falando nenhum sentido. Exner informa que o cérebro de Griselda está inchando, e, eventualmente, Griselda começa com falta de ar antes de seu coração finalmente pára. É depois disso, Exner explica que eles têm uma quantidade desconhecida de tempo antes que ela volte, e que eles precisam destruir seu cérebro para impedir que isso aconteça.

Quando Exner começa a usar uma arma de gado para atirar em Griselda, Liza leva-lo de sua mão, disposta atirar sozinha. Liza dispara na cabeça de Griselda, impedindo-a assim de reanimar como um zumbi.

"The Good Man"Editar

De volta ao centro médico, Liza escuta a palavra de "Operação Cobalt" e que a base está sob evacuação. Preparado para sair, Liza pergunta se sua família serão salvos também. Quando Exner pergunta a Liza quem ela considera sua família, ela reafirma que é Chris e Travis. Algum tempo depois, Liza acompanha Exner até um telhado e testemunha vários infectados emboscar o perímetro. Isso faz com que a evacuação falhe e Exner ordena todos os médicos para deixar a instalação, especialmente Liza. Usando seu cartão-chave para sair do prédio, Liza vê o fim da guerra. Lentamente, os zumbis começaram a passar entre as cercas, e Liza testemunha um soldado suicidar-se correndo para dentro do leme girando de um helicóptero depois de ter sido mordido. Quando mais zumbis começam a entrar, ela corre de volta para dentro por segurança.

Lá dentro, Liza encontra Madison, Travis e o resto do grupo, que estão lutando para libertar Nick e Victor Strand atrás de portas trancadas. Usando seu cartão-chave, eles com sucesso escapam de zumbis. Fazendo o seu caminho através do edifício, Liza é atacada, mas é salvo por Ofelia. Liza é eventualmente perguntada por Daniel e Ofelia sobre o paradeiro de Griselda, e com o coração pesado, Liza diz-lhes de sua morte infeliz.

Voltando para a ala médica para a ajuda de Exner, Liza percebe que Exner matou todos os pacientes dentro da ala. Depois de Exner dizer-lhes uma saída, Liza pede a Exner para acompanhá-los. Com nenhuma resposta de Exner, Madison puxa Liza de volta; dizendo-lhe que Exner já fez sua escolha. Depois de Liza localizar o Alicia e Chris, eles são emboscados por Andrew Adams. Adams atira no braço de Ofelia, e quando Travis bate brutalmente no homem, Liza corre para ajudr Ofelia. O grupo foge para longe da instalação, e chega a casa bem protegida de Strand. Uma vez que a família percebe o seu seguro, Liza abraça Chris e diz a ele que o ama. Saindo da casa, ela é seguida por Madison. Liza revela uma marca de arranhão em seu quadril, e recorre ao suicídio. Quando Madison discorda, Liza entrega a ela a arma e Travis se depara com as duas e descobre sobre a infecção de Liza. Liza implora a Travis para matá-la, a fim de impedi-la de se virar e faz prometer para proteger seu filho. Quando ela se ajoelha para ser morta, um tiro é ouvido alto na casa de Strand. Quando Chris vai até a fonte, ele encontra seu corpo, e chora sobre o cadáver dela.

2ª TemporadaEditar

"Monster"Editar

Quando Los Angeles começou a ser bombardeada pelo exército para parar a epidemia, e a casa de Strand começar a ser invadida por infectados, o corpo de Liza foi levado por Chris e o resto do grupo para o iate Abigail, e todos fugiram da cidade em chamas. Chris permaneceu ao lado do corpo de Liza por um bom tempo, e mais tarde, em seu velório, Travis falou algumas coisas boitas referentes a ela. De repente, Chris bastante triste, e inconformado com sua morte, joga o corpo violentamente no mar para que ela enfim, descansasse em paz.


MorteEditar

Morto porEditar

Durante a passagem na cozinha do posto de comando dos militares, após salvar Nick e Strand, Liza é arranhada no quadril por um zumbi, e só veio perceber que estava ferida, depois de fugirem.

Liza, depois de revelar que foi arranhada, pede para Madison matá-la, mais a mulher se recusa até Travis surgir e descobrir o destino triste de Liza. Após prometer que iria cuidar de Chris, Travis atira na cabeça de Liza em uma ato de misericórdia.

Vítimas MortasEditar

Esta lista mostra as vítimas Liza matou:

ApariçõesEditar

Aparições na 1ª Temporada
"Pilot" "So Close, Yet So Far" "The Dog"
"Not Fade Away" "Cobalt" "The Good Man"
Aparições na 2ª Temporada
"Monster" "We All Fall Down" "Ouroboros"
"Blood In The Streets" "Captive" "Sicut Cervus"
"Shiva" "Grotesque" "Los Muertos"
"Do Not Disturb" "Pablo & Jessica" "Pillar of Salt"
"Date of Death" "Wrath" "North"

CuriosidadesEditar

  • A atriz que interpreta Liza (Elizabeth Rodríguez) foi anunciado como parte da lista de elenco em 30 de Abril de 2015.
  • Durante a fase inicial de produção, o nome do personagem foi Andrea Chapman.
Personagem
Vivo
Personagem
Morto
Personagem
Desaparecido
Personagem
Zumbificado
Personagens de Fear The Walking Dead
Família Clark MadisonNicholasAlicia
Família Manawa TravisChristopherElizabeth
Família Salazar DanielOfeliaGriselda
Paul R. Williams High School TobiasRussellMattArt
El Sereno MariaDouglasCynthiaPatrickHectorPeterJoannaSr. CruzGladysSusanKimberlyCalvinGloria
Polícia de LA FinleyRichardsGonzalesHenderson
Centro de Comando Militar StrandAndrewColeRichardsCastroBethanyMoyersMelvinShih
Flight 462 AlexJakeAlanMichaelTomIan
Família Geary GeorgeSethHarryMelissaWilla
Grupo de Connor JackVidaConnorBreannahBenReed
Valle de Guadalupe SofiaJuanJavierRamonJorgeCeliaThomasLuisGael
La Colonia LucianaOliveroViejaAlejandroReynaldoFranciscoAnaLauraAlonso
Los Hermanos MarcoAntonio
Grupo de Brandon BrandonDerekJames
Rosarito ElenaHectorIleneOscarAndrésJessicaCharles
Broke Jaw Ranch TroyJeremiahJackJosephJosephVernonGretchenMikeBlackTerranceGabeCoopJimmieRussellMarthaCharleneWillyTracy
Barragem Gonzalez LolaEfrainDanteJ.C.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.