FANDOM


Este artigo é sobre o personagem da série de TV. Para informações sobre seus homólogos, e personagens de mesmo nome, você pode procurar por Dale o personagem dos quadrinhos.

O mundo que conheciamos, as pessoas que conheciamos estão mortos. Esse novo mundo é feio, bruto a sobrevivencia do mais apto... é um mundo no qual não quero estar.
Dale para seu grupo.

Dale Horvath é um dos personagens principais da série de TV, The Walking Dead. Ele foi introduzido como um dos membros do acampamento de sobreviventes, no episódio "Days Gone Bye", funcionando como uma espécie de segundo líder do grupo após Shane. Ele muitas vezes era procurado por Rick Grimes atrás de conselhos, e servia como uma bússola ética para o grupo, dando opinião nas decisões difíceis que iriam tomar.

A prova disso, foi quando ele decidiu lutar contra seu grupo, para evitar a execução de Randall na fazenda Greene, mostrando que mesmo no fim do mundo, ainda existia de alguma forma, os direitos humanos. Quando o grupo decidiu manter Randall vivo, a conquista de seus apelos para deixar o garoto vivo não foi comemorada pelo velho, que acabou sendo morto por um zumbi em "Judge, Jury, Executioner".

DescriçãoEditar

Dale era um idoso de cabelos grisalhos, de barba espessa, [1], e de 64 anos de idade.[2] Ele sempre era visto usavando um chapéu de pescador e sua arma favorita era um rifle, que carregou sobre seu ombro cada vez que ele estava de guarda. Dale também foi um dos poucos sobreviventes que ainda manteve a noção do tempo, durante o apocalipse. [3]

Dale tentou ser a voz da razão dentro do grupo, e como uma pessoa altamente de moral, sempre ofereceu conselhos e tentou impedir que a humanidade de seus companheiros fosse perdida no apocalipse. [4] Ele tentou servir como uma "bússola moral" para o grupo, sendo forte e auto-confiante na defesa de seus ideais, não tendo medo de falar o que pensava.

Pré-ApocalipseEditar

Dale era casado com uma mulher chamada Irma, e ficou conjugado com ela por muitos anos. No início de seu casamento, eles tentaram ter um bebê, mas Irma acabou abortando sem querer, e isso os levou a não tentar novamente. [5]

Em algum momento depois, a esposa de Dale desenvolveu um câncer, e o homem o levou para vários médicos, mesmo ela já ter aceitado a doença e sua eventual morte, para o desânimo de seu marido.

Uma vez que ele se aposentou do seu trabalho, ele planejou levar sua esposa a viajar com ele em todo o país em um motorhome que ele comprou, mas ela morreu antes que pudessem viajar. Sua morte o trouxe uma grande depressão e ele se viu sem se preocupar com qualquer um ao seu redor. [6]

Pós-ApocalipseEditar

Quando o surto começou, em algum momento depois da morte de sua esposa, Dale viajava sozinho com seu trailer quando encontrou Andrea e Amy em perigo. O velho logo as salvou e os três, mais tarde, juntaram-se com o grupo de Shane Walsh e estabeleceram-se em uma pedreira nos arredores de Atlanta. Durante a sua estadia no lugar, ele permitiu que usassem sua RV como um tipo de "posto de comando" para o grupo.


1ª TemporadaEditar

"Days Gone Bye"

Quando Amy recebeu o sinal de um sobrevivente no rádio do acampamento, Dale não queria acreditar que existia, alguém no outro lado da linha, mas rapidamente mudou de idéia quando ele ouviu a voz de um homem tentando fazer contato. Dale insistiu para Shane tentar continuar a chamada, mas o sinal foi cortado por estar fraco. Quando Lori Grimes sugeriu ir colocar letreiros na estrada para alertar outros sobreviventes sobre os perigos da cidade, Dale concordou com ela, mas Shane recusou.

"Guts"

Mais tarde, enquanto estava de guarda no telhado de seu trailer, Dale concordou em vigiar Carl enquanto Lori decide ir aos bosques recolher cogumelos. Ele aconselhou a mulher não para demorar, e que critasse se estivesse em perigo. Horas depois, Dale recebeu o sinal de socorro de seu colega T-Dog e disse a seus outros colegas que eles deveriam ir buscá-lo, mas Shane sentiu que seria arriscado demais para ir em resgate.

"Tell It to the Frogs "

Dale foi o primeiro a notar o automóvel conduzido por seu amigo Glenn Rhee, se aproximando do acampamento. Quando os outros membros do grupo voltaram de Atlanta, Dale recebeu de braços abertos, um companheiro chamado Morales, e também Rick Grimes. No dia seguinte, Dale e os outros campistas encontrou um errante pelos bosques e com um machado decapitou a criatura em uma tentativa de eliminá-lo, mas quando Daryl Dixon surgiu, revelou que, se não destruir o cérebro o esforço matá um zumbi será inútil. Quando Rick estava pronto para voltar para a cidade e resgatar o irmão de Daryl, Merle, ele revelou precisar de algumas ferramentas e Dale concordou em emprestar em troca de algumas partes o carro de Glenn, pois precisava reparar o radiador do motorhome.

"Vatos"

Mais tarde, enquanto estava de guarda, Dale notou que Jim estava cavando buracos inexplicavelmente a distância e muito preocupado, levou Shane, Lori, Carol Peletier e outros campistas para tentar descobrir o que estava acontecendo. Dale testemunhou Jim querer bater em Shane, e ser abordado por este. Mais tarde, quando o grupo estava se preparando jantar de peixes em torno de uma fogueira, Dale encontra Andrea bisbilhotando as gavetas do motorhome em busca de papel de embrulho, pois o aniversário de Amy seria no dia seguinte, mais como não tinha nenhum, ele procurou algo para dá-la. Quando o acampamento foi atacado por caminhantes durante a noite, Dale ajudou a defender o lugar mas, infelizmente, Amy e muitos outros perderam a vida, e, em seguida, Jim recordou que esta foi a razão pela qual tinha cavado buracos.

"Wildfire"

Na manhã seguinte ao ataque, Dale tentou confortar Andrea pela morte de Amy e confessou que ambos foram as primeiras pessoas que ele começou a se preocupar desde que sua esposa morreu. Depois, ele participu de uma reunião com os outros campistas sobre a situação de Jim, que tinha sido mordido, omde foi decidido que eles não iriam matá-lo. Então, quando ele vai vigiar os bosques, a fim de vê se havia algum zumbi próximo, com Rick e Shane, ele testemunhou a maneira em que Shane, apontou sua arma, a fim de disparar em Rick na parte de trás. Embora ficou chocado, ele decidiu ficar em silêncio. Quando o grupo deixou o campo para ir para o CDC, Dale levou a caravana com seu veículo.

"TS-19"

Depois de entrar no CDC, Dale e outros conheceram o Dr. Jenner e fizeram exames de sangue necessários. Em seguida, se desfrutou das comodidades oferecidas pelo prédio como boa comida e água quente. No entanto, Dale encontrou Andrea severamente deprimida em seu quarto e tentou consolá-la, mas a mulher confessou que tudo tinha parado de fazer sentido para ela. Quando o Dr. Jenner revelou que todo o edifício ia explodir em poucos minutos e os sobreviventes tinham que correr para tentar salvar a si mesmo, Dale estava disposto a ficar no prédio com Andrea, quando ela se recusou a sair e escolheu para morrer na explosão. Porém, acabou forçando-a a fugir no último segundo, porque ela não estava disposta a arrastar Dale em seu ato suicida.

2ª TemporadaEditar

"What Lies Ahead"

Com o CDC destruído, e com Atlanta dominada por zumbis, o grupo escolheu deixar a cidade para ir à Fort Benning, mas ao longo do caminho ele e o grupo ficou preso em uma estrada cheia de veículos abandonados. Quando uma horda de zumbis apareceu, e Sophia se perder na floresta devido a horda, Dale ficou muito preocupado, e decidiu ficar no motorhome quando o grupo decide ir em busca da menina. Antes que Andrea pudesse ir, ele confiscou a arma dela, devido à sua anterior tentativa de suicídio e se recusou a devolver a arma, fazendo a mulher confessar que não era grata pelo que ele tinha feito. Ela também lhe disse, que ele não teve o direito de ter tirado a chance dela morrer como queria.

"Bloodletting"

Dale permaneceu com T-Dog na estrada, enquanto os outros procuraram Sophia na mata. T-Dog começou a arder em febre devido a uma ferida que tinha no braço, e o velho cuidou dele com preocupação. Quando o grupo voltou com a notícia de que Carl tinha sido baleado e foi internado em uma fazenda nas proximidades, Dale pediu a Glenn que levasse T-Dog para a fazenda, porque ele precisava ser atendido com rapidez.

"Save the Last One"

Dale decidiu ficar com Daryl, Carol e Andrea para passar a noite na estrada, caso Sophia voltasse e, enquanto eles esperavam, Dale refletiu sobre tudo o que Andrea tinha lhe dito sobre não ter respeitado a sua escolha. O homem finalmente decidiu dá a arma da mulher de volta, e pediu desculpas a ela pelo o que ele havia feito, o que Andrea prometeu tentar a perdoá-lo.

"Cherokee Rose"

Na manhã seguinte, Dale e os outros chegam à fazenda Greene e participam da homenagem em honra à Otis, que de acordo com Shane, tinha escolhido se sacrificar aos caminhantes a dar-lhe uma chance de escapar e salvar Carl. Quando eles levantaram um acampamento improvisado ao lado da fazenda, Dale e seus colegas tentou remover um caminhante que tinha caído em um poço, mas as coisas não vão de acordo com o plano, e o zumbi acabou contaminando todo o poço, para o desgosto de Dale e os outros.

"Chupacabra"

Graças à hospitalidade de Hershel o grupo foi capaz de continuar a busca por Sophia, a partir da fazenda e, por essa razão, quando Glenn revelou a Dale que tinha começado um caso com Maggie, ele não acha um boa idéia sobre a relação quando sentiu que podia colocar o grupo em risco no lugar. Quando Andrea, apesar das advertências de Dale, atirou em Daryl depois de confundi-lo com um walker, Dale tentou fazê-la se sentir melhor por dizer que todos em algum momento também queriam atirar em Daryl.

"Secrets"

Depois de Glenn confessar que Lori estava mantendo em segredo sua gravidez e Hershel ter caminhantes trancados em seu celeiro, Dale tentou encontrar uma solução para ambos os dilemas. No entanto, ele descobriu que Hershel acreditava que as criaturas - incluindo sua esposa e enteado - estavam doentes, e também não foi capaz de dissipar as dúvidas de Lori sobre trazer um bebê ao do mundo no apocalipse. Ele também confrontou Shane por exigir-lhe deixar o grupo, trazendo até a morte duvidosa de Otis e a tentativa de assassinato de Rick. Shane ameaçá-lo para manter a calma.

"Pretty Much Dead Already"

Quando Dale começar a notar a influência perigosa que Shane estava começando a exercer sobre os seus colegas, especialmente, Andrea, Dale decidiu esconder todas as armas do grupo no pântano, mas foi descoberto por Shane, que o obrigou a devolver. Dale insistiu em não dá, ameaçando atirar, mas ele desistiu em matá-lo para não se tornar um desumano. Dale voltou para a fazenda depois que o grupo, sob a direção de Shane, acabar com todos os caminhantes que foram confinados no celeiro, e viu Sophia sair do celeiro zumbificada, e ser morta por Rick.

"Nebraska"

Como os outros, Dale ficou bastante intrigado com a morte de Sophia, equuando Shane justificou o seu ato de dizer que só fez o que era necessário para ser feito e acusou Dale de não contribuir em nada no bem-estar do grupo, Dale tornou-se mais convencido de que o homem era uma séria ameaça para todos, então ele foi revelar suas suspeitas sobre Shane à Lori, dele ter sacrificado Otis para salvar Carl. Embora a mulher inicialmente recusou-se a acreditar, Dale confessou sobre a ameaça que tinha recebido e disse que iria ser apenas uma questão de tempo antes Shane novamente matar alguém.

"Triggerfinger"

Mais tarde, Dale e Andrea ficam com Lori, quando ela falou com Carl sobre o bebê que ela estava esperando. Quando o grupo começou a organizar-se para ir em busca de Rick e Hershel, Dale tentou dizer a Andrea que Shane era perigoso, mas ela preferiu não ouvir suas palavras. Felizmente, Rick e os outros voltam e trazem a um rapaz ferido, que tinham os atacado enquanto eles estavam fora.

"Judge, Jury, Executioner"

Quando Daryl confirmou que de o grupo de Randall era perigoso, Rick decidiu que eles deveriam matar o rapaz para a segurança. Dale se opôs veementemente à ideia de tirar a vida de outro ser humano e, então, pediu um tempo a Rick para tentar convencer os outros a mudar de ideia. Apesar de fazer todos os esforços para argumentar com os membros mais influentes do grupo - incluindo Shane - Dale não teve sucesso em seu propósito de modo durante a votação final, e deu um discurso sobre poupar a vida de Randall, mas apenas Andrea ficou ao seu lado. Dale ficou desapontado quando todos concordaram em executar Randall e expressou desagrado dizendo que o grupo foi "quebrado".

Dale se afastou de seus companheiros e irritante patrulhou ao redor da fazenda, foi atacado por andador. Enquanto outros chegaram a sua ajuda, eles encontraram Dale em grande dor e mortalmente ferido, por isso, Daryl não teve outra escolha, e atirou na cabeça do velho por misericórdia.

"Better Angels"

O grupo enterraram Dale ao amanhecer e durante o funeral, Rick honrou sua memória prometendo que, faria todo o possível para manter a humanidade do grupo.

MorteEditar

Dale ao caminhar com raiva sobre a decisão de Rick matar Randall, encontra uma vaga estriada, e ao investigar o local ele é atacado por um zumbi que o estripa. Quando os sobreviventes o encontram sofrendo de dor, Rick tenta matá-lo como um ato de misericórdia, mas não consegue, então Daryl pega a arma de Rick, pede desculpas pelo que vai fazer com o velho, e atira na cabeça de Dale.

Pouco antes de Daryl dar o tiro, Dale levanta a cabeça para a arma dele, o que demonstra que Dale aprovou a ação de Daryl.

Vítimas MortasEditar

Esta lista mostra o nimero de vítimas que Dale matou:

  • Inúmeros Zumbis.

ApariçõesEditar

Aparições na 1ª Temporada
"Days Gone Bye" "Guts" "Tell It to the Frogs"
"Vatos" "Wildfire" "TS-19"
Aparições na 2ª Temporada
"What Lies Ahead" "Bloodletting" "Save the Last One"
"Cherokee Rose" "Chupacabra" "Secrets"
"Pretty Much Dead Already" "Nebraska" "Triggerfinger"
"18 Miles Out" "Judge, Jury, Executioner" "Better Angels"
"Beside the Dying Fire"

CuriosidadesEditar

  • O ator que interpreta Dale (Jeffrey DeMunn) foi anunciado como parte do elenco em 17 de abril de 2010. [7]
  • Devido ter tinha aparecido em quase todos os filmes de Frank Darabont, DeMunn foi selecionado como um membro do elenco. [8]
  • A Dale foi o primeiro personagem principal a morrer.
    • A morte de Dale durante a segunda temporada, foi devido à Jeffrey DeMunn ter decidido a desistir do programa. No entanto, mais tarde, o ator mudou de idéia, mas já era tarde demais, pois a morte de seu personagem foi orçado e ele não tinha como voltar atrás. [9]
  • Nos quadrinhos, Dale tinha uma relação amorosa com Andrea.
    • Nos quadrinhos, Dale é a única pessoa a sobreviver a uma mordida de zumbi, através da amputação de sua perna. Na série de TV, como Dale já morrera, quem é mordido por um zumbi e acaba tendo a perna amputada é Hershel Greene.

ReferênciasEditar

  1. Características do ator Jeffrey DeMunn.
  2. Segundo Dale, ele revelou ter 64 anos à T-Dog, em "Bloodletting".
  3. Dale continuou a manter seu relógio de pulso funcionando, e isso é visto em "Vatos".
  4. Dale discutiu bravamente a humanidade de seus amigos, em " Judge, Jury, Executioner"
  5. Os planos de ter filhos, foi digo por Dale em "Secrets".
  6. Dale revelou sobre sua depressão, em "Wildfire".
  7. Fonte tirada de Dreadcentral.com.
  8. Fonte tirada de AMC.com.
  9. Fonte tirada de TV Line.com.
Dale Horvath2
Personagens Principais de LogoAMCTWD

Rick GrimesCarl GrimesLori GrimesShane WalshGlenn RheeAndreaDale HovarthCarol PeletierDaryl DixonMerle DixonHershel GreeneBeth GreeneMaggie GreeneMichonneO GovernadorTyreese WilliamsSasha WilliamsBob StookeyAbraham FordRosita EspinosaEugene PorterTara ChamblerGabriel StokesMorgan JonesDeanna MonroeSpencer MonroeJessie AndersonAaronEnidPaul "Jesus" RoviaGregoryEzekielNeganSimonDwightJadis
Personagem
Vivo
Personagem
Morto
Personagem
Desaparecido
Personagem
Zumbificado
Personagens da Série de TV
Família Grimes RickCarlJudithLori
Departamento de Polícia de King County LambertShaneLeon
Família Jones MorganDuaneJenny
Acampamento de Atlanta DarylCarolMoralesMirandaElizaLouisGlennAndreaMerleT-DogDaleSophiaJacquiAmyEdJim
Casa de Repouso em Atlanta GuillermoFelipeMiguelAbuelaSr. GilbertJorge
Centro de Controle de Doenças EdwinCandace
Fazenda Greene MaggieBethHershelPatriciaJimmyOtisAnnetteShawnJosephine
Grupo de Dave e Tony NateRandallSeanDaveTony
Grupo de Michonne MichonneAndreMikeTerry
A Prisão AxelOscarAndrew TomasBig Tiny
Woodbury PhilipMartinezShumpertKarenMiltonSr. JacobsonGregJodyOwenErynEricBettySra. McLeodDra. StevensRowanEileenNoahPaulSra. FosterRichardHaleyPennyWarrenMichaelGargulioTimCrowley
Sobreviventes Militares SeanFranklinBradWilsonWelles
Recem-Chegados à Prisão SashaTyreeseBob Lizzie MikaMollyLukeJeanetteJulioHenryChloeNorisCharlie Dr. CalebDavidPatrick RyanZachAllenBenDonna
Família Chambler TaraLillyMeghanDavid
Grupo de Martinez DolgenAlishaRossPete
Família Ford AbrahamEllenBeccaA.J.
Sobreviventes Pós-Prisão EugeneRositaPe. Gabriel
Reivindicadores JoeHarleyDan TonyBillyLouLen
Terminus

GarethMartin TheresaGreg AlbertMikeMary Alex

Hospital Memorial Grady StevenAmandaBelloTanakaFrancoMcGinleyAlvaradoLicariPercyNoahDawnO'DonnellLamsonGormanJoanGavinHanson
Zona Segura de Alexandria AaronEricEnidNatalieBobFrancineTobinBruceKentBarbaraAnnaHeathMikeyOliviaSpencerDeniseDeannaRonJessieSamBetsyNicholasDavidAnnieSturgessBarnesHollyErinShellyCarterPeteRegAiden
Os Lobos OwenAphid
Colônia Hilltop PaulGregoryHarlanFreddieKalEduardoBertieAndyCrystalCraigWesleyEthan
Os Salvadores NeganDwightSimonMarkAmberGavinJaredLauraAratTanyaFrankieSherryWadeCamRoyDavidEmmettIsabelleJosephChrisGeorgeRomanJiroMilesNeilPrimoPaulaMichelleMollyDonnieBudTinaGordon
O Reino EzekielDianneJerryDanielColtonAlvaroHenryKevinShivaRichardBenjamin
Oceanside CyndieRachelNataniaBeatriceKathy
Os Catadores JadisTamielBrionFarronWinslow
Outros Sobreviventes PaulaSamAnaChristopherEastman
Zumbis LouiseDougSummerHannahWayneErinNickTonyBillSr. Joe

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.